Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do secretário da Segurança Pública e Cidadania de Lajeado-RS, Gerson Teixeira

Gerrson Lopes Teixeira
31 de março de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do secretário da Segurança Pública e Cidadania de Lajeado-RS, Gerson Teixeira... Falou sobre o sistema de monitoramento através de câmeras de vigilância que tem contribuído para diminuição da criminalidade em diversas áreas do município de Lajeado. O projeto foi amplamente discutido com lideranças da sociedade além da Polícia Civil e Brigada Militar. O sistema é monitorado pela BM.
Destacou a importância do Conselho Municipal de Segurança Pública de Lajeado e do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública.
Segundo Gerson Lopes Teixeira está sendo desenvolvido um estudo para implantação da Guarda Municipal em Lajeado..

Secretário Gerson Lopes Teixeira e Igor Roberto Biberg

Secretário Gerson Lopes Teixeira e Airton Engster dos Santos

Câmara de Vereadores de Estrela-RS disponibiliza canal 0800

 
Câmara disponibiliza canal 0800

A partir de agora o cidadão pode contatar o Poder Legislativo para encaminhar sugestões, reclamações, denúncias e esclarecer dúvidas sobre o trabalho dos vereadores de forma gratuita, através do telefone 0800 643 1160.

O presidente da Câmara, vereador Ernani Luis de Castro (PMDB) revela que esta nova ferramenta busca estreitar ainda mais os laços com a comunidade. "A disponibilização deste canal é mais um passo em nossa caminhada constante de aprimorar o serviço público com qualidade e transparência" afirma.

Os munícipes serão atendidos neste canal durante o horário de atendimento do Legislativo (de segundas à quintas-feiras das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e nas sextas-feiras em turno único das 8h às 14h). E ainda podem acessar o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) no site www.camaraestrela-rs.com.br ou através do email contabilidade@camaraestrela-rs.com.br.

Equipe de Obras intensifica trabalhos em Estrela-RS


Equipe de Obras intensifica trabalhos em Estrela

Equipes da Secretaria de Obras Públicas de Estrela estão executando melhorias em diversos pontos da cidade. Junto à Praça Professor Henrique Roolaart, no Centro, foi feito o conserto das calçadas, a fim de proporcionar mais segurança aos pedestres e evitar acidentes. No início desta semana a secretaria trabalhou também junto à Brasilata, na Avenida Rio Branco. Foi feito o alargamento do acesso à empresa para facilitar a saída de caminhões.

Conforme o secretário Jorge Both, é uma ação em parceria entre o Governo de Estrela e a empresa. A obra foi executada, segundo ele, porque os caminhões, ao saírem do pátio, encontravam dificuldades para acessar a avenida, muitas vezes atingindo o canteiro central.

Além disso, teve início na última sexta-feira a capina mecânica nos bairros. O primeiro a ser atendido foi o Alto da Bronze. Depois deste a equipe responsável pelo trabalho, contratada pelo município, será deslocada para o Bairro Cristo Rei.

Texto: Paulo Schneider

COLUNA DO LUCA – 30.03.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 30.03.15
Luiz Carlos Freitag 

A União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela do Ano realizou na noite desta quinta-feira sua primeira assembléia deste ano, na sede da Corsan junto ao Parque Princesa do Vale. Foi informado que mudou a eleição para o Conselho Tutelar, agora a duração dos eleitos é de quatro anos e a eleição acontece dia quatro de outubro, na Câmara de Vereadores. Também a Uame está terminando as alterações de seus estatutos, para deixar tudo em dia. A próxima assembléia acontece dia nove de abril, na Sede da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora, as 19h e 30min.

Quando o Secretário da Saúde de Estrela Elmar Schneider era Deputado Estadual, conheceu integrantes da empresa XCMG Brasil Indústria Ltda, de Pouso Alegre-MG através de Angélico Dornelles da Rocha da Univates. Inclusive naquela época Elmar Schnieder, junto com o então Governador Germano Rigotto foram até a China visitar a empresa, que colocou a filial em Minas Gerais, para produzir máquinas, patrolas, carregadeiras e outros equipamentos. Esta amizade trouxe agora a Estrela o presidente da XCMG Brasil, o chinês Li Qianjin e uma comitiva que visitaram o Prefeito Rafael Mallmann. Eles o convidaram para conhecer a filial de Minas Gerais e também a matriz na China. O motivo da visita dos chineses a Estrela foi para fazer sondagens pois o Rio Grande do Sul é o Estado que mais necessita de asfalto no País. Ficou no ar um convite para que a empresa venha a instalar uma filial aqui no Rio Grande do Sul, sendo que o próximo passo será o Prefeito Rafael Mallmann visitar a filial de Minas Gerais depois a matriz na China.

A partir de agora a comunidade de Linha Wink também passa a receber o atendimento da Unidade Móvel da Saúde da Secretaria da Saúde de Estrela.

Ela virá todas as 4ª quarta-feiras do mês, a partir das 8h da manhã, para atendimento de médico, odontólogo e enfermagem. São disponibilizadas 16 fichas por visita da Unidade Móvel da Saúde e a marcação pode ser feita diariamente pelo telefone 9647 9140. A comunidade de Linha Wink esá agora mais tranqüila, com atendimento da saúde também no local.

O Prefeito Rafael Mallmann foi agraciado com o TROFÉU JK, destinado aos 30 melhores Prefeitos do País. A Reunião Nacional de Prefeitos, para a entrega do prêmio é dia 26 de abril, em Foz do Iguaçu. Os critérios para a escolha, foram: Desenvolvimento econômico e sustentável do município; Índice do IDH; Projetos econômicos e educacionais; Saúde; Urbanismo; Transparência nas ações e Bom uso da verba pública e recursos federais aplicados no município.

Agora Estrela conta de novo com a escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar. Na 1ª etapa foram investidos no local R$ 120 mil e agora será a vez da 2ª etapa, para recuperar espaço para convivência, para crianças brincarem. No próximo ano inicia a 3ª etapa na recuperação até o belvedere. Uma permuta da Prefeitura com o empresário Nilto Scapin de uma área verde com o prédio ao lado da escadaria, onde a Prefeitura irá construir um restaurante que será polo de Turismo. Segundo Rafael Mallmann, os turistas virão a Estrela, serão conduzidos até a escadaria, descerão até o Rio Taquari onde serão levados por um barco até o Porto de Estrela. “Daí pegarão o trem até Guaporé, no roteiro que será o mais famoso do Brasil”, afirmou.

FRASE DA SEMANA: “Tá iniciando a Festa de Maio em Estrela, dia 10 de abril acontece o lançamento do 50º Festival do Chucrute no Salão da OASE, as 20h.” (Harry Rückert, integrante dos Grupos) 

Lajeado – A Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2015


Lançamento da 7ª edição ocorre em 15 de maio

A feira, tendo como slogan “Cidades Criativas”, acontece de 22 a 27 de setembro, no Parque do Imigrante. A organização do evento vem sendo alvo de intensa mobilização por parte da comissão organizadora.

Lajeado – A Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2015 – chega a sua sétima edição, tendo como slogan “Cidades Criativas”. O lançamento acontece em 15 de maio, às 19h30min, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

A partir de seu formato dinâmico e moderno, a feira vem incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva dos setores envolvidos. Como geradora de oportunidades, a Construmóbil caracteriza-se como fomentadora de negócios, auxiliando na diversificação e potencialização da economia regional.

A feira ocorre de 22 a 27 de setembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. Há mais de ano, a comissão organizadora está trabalhando e realizando reuniões para que o evento encerre com bons resultados para os expositores. A comissão, presidida pelo empresário Clécio Vargas, tem visitado outras feiras pelo estado em busca de experiências e novidades que possam ser adaptadas à Construmóbil 2015.

Comercialização

Mais de 40% dos espaços comercializados já estão fechados. Serão usados os pavilhões 1, 2, 3 e 4; os saguões 1 e 2 e a parte externa do parque. O pavilhão 3 abrigará a Mostra Arquitetura e Design, que terá seu espaço ampliado nesta edição. O pavilhão 4 vai contar novamente com café e música ao vivo, além de outras atrações. Os pavilhões 2 e 3 são os mais adiantados em termos de vendas. Os interessados em garantir seu espaço devem entrar em contato com a Acil pelo telefone 3011-6900 ou Elaine Warken, pelo 9661-8790.

Melhorias do Parque 

A realização de pesquisas com expositores e visitantes é característica em cada evento, visando o levantamento de melhorias que podem ser feitas no Parque do Imigrante. No ano de 2014, antes da Expovale, o telhado dos pavilhões 2 e 3 foram trocados, sendo também construído novo banheiro no pavilhão 3. O contato da comissão organizadora com a prefeitura é constante para a realização de outras melhorias necessárias, buscando a otimização do ambiente e o conforto de todos os frequentadores

Edição anterior 

Em 2013, a Construmóbil registrou público de 27 mil visitantes. A feira fechou R$ 23 milhões em negócios realizados por mais de 300 arquitetos, decoradores, construtores e empresas de fornecimento de material e equipamentos que ocuparam 207 estantes espalhados pelos cinco mil metros quadrados do Parque do Imigrante. O evento é realização da Acil e prefeitura de Lajeado.

Legenda: Comissão organizadora trabalha intensamente nos preparativos do evento
Logomarca da Construmóbil 2015
Crédito: Priscila Rodrigues

Apenas tribuna dos vereadores em Estrela-RS


Com pauta de votações em branco, apenas tribuna dos vereadores ocorreu nesta segunda-feira (30).

Sessão

Para a sessão ordinária desta segunda-feira (30/03), não constava nenhum projeto na Ordem do Dia.

Expediente recebido
Nesta semana nenhum projeto deu entrada no expediente.

Próxima sessão
A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (06/04/2015), no plenário Bento Rodrigues da Rosa. As sessões são abertas à comunidade.

13º Aniversário do Roteiro Turístico Delícias da Colônia

13º Aniversário do Roteiro Turístico Delícias da Colônia
Agradecemos convite...
Airton Engster dos Santos

skate impulsiona esporte no 2° Downhill Estrela CripRiders


Turma do skate impulsiona esporte no 2° Downhill Estrela CripRiders
Domingo de emoção, tombos e atrações em Estrela no 2° Downhill Estrela CripRiders. Cinquenta atletas participaram da descida da rua Amazonas. Velocidades atingiram 80 quilômetros por hora

Os blocos de feno ao lado da pista deram a segurança necessária para que nenhum atleta se machucasse acima do normal, assim como os macacões especiais e o capacete de segurança. Na ladeira da Rua Amazonas em Estrela, o que perdurou não foi o medo de incidentes, foi adrenalina pura tanto de skatistas quanto das cerca de 2,5 mil pessoas que estiveram assistindo ao espetáculo de manobras radicais em cima de uma prancha com rodinhas: o 2° Downhill Estrela Cripriders deu impulso ao esporte na cidade. Cinquenta atletas da região, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais vieram mostrar suas habilidades e tentar levar as medalhas de campeões. Houve muitos tombos e quedas porque o circuito era íngreme e chegou a ultrapassar 80 quilômetros/hora. “É um esporte que mexe com a adrenalina de todos, teve pegas emocionantes”, salienta o secretário de Esporte e Lazer (Smel), Júlio Saldanha.
Prova desafiadora por causa do percurso, o downhill envolveu a lomba da Rua Amazonas e as ruas Paraná e Balduíno Pedro Vier. 

Atrações
Entre os skatistas, os holofotes miraram para os atletas Douglas Silva, o Dalua, rei do Downhill, tornou-se o primeiro brasileiro a se profissionalizar na modalidade, em 1999. Tem até um filme falando sobre sua trajetória. Em Estrela, no entanto, ele não conseguiu se posicionar entre os que ficaram em primeiro lugar. Outro destaque: Melissa Brogni, uma fera sobre quatro rodinhas, esta sim foi para o topo. 
A Smel preparou o campeonato em conjunto com a Loja Criptonita e devido ao sucesso do evento a modalidade entrará agora no calendário de eventos da Secretaria. “Teve total aprovação do público e dos atletas”, enfatiza Saldanha.

Os principais campeões
Amador (mais de 18 anos): Bernardo Brambilla, de Gravataí
Amador (até 17 anos): Miguel Vinicius Moreira, Novo Hamburgo
Iniciante (menos de 14 anos): Gustavo Agnes Rodrigues, Santo Ângelo
Feminino: Melissa Brogni, Novo Hamburgo

Texto: Andreia Rabaiolli

Prefeitura de Estrela-RS promove duas feiras do peixe esta semana


Prefeitura promove duas feiras do peixe esta semana

A Feira do Peixe Vivo de Estrela, organizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, terá duas edições nesta semana. Na quarta-feira, 1° de abril, será na Praça Henrique Roolaart, durante todo o dia. Na quinta, dia 2, haverá venda de peixes em dois locais: na Praça Henrique Roolaart e no Bairro das Indústrias, na Rua Max Erichsen, também durante todo o dia. 

Nestas duas oportunidades serão oferecidas cerca de 8 toneladas de carpa, das espécies capim, húngara, cabeça grande e prateada. Os consumidores podem optar em levar as carpas evisceradas e limpas. A Secretaria da Agricultura informa que, se houver sobra na feira do dia 2, haverá venda de peixe congelado na Feira do Produtor que vai ocorrer na Sexta-Feira Santa, na Praça Henrique Roolaart.

No último sábado a Feira do Peixe Vivo comercializou cerca de 1,2 mil quilos de carpa. A venda começou às 7h da manhã e se estendeu até a tarde.

Texto e foto: Paulo R. Schneider

Estrela-RS - Entrega do Troféu Multimulher


Estrela homenageia personalidades femininas

Entrega do Troféu Multimulher ocorreu na sexta-feira, 27, durante jantar festivo realizado no Estrela Palace Hotel

A cerimônia de entrega do Troféu Multimulher, que ocorreu durante jantar festivo na sexta-feira (27), foi marcada pela emoção, homenagens e reconhecimento. Ao lado de amigos, familiares e autoridades, dez cidadãs receberam a distinção como forma de reconhecimento por sua contribuição para o desenvolvimento do município de Estrela, quer seja no aspecto social ou econômico.

“É um orgulho fazer parte deste momento, em que Estrela mostra sua união. Sozinhos não conseguimos fazer nada, mas com o apoio de todos vamos elevar cada vez mais o nome da nossa cidade“, afirmou o prefeito Rafael Mallmann em sua manifestação, na qual agradeceu a cada uma das homenageadas por sua contribuição na construção da história do município. Também pronunciaram-se a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Anelise Hausmann; o presidente da Câmara, vereador Ernani de Castro, o deputado estadual Catarina Paladini e o deputado federal Alceu Moreira.

Segundo a primeira-dama Carine Schwingel, o troféu simboliza o valor da mulher. As dez eleitas – indicadas por uma comissão formada pelas entidades promotoras do evento - têm a missão de levar adiante a eficiência da garra feminina, que avança nas diferentes esferas. "A prefeitura não participa da escolha, ela apenas tem o poder de indicação", salienta Carine. Em nome das homenageadas a delegada Márcia Scherer agradeceu a distinção recebida. “Vamos, cada vez mais, ser protagonistas por uma sociedade melhor de se viver”, destacou.

Amigo da Vida

Na mesma noite ocorreu a entrega dos certificados “Amigo da Vida” a 11 empresas que aderiram ao Pacto pela Vida, no ano passado. Elas se comprometeram a incentivar mulheres a fazer exames de prevenção do câncer de mama e do colo de útero. São empresários que se solidarizaram com a causa do Outubro Rosa e disseminaram dentro de suas corporações a cultura da prevenção.

Houve ainda um leilão beneficente, promovido pela Faculdade La Salle. A instituição reuniu brindes em cada um dos cursos, que foram arrematados pelos presentes e cuja renda será revertida à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Já a renda do Troféu Multimulher vai beneficiar a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela.

A entrega do troféu, este ano em sua segunda edição, encerra a programação do Multimulher, realizada durante todo o mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A promoção é da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Oase, Emater/RS-Ascar, Associação de Mulheres Estrelenses e Governo de Estrela, como apoio do Lions Clube e Faculdade La Salle.

Saiba mais:
As homenageadas
- Empreendedora: Seli Feine
- Nossa História: Maria Cecília Dresch
- Voluntariado: Ilse Franz
- Liderança Comunitária: Gessi Dall Orsoletta
- Funcionária Pública: delegada Márcia Scherer
- Educação: Dorli Maria Schneider
- Batalhadora: Célia de Freitas da Silva (dona Célia)
- Liderança Social: Ilse Wagner
- Cultura: Voni Loposzinski
- Agricultora: Marli Kuhn

Amigo da Via

Onze empresas receberam certificados por incentivar as funcionárias a fazerem exames de prevenção do câncer: Faculdade La Salle, Prefeitura de Estrela, Iccila, Conpasul, Casa Americana, Plastrela, Morelli Materiais de Construção, Estrela Palace Hotel, Vovolândia São Pedro, Conforflex e Transportadora Trânsito.

Texto e fotos: Paulo Schneider

Piquenique de Páscoa no Parque - Parque Princesa do Vale em Estrela-RS

31 de março de 2015

Parque Princesa do Vale, em Estrela, o “Piquenique de Páscoa no Parque”. A programação iniciou às 07h30min e na parte da tarde das 13h30min até às 17h30min. Entre as atrações, brinquedos infláveis, diversão, atividades esportivas e de lazer. Promoção: SMED, Sedesth e Smel...
Fotos - Airton Engster dos Santos

















André Sauter, Vereador Ernani de Castro e Airton Engster dos Santos em reunião na Câmara de Vereadores de Estrela-RS

André Sauter, Vereador Ernani de Castro e Airton Engster dos Santos
30 de março de 2015
Câmara de Vereadores de Estrela-RS 

Rádio Studio FM 98.3 - Reunião com o Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela-RS Ernani de Castro... Na pauta o papel da rádio comunitária no Brasil...
Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora sonora em FM, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a comunidades. Trata-se de uma estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

Secretário Henrique Lagemann Governo de Estrela entregou o Poupa Tempo

Secretário Henrique Lagemann
30 de março de 2015

Secretário Henrique Lagemann e Igor Roberto Biberg

Secretário Henrique Lagemann e Airton Engster dos Santos

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do secretário da Seadrh de Estrela Henrique Lagemann. Falou sobre o Plano do IPE - Os servidores municipais conveniados devem comparecer no dia 31 de março, às 15h e 30min na Câmara de Vereadores para tratar do reajuste da mensalidade que está sendo imposto pelo Instituto.

Outro assunto tratado foi: Governo de Estrela entregou um espaço que privilegia público interno e externo. Estrategicamente ao lado da Prefeitura, Poupa Tempo facilita o acesso a carteira de identidade e telefonia rural

Estrela realizou nesta quinta-feira (26), a inauguração do Poupa Tempo. O local centraliza confecção de carteiras de identidade, atendimento de telefonia rural e Fundo de Previdência para servidores da prefeitura. É um serviço três em um que tem como objetivo tornar mais fácil a vida do cidadão estrelense, tanto do público externo quanto do interno. "Nós estamos atendendo uma demanda da confecção das carteiras de identidade. Há mais de dois anos Estrela não possuía o serviço e pelo menos cem estrelenses se deslocavam mensalmente até Lajeado para fazer o documento. Agora, vamos manter o cidadão no município", salienta o secretário da Administração e Recursos Humanos, Henrique Lagemann.

Estrategicamente posicionado perto da Prefeitura e do Sine (Rua 13 de Maio, 294), a concepção do Poupa Tempo é maximizar e humanizar os serviços. Os dois mil agricultores que usam a telefonia rural vão ter um lugar mais apropriado para serem atendidos, já que o prédio também abriga a atividade, que antes estava no prédio da Secretaria da Agricultura.

O Poupa Tempo também é um espaço para o público interno, isto é, de atendimento para o funcionário público municipal.

Falou também do Acidente de Trabalho Zero, Prevenção 10. A campanha adota uma estratégia de motivação para zerar os índices. "Se ficarmos um mês sem acidentes, a Secretaria da Administração e Recursos Humanos sorteará um prêmio surpresa. No segundo mês, o prêmio será maior e assim sucessivamente", explica Lagemann. O acidente tanto pode ocorrer pelo ato inseguro ou pela condição insegura. "Queremos trilhar caminhos para que os servidores não passem por sofrimentos.