Governo de Estrela inaugura Escadaria dia 21 de março DE 2015
Historiadores e convidados da área do turísmo devem estar no ato que simboliza o resgate de uma obra que foi a porta de entrada para o município na época dos vapores e permaneceu 50 anos em funcionamento
O lançamento de inauguração da Escadaria de Estrela será 21 de março, sábado, às 10h, no próprio local. A Escadaria está localizada na rua do prédio da antiga Polar. Autoridades, historiadores, pessoas que moravam na época nas barrancas do Rio Taquari estão convidadas, assim como aquelas ligadas à história regional e ao turismo. Werner Schinke, que tem uma residência-museu em Estrela, deverá falar em nome dos cidadãos exaltando a história do município. “Com a presença dos barranqueiros, a expectativa é juntar muitas pessoas”, projeta a turismóloga da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela, Ângela de Castro. A inauguração será mais do que um simples ato. Deve relembrar um fato histórico, afinal, a obra foi importante para o município durante meio século.
Inaugurada em 1924, a Escadaria tinha como objetivo dar acesso aos vapores. Por ela pessoas e mercadorias desciam e eram transportadas para Porto Alegre ou municípios das cercanias. A obra fez Estrela proliferar na economia. Por isso hoje o município faz esforços para que ela não seja esquecida. Desativada em 1974, só restou o saudosismo daqueles que viveram na época.
O projeto de revitalização encabeçado pelo Governo de Estrela começou no segundo semestre de 2014. Ângela explica porque não é um restauro: “A Escadaria foi feita o mais proximamente possível em memória daquela época e não necessariamente restaurada. O projeto tem elementos modernos, não é original”, explica Ângela.
O secretário de Cultura e Turismo Rudimar Hagemann comenta da importância da escadaria para os barranqueiros. “Percebemos o quanto ela representa e os inspira.” A obra é um elemento de valor as pessoas de mais idade. Diz que quando a Escadaria foi construída pela década de 1920, Estrela começou a crescer. “Foi por onde se escoava a produção.”
No dia da inauguração, os convidados vão prestigiar o painel de uma casa antiga pintado pelo artista Sergio Werle, retratada na parede na lateral da escadaria. A imagem causa impacto visual e segundo o secretário, expressa o estilo da casa da época em que se fazia comércio. “A Banda de Estrela estará represente recepcionando os convidados.”
História
A historiadora da Secultur, Letícia de Oliveira explica que a Escadaria foi a porta de entrada no município. O vapor era o transporte da época. Pessoas e mercadorias iam e vinham pelas escadarias as quais acessavam os barcos. Em Estrela, a Escadaria era tradicional e o movimento era intenso. “Havia o comércio na Rua da Praia onde hoje é a Rua Arnaldo J. Diel. Tinha padaria, moradias. O grupo dos barranqueiros recorda bem a época.”
Letícia acredita que o resgate da Escadaria é uma maneira de olhar para o passado e perceber o valor desta ação. “Vivemos em um mundo globalizado em que o importante é construir um arranha-céu e destituir de identidade a casa antiga. As pessoas não conhecem mais sua própria história.” O resgate é a volta no tempo para confirmar que o passado não perde seu valor. “Agora podemos dar uma importância diferente a essa Escadaria. Vê-la com olhar de carinho e memória.” Sua esperança como historiadora é de que o moderno e o antigo possam conviver em paz.
Projeto
Esta é a primeira etapa de revitalização da Escadaria. Foram investidos perto de R$ 100 mil reais. A escada estava aterrada, então foi feito a escavação para deixá-la no nível original. Colocados os muros laterais, os balaústres e devem ainda ser transferidas as duas estátuas que representam a indústria e o comércio do município.
Segundo a Central de Projetos de Estrela, a revitalização total projeta um investimento de R$ 400 mil: prevê sanitários, café, uma pequena área verde e de lazer.
Exposição
A ONG Aepan de Estrela promove no saguão da Prefeitura a exposição “Escadaria do Rio Taquari – A Porta de Estrela-RS”. A mostra faz um resgate histórico do local através de fotografias, desde antes da inauguração em 1924, passando pelos 50 Anos de existência da Escadaria antiga até 1974; o processo do fechamento para utilização da área em favor da cervejaria até 2006; e revitalização a partir de 2014.
A iniciativa tem por objetivo resgatar aspectos fundamentais da história de Estrela. O momento escolhido pela Aepan é considerado sugestivo em virtude da Escadaria ser totalmente revitalizada e do restabelecimento da população com seu Rio. A Escadaria já está aberta ao público mesmo antes da inauguração.
Texto: Andreia Rabaiolli
Foto: Jéssica Taís Scheeren
ESCADARIA JESSICA
Escadaria: 41 anos depois de desativada, volta a ser destaque
ESCADARIA ANTIGA (arquivo)
Antiga escadaria era porta de entrada da cidade
EXPOSIÇÃO ESCADARIA
Exposição: fotos e textos dão detalhes da obra que foi importante ao município
-----------------------
Atenciosamente
Bruna Nunes Braun
Um comentário:
Parabéns Aírton! Estava estudando com as crianças e precisava de informações sobre Estrela. encontrei no teu blog tudo que precisava.
Postar um comentário