Prefeitura de Estrela-RS - Secretário Henrique Lagemann realiza reunião com Vigias


Secretário Henrique Lagemann realiza reunião com Vigias 

Tendo por local a sede da AMVAT, o Secretário da Administração Henrique Lagemann promoveu uma reunião com os vigias do quadro de servidores municipais de Estrela

A pauta foi variada, sobre a utilização de fardamento, câmaras de vigilância, relógio ponto, rádio HD entre outros. 

O Secretário falou a respeito das conquistas dos vigias nos últimos meses, como o adicional de periculosidade e pagamento de adicional sobre as horas realizadas em feriados. O processo de valorização para quem veste a camisa deve continuar disse Henrique. 

Já o Coordenador do Centro Integrado de Vigilância Patrimonial Zalmiro Gay afirmou que as relações no ambiente de trabalho, em geral são boas, e o trabalho de monitoramento do patrimônio público tem atingido os objetivos. Não tem se observado depredações ou danos. 

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos



Exposição da Aeapn-ONG - 50 Anos do Golpe Militar no Brasil recebe visita de estudantes


No dia 31 de março, quando se completou 50 anos do golpe militar, a Câmara de Vereadores de Estrela recebeu grande presença de alunos que visitaram a mostra promovida pelo Memorial da Aepan-ONG – 50 Anos da Revolução de 1964 – A Conquista do Estado. 

Assistiram a um documentário de 30 minutos sobre o tema e partir daí, os estudantes foram levados ao mezanino onde 17 painéis divididos em cinco eixos tratam do contexto político brasileiro, da ditadura militar no Brasil, das vítimas, do movimento pela redemocratização, da transição política e das políticas de memória.

Para a professora de história Rejane, da Escola de Ensino Médio Estrela, a visita na exposição é válida para entender a influência do passado recente na vida política do país atualmente. Na opinião dela, a juventude tem pouco contato com os fatos do período ditatorial, mas ainda assim é influenciada pelo espírito de rebeldia daquela época. 

Atingir a geração que está no ensino médio hoje é um dos objetivos da mostra, segundo o produtor Airton Engster dos Santos. Além disso, ela busca contar a história diz Engster.

De acordo com ele, a exposição também tem recebido muitas visitas de pessoas que viveram o período da ditadura e que se emocionam ao ouvir histórias conhecidas ou semelhantes às vividas por familiares e amigos. 


A mostra da Aepan-ONG está montada na Câmara de Vereadores de Estrela até dia 15 de abril. A visitação pode ser feita todos os dias da semana com entrada gratuita.

Priscila Rodrigues















Notícias Vale do Taquari - 1º de abril de 2014


Prefeitura de Travesseiro fez o pagamento da primeira parte do auxílio a agroindústria de beneficiamento de leite Rancho Bello. O valor repassado foi de 80 mil reais. O restante do recurso será liberado em etapas e de acordo com a evolução do projeto.

A Exposição do Memorial da Aepan-ONG continua na Câmara de Vereadores de Estrela até 15 de Abril. Marca os 50 Anos do Golpe Militar de 1954.

A gastronomia é o ponto alto da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira Comercial e Industrial, que ocorre de 04 a 06 de abril. Neste ano a preparação dos pratos está a cargo da comunidade de Xarqueadas. As receitas, preparadas pelos moradores, destacam o que há de melhor à base de carne suína e também da culinária italiana. Os pratos estarão disponíveis nos horários de almoço e janta, pelo valor de R$ 25 e os ingressos podem ser adquiridos na hora.

O polo presencial de Educação a distância de Encantado, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece 25 vagas para o curso de graduação em Espanhol (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 07 de abril e devem ser realizadas no site da Coperves (http://www.coperves.ufsm.br/)". O concurso será realizado no dia 13 de abril, às 9 horas, no Centro Municipal de Educação Encantado.

A Secretaria de Educação de Estrela está recebendo currículos de interessados em vagas de estágio nas escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Podem se inscrever estudantes de magistério, pedagogia ou outro curso de Graduação ou Pós-graduação na área de Educação. Os currículos podem ser encaminhados pelo e-mail educacao@estrela-rs.com.br.

No dia 11 de abril, às 9h, no Ginásio do Colégio Santo Antônio, alunos das 7ª e 8ª séries das escolas públicas e particulares de Estrela participarão de uma palestra com o ex-secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. O deputado federal é autor da Lei Antidrogas aprovada na Câmara em 2013.

A Secretaria da Agricultura de Estrela está com inscrições abertas para interessados em adquirir calcário gratuitamente através do Programa Leite Gaúcho. Os interessados devem ter produção de leite, possuir DAP e fazer análise de solo. Serão apenas 65 famílias beneficiadas com uma carga.

O CRAS de Arvorezinha realiza nesta terça e quarta-feira, a oficina de produção de chocolates artesanais. A capacitação ocorre das 08h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Em Cruzeiro do Sul está sendo realizada a entrega de sementes de forrageiras do tipo aveia e azevém. A retirada deve ser feita no Parque de Máquinas do município.

Nos dias 11 e 12 de abril acontece a IX Paixão de Cristo de Imigrante. A encenação ocorre em frente ao Convento Franciscano São Boaventura. Nos dois dias as encenações serão realizadas às 20 horas.

A Biblioteca da Unidade Sesc Lajeado está aberta à comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h30 as 12h e das 13h30 as 18h. Após as obras de melhorias realizadas na unidade, a Biblioteca ficou mais ampla, localizada no antigo espaço central da unidade.

Amanhã no Auditório Itália do Centro Administrativo, a partir das 19h30min, haverá a projeção do filme “Os Abas Largas”, cedido pela Polícia Montada de Santa Maria, com a participação do artista encantadense Agenor Peretti, complementada com o lançamento da biografia do artista, pelo historiador Gino Ferri.

O Arte Sesc – Cultura por toda parte promove, no dia 08 de abril, em Lajeado, o espetáculo musical “Paixão de Viola e Tambor”, de Loma e Grupo Chão de Areia. A apresentação acontece no Teatro Sesc, às 20 horas.

O prefeito de Capitão, César Beneduzi, confirmou que estão disponíveis os R$ 487.600,00 da emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Enio Bacci (PDT). O recurso será utilizado para pavimentação asfáltica.

Hoje a homenagem organizada pela Administração Municipal de Encantado, evidenciando os 99 anos de Encantado, terá a apresentação do Coral Municipal, recepcionando com o Hino do Município, os diretores, funcionários, convidados e comunidade em geral, que se fizer presente a partir das 20h, no Auditório Brasil, do Centro Administrativo. Na oportunidade, serão homenageadas dez empresas com mais de 60 anos de atividades ininterruptas no município, além de uma exposição de fotografias das empresas que permanecerá por alguns dias no hall de entrada da Prefeitura e depois irá fazer parte do Museu Municipal.

A Secretaria de Obras de Encantado realiza nesta semana o trabalho de preparação da cancha para o calçamento das ruas Linda Scarello e João Batista Bertozzi, no Bairro São José II.

A Cooperativa Languiru deve implantar mais um frigorífico de aves na região. O local do novo empreendimento ainda não está definido. O investimento deve girar em torno de 100 milhões de reais.

No mês de abril irão iniciar em Arroio do Meio mais três cursos oferecidos através do PRONATEC. Os cursos são de Cuidador de Idosos, Auxiliar de Recursos Humanos e Vendedor. As inscrições podem ser feitas no CRAS de Arroio do Meio.

Hoje acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a assembleia dos associados da Certel. Assumiu a presidência da entidade Erineo Hennemann. O atual presidente Egon Höerle passa a ocupar a vice-presidência da cooperativa.

O Clube de Cinema de Lajeado é uma parceria do Sistema Fecomércio-RS/Sesc com a Clínica Dr. Wilson Dewes. Este projeto é aberto ao público em geral e escolas, com sessões gratuitas. As sessões ocorrem todas as segundas-feiras, às 20h, no Espaço Cultural Clínica Dr. Wilson Dewes. Hoje será exibido o filme “Sem Destino”.

O Sindilojas Vale do Taquari realiza quarta-feira, dia 02 de abril, o evento de posse da sua nova diretoria. O jantar festivo vai ocorrer no Clube Sete de Setembro, em Lajeado, a partir das 19h30min. O empresário Giraldo Sandri tomará posse como presidente da entidade, sucedendo a Marcos André Mallmann. O mandato da nova diretoria é de quatro anos.

O Lions Club de Estrela e a ACSURS (Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul) realizam no dia 06 de abril, às 12 horas, mais uma edição do tradicional “Suíno no Rolete”. O evento ocorre no Centro Comunitário Cristo Rei. O valor do cartão é de 30 reais. O valor arrecadado no evento será repassado para APAE de Estrela e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

A Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo realiza reunião nesta segunda-feira com as 18 famílias do Projeto Nacional de Habitação Rural. O encontro ocorre às 13h30min, na sede do CRAS.

Hoje haverá encontro com o Grupo de Pessoas com Deficiência (PCD´s) de Doutor Ricardo, a partir das 13h30min na sede do CRAS.

Em Capitão encerra hoje, dia 31, o período de apresentação dos talões de produtor. A apresentação deve ser efetuada ainda nesta segunda-feira no setor de ICMS da prefeitura.

Amanhã, dia 1º de abril, acontece o início das atividades do grupo de prevenção em saúde para hipertensos e diabéticos de Capitão. O encontro ocorre às 15 horas na sala de reuniões do Centro de Saúde.

O STR de Estrela encerra hoje o período de renovação do cadastro florestal.

O Arte Sesc – Cultura por toda parte promove nas cidades do Vale do Taquari, até o dia 11 de abril, o Circuito de Teatro de Rua. O Grupo Tia apresentará o espetáculo “História de Circo Sem Lona”. Hoje, às 10 horas, a apresentação ocorre na cidade de Encantado, na Praça da Bandeira. Não há cobrança de ingresso.

A Prefeitura de Lajeado encerra hoje o período de inscrições para concurso público de Fiscal de Meio Ambiente. As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.unars.com.br. O salário inicial é de R$ 1.667 para 33 horas semanais.

A Secretaria de Educação de Putinga encerra hoje o período de inscrições para o programa “Alfa” do Senar/RS, que visa beneficiar as que não tiveram acesso à escola no período normal de estudos. As aulas que iniciam em abril, serão ministradas três vezes por semana, sendo que os alunos terão direito ao Transporte Escolar.

Encerra hoje o período para que jovens e adultos, realizem as inscrições no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2014. O exame é destinado as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada e buscam a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. As provas ocorrem dia 1° de junho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Encceja.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro realiza nos dias 10 e 11 de abril, a 10ª Edição da Feira do Livro. A programação será realizada no ginásio da Escola Pedro Pretto. Além da venda de livros, a programação contará com apresentações artísticas e teatrais, presença de escritor, palco aberto e brinquedos infláveis.

Os contribuintes de Estrela que efetuarem o pagamento do IPTU até o dia de hoje terão desconto de 8%. Já os que quitarem suas obrigações até o dia 11 de abril, recebem 4% de desconto. O contribuinte estrelense também pode optar pelo parcelamento do pagamento.

Encerram hoje as inscrições para escolha das soberanas da X Oktober Freund Fest, de Roca Sales. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria da Paróquia Evangélica. O concurso ocorrerá dia 17 de maio.

A Secretaria da Fazenda de Doutor Ricardo está realizando a entrega dos carnês do IPTU. O pagamento realizado até o dia de hoje terá 10% de desconto. O pagamento poderá ser feito em seis vezes.

A administração municipal de Roca Sales está realizando a entrega dos carnês do IPTU 2014. Os carnês podem ser retirados no Setor de Arrecadação e Fiscalização da prefeitura. Pagamentos feitos até hoje, em cota única, recebem 10% de desconto. Ainda é possível parcelar o tributo em quatro vezes, com vencimentos para 31 de março, 30 de maio, 1º de setembro e 1º de dezembro.

Esportes Vale do Taquari - 1º de abril de 2014


CAMPEONATO AMADOR DE ENCANTADO
Resultados da 2ª rodada, domingo dia 30-03:
No Estádio Lambarizão:
CA Navegantes 3 x 1 Sackmaihouse
Galácticos 1 x 1 Arsenal

No Lago Azul:
Bohemios 0 x 3Juventude
Hoolygans 1 x 1Cruzeiro

Classificação:
1º lugar: Juventude (Lambari) – 6 pontos
2º lugar: Galácticos, Hoolygans e Arsenal – 4 pontos
5º lugar: CA Navegantes – 3 pontos
6º lugar: Cruzeiro – 1 ponto
7º lugar: Sackmaihouse e Bohemios – 0 ponto

Jogos da 3ª rodada:
Domingo, dia 06-04:
No Bairro Santa Clara:
Às 14 horas: Arsenal x CAN
Às 16 horas: Sackmaihouse x Galácticos

No Estádio Lambarizão:
Às 14 horas: Cruzeiro x Bohemios
Às 16 horas: Juventude x Hoolygans

CAMPEONATO GAÚCHO
Fase final:
Domingo, dia 30-03:
Na Arena Grêmio, em Grêmio: Grêmio 1 x 2 Internacional
Gols: Barcos GR/ Rafael Moura 2 gols INT/
Grêmio: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros (Maxi Rodríguez) e Dudu (Alán Ruiz); Luan (Jean Deretti) e Barcos. Técnico: Enderson Moreira.
Internacional: Dida, Gilberto, Paulão, Juan (Ernando) e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Ygor) e D’Alessandro; Jorge Henrique (Alan Patrick) e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: José Franco Filho e Rafael da Silva Alves

Domingo, dia 13-04 – 2º jogo da final:
No Estádio Beira Rio, às 16 horas: Internacional x Grêmio (2x1)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Marcelo Barison e Júlio César dos Santos

CAMPEONATO GAÚCHO – DIVISÃO DE ACESSO
Jogos da semifinal:
Domingo, dia 30-03:
No Estádio Altos da Glória, em Vacaria: Glória 1 x 1 Brasil
Nos pênaltis: Glória 2 x 3 Brasil
Classificado: Brasil (Farroupilha)

No Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim: Ypiranga 3 x 2 Inter-SM

Final do 1º turno:
5ª feira, dia 03-04:
No Estádio das Castanheiras, às 19 horas: Brasil x Ypiranga

CAMPEONATO GAÚCHO – 2ª DIVISÃO
Resultados:
6ª feira, dia 28-03:
No Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande: Farroupilha 1 x 1 Estância Velha

Sábado, dia 29-03:
No Estádio Vermelhão da Serra, em Passo FundoGaúcho 1 x 0 15 de Novembro

Domingo, dia 30-03:
No Estádio Luciano Martins, em Palmeira das Missões: Palmeirense 2 x 1 Guarani-VA
No Estádio Alcides Santa Rosa, em Garibaldi: Garibaldi 3 x 0 Três Passos
No Estádio Sílvio Farias, em São GabrielSão Gabriel 5 x 0 Bagé
No Estádio Arthur Lawson, em Rio Grande: Rio Grande 1 x 0 Estância Velha

Classificação:
Grupo A
1º lugar: Rio Grande – 7 pontos
2º lugar: São Gabriel – 5 pontos
3º lugar: Bagé – 3 pontos
4º lugar: Sapucaiense, Estância Velha e Farroupilha – 1 ponto
7º lugar: Guarany (Bagé) – 0 ponto

Grupo B
1º lugar: Garibaldi, 15 de Novembro, Guarani-VA, Palmeirense, Gaúcho, e Três Passos – 3 pontos

Próximos jogos:
2ª feira, dia 31-03:
No Estádio Estrela D’Alva, às 20 horas: Guarany (Bagé) x Farroupilha

4ª feira, dia 02-04:
No Estádio Luciano Martins, às 15h30min: Palmeirense x Gaúcho
No Estádio Luiz de Medeiros, às 15h30min: Três Passos x 15 de Novembro
No Estádio das Cabriúvas, às 15h30min: Estância Velha x Grêmio Bagé
No Estádio Edmundo Feix, às 19h30min: Guarani-VA x Garibaldi

5ª feira, dia 03-04:
No Estádio , às 15h30min: Farroupilha x São Gabriel
No Estádio Estrela Dalva, às 20 horas: Guarany x Sapucaiense

LAJEADENSE
Copa do Brasil: O CE Lajeadense estreia na Copa do Brasil contra o Bragantino na quarta-feira, dia 02 de abril, em Lajeado, às 20h30min. O jogo da volta será no dia 09 de abril no mesmo horário, em Bragança Paulista.

LIBERTADORES DA AMÉRICA
Fase de grupos:
Jogos da 5ª rodada:
Grupo 1:
4ª feira, dia 26-03:
No Estádio Durival de Brito, em Curitiba: Atlético-PR 1 x 3 Vélez Sarsdield

5ª feira, dia 27-03:
No Estádio Monumental, em Lima: Universitário 3 x 3 The Strongest

Classificação:
1º lugar: Vélez Sarsfield – 12 pontos
2º lugar: Atlético-PR – 9 pontos
3º lugar: The Strongest – 7 pontos
4º lugar: Universitário – 1 ponto

Jogos da 6ª rodada:
3ª feira, dia 08-04:
No Estádio Hernando Silles, às 19h45min: The Strongest x Atlético-PR
No Estádio José Amalfitani, às 19h45min: Vélez Sarsfield x Universitário

Grupo 2:
Jogos da 5ª rodada:
5ª feira, dia 27-03:
No Estádio Olímpico, em Quito: Independiente del Valle 1 x 1 San Lorenzo

4ª feira, dia 02-04:
No Estádio Maracanã, às 19h45min: Botafogo x Unión Española

Classificação:
1º lugar: Botafogo – 7 pontos
2º lugar: Unión Española – 6 pontos
3º lugar: Independiente Del Valle e San Lorenzo – 5 pontos

Jogos da 6ª rodada:
4ª feira, dia 09-04:
No Estádio Santa Laura, às 19h45min: Unión Española x Independiente del Valle
No Estádio El Nuevo Gasômetro, às 19h45min: San Lorenzo x Botafogo

Grupo 3:
Jogos da 5ª rodada:
4ª feira, dia 26-03:
No Estádio Pascual Guerrero, em Cáli: Deportivo Cáli 1 x 1 O’Higgins

5ª feira, dia 27-03:
No Estádio Ciudad de Lanús, em Lanús: Lanús 2 x 0 Cerro Porteño

Classificação:
1º lugar: Lanús, Cerro Porteño e Deportivo Cáli  – 7 pontos
4º lugar: O’Higgins – 6 pontos

Jogos da 6ª rodada:
3ª feira, dia 08-04:
No Estádio La Olla, às 22 horas: Cerro Porteño x Deportivo Cáli
No Estádio El Teniente, às 22 horas: O’Higgins x Lanús

Grupo 4:
Jogos da 5ª rodada:
3ª feira, dia 25-03:
No Estádio Agustín Tovar, em Barinas: Zamora 2 x 0 Nacional-PAR

5ª feira, dia 03-04:
No Estádio El Campín, às 23 horas: Santa Fé x Atlético-MG

Classificação:
1º lugar: Atlético-MG – 8 pontos
2º lugar: Zamora – 7 pontos
3º lugar: Nacional-PAR – 5 pontos
4º lugar: Santa Fé – 4 pontos

Jogos da 6ª rodada:
5ª feira, dia 10-04:
No Estádio Independência, às 17h30min: Atlético-MG x Zamora
No Estádio Parque Central, às 17h30min: Nacional-PAR x Santa Fé

Grupo 5:
Jogos da 5ª rodada:
3ª feira, dia 01-04:
No Estádio Inca Garcilaso de la Veja, às 21 horas: Real Garcilaso x Defensor

5ª feira, dia 03-04:
No Estádio Santa Laura, às 20h45min: Universidad de Chile x Cruzeiro

Classificação:
1º lugar: Universidad de Chile – 9 pontos
2º lugar: Defensor – 7 pontos
3º lugar: Cruzeiro – 4 pontos
4º lugar: Real Garcilaso – 3 pontos

Jogos da 6ª rodada:
4ª feira, dia 08-04:
No Estádio Mineirão, às 22 horas: Cruzeiro x Real Garcilaso
No Estádio Centenário, às 22 horas: Defensor x Universidad de Chile

Grupo 6:
Jogos da 5ª rodada:
4ª feira, dia 26-03:
No Estádio Parque Central, em Montevidéu: Nacional-UR 2 x 4 Newell’s Old Boys

4ª feira, dia 02-04:
No Estádio Atanasio Girardot, às 22 horas: Nacional-COL x Grêmio

Classificação:
1º lugar: Newell’s Old Boys e Grêmio – 8 pontos
3º lugar: Nacional-COL – 7 pontos
4º lugar: Nacional-UR – 1 ponto

Jogos da 6ª rodada:
5ª feira, dia 10-04:
Na Arena Grêmio, às 22 horas: Grêmio x Nacional-UR
No Estádio El Coloso del Parque, às 22 horas: Newell’s Old Boys x Nacional-COL

Grupo 7:
Jogos da 5ª rodada:
5ª feira, dia 27-03:
No Estádio Nou Camp, em León: León 0 x 1 Bolívar

4ª feira, dia 02-04:
No Estádio George Capwell, às 22 horas: Emelec x Flamengo

Classificação:
1º lugar: Bolívar – 8 pontos
2º lugar: León – 7 pontos
3º lugar: Emelec – 6 pontos
4º lugar: Flamengo – 4 pontos

Jogos da 6ª rodada:
4ª feira, dia 09-04:
No Estádio Maracanã, às 22 horas: Flamengo x León
No Estádio Hernando Silles, às 22 horas: Bolívar x Emelec

Grupo 8:
Jogos da 5ª rodada:
3ª feira, dia 25-03:
No Estádio Corona, em Torreón: Santos Laguna 4 x 1 Peñarol

4ª feira, dia 26-03:
No Estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz: Anzoátegui 1 x 3 Arsenal Sarandí

Classificação:
1º lugar: Santos Laguna – 13 pontos
2º lugar: Arsenal Sarandí – 9 pontos
3º lugar: Peñarol – 4 pontos
4º lugar: Anzoátegui – 2 pontos

Jogos da 6ª rodada:
5ª feira, dia 10-04:
No Estádio Centenário, às 19h45min: Peñarol x Anzoátegui
No Estádio Julio Humberto Grondona, às 19h45min: Arsenal Sarandí x Santos Laguna

ASTF – TEUTÔNIA FUTSAL
Estadual de Futsal – Série Ouro
Sábado, dia 29-03:
No Ginásio da Água, em Teutônia: ASTF 0 x 0 América (Tapera)

Próximo jogo:
Estadual de Futsal – Série Ouro
Sábado, dia 05-04:
Em Cachoeira do Sul, às 20 horas: Cachoeira Futsal x ASTF

ALAF
Estadual de Futsal – Série Ouro
Sábado, dia 29-03:
Em São Luiz Gonzaga, às 20 horas: AGSL 3 x 1 ALAF
Gols: Diógenes, Carlos André e Fabinho AGSL/ Juninho ALAF/

Próximo jogo:
Estadual de Futsal – Série Ouro
Sábado, dia 05-04:
No Complexo Esportivo da Univates, às 20 horas: ALAF x Bento Futsal

ESTADUAL DE FUTSAL– SÉRIE OURO
Resultados dos jogos de sábado, dia 29-03:
Em Cachoeirinha: AFUSCA 0 x 4 ADS
Em Teutônia: Teutônia Futsal 0 x 0 América (Tapera)
Em São Luiz GonzagaAGSL 3 x 1 ALAF
Em Bento Gonçalves: Bento Futsal 3 x 3 ASSAF

Classificação:
1º lugar: ADS – 10 pontos
2º lugar: ASSOEVA – 9 pontos
3º lugar: Atlântico – 6 pontos
4º lugar: ASSAF – 6 pontos
5º lugar: Bento Futsal e AGSL – 5 pontos
7º lugar: ACBF e ALAF – 4 pontos
9º lugar: América (Tapera) – 3 pontos
10º lugar: Teutônia Futsal – 2 pontos
11º lugar: AFUSCA – 1 ponto
12º lugar: Cachoeira Futsal – 0 ponto

Próximos jogos:
3ª feira, dia 01-04:
Em Carlos Barbosa, às 20h15min: ACBF x Cachoeira Futsal

5ª feira, dia 03-04:
Em Venâncio Aires, às 20h30min: ASSOEVA x Atlântico

Sábado, dia 05-04:
Em Erechim, às 19 horas: Atlântico x AGSL
Em Lajeado, às 20 horas: ALAF x Bento Futsal
Em Sananduva, às 20 horas: ADS x ASSOEVA
Em Tapera, às 20 horas: América x AFUSCA
Em Cachoeira do Sul, às 20 horas: Cachoeira Futsal x ASTF

Centauros amadurece após a segunda derrota no CGR


Centauros amadurece após a segunda derrota no CGR

O Centauros Rugby viajou para Gravataí no último sábado para disputar com o San Diego a Segunda Rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby (CGR). Mais uma vez, a equipe repetiu erros da estreia e não conseguiu ser efetivo nas oportunidades de marcar. Em quatro falhas de marcação, a equipe local fez 32 pontos e venceu a partida. Nos demais jogos, tivemos a vitória do líder Farrapos sobre o Serra por 39 a 3 e a recuperação do Charrua que venceu o Brummers por 19 a 12.

Neste final de semana também seria a vez da categoria juvenil entrar em campo às 13h30min. No entanto, a ambulância chegou somente às 14h40min e, por ter atrasado mais de uma hora, o Centauros venceu por W.O. Conforme o regulamento, a equipe beneficiada vence pelo placar de 24 a 0. Para não desperdiçar longa viagem das categorias M15 e M19, foi realizada uma partida simbólica no final da tarde. Os meninos venceram por 7 a 5 e voltaram para Estrela confiantes com o crescimento da categoria.

Na categoria adulta, o Centauros reviveu um problema já superado nos dois primeiros anos do clube. A falta de efetividade. Durante os 40 minutos iniciais, a equipe de Estrela teve maior posse de bola e pelo menos quatro chances importantes de marcar, mas pecou na finalização. Em contrapartida, um penal e duas falhas na marcação deixaram o Centauros com 15 pontos de desvantagem no primeiro tempo.

O ritmo da segunda etapa diminuiu devido ao calor e o desgaste físico de ambas as equipes. Pior para o Centauros, que mesmo bem fisicamente, não está acostumado com a velocidade imposta pelas equipes da Primeira Divisão. Ao fim da partida o San Diego chegou a sua segunda vitória e se estabeleceu na vice-liderança da competição. No lado do Centauros, a segunda derrota não desmotiva, visto que a equipe está amadurecendo em todas as categorias. Neste dia primeiro de Abril o Centauros Rugby completa três anos de fundação.

O Centauros inicia já no próximo sábado, dia 5, uma sequencia de cinco jogos em Estrela. No próximo final de semana o jogo será às 15h contra a equipe do Serra de Caxias do Sul.

Texto: Nícolas Horn
Foto: Jóice Sulzbach

COLUNA DO LUCA – 31.03.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 31.03.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado
Luiz Carlos Freitag 

Prefeito Rafael Mallmann e Secretários estiveram quinta-feira à noite na Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros. Além da prestação de contas de 2013, vários assuntos foram tratados, como a conclusão da Creche do Bairro, que vai ficar pronta em breve então zerar a lista de espera. Foi destacada a prioridade da localidade, que é a pavimentação de ruas – duas receberão a melhoria em seguida, pois estão no PAC. O Prefeito Rafael, Presidente da AMBAPI Valmir Endres e o Vereador do Bairro, Secretário do Planejamento Marco Wermann.

Mas com a nova creche finalmente termina a fila de espera das mães que querem colocar seus filhos numa creche em Estrela. No começo de 2013, haviam 596 crianças esperando vaga, mas no início de 2014 tivemos 318 novas vagas e ficaram só 139 crianças na fila. “Em 2015 não teremos mais fila de espera”, afirmou o Prefeito Rafael Mallmann. A propósito, acessei o sitewww.tce.rs.gov.br e vi que o orçamento da folha de pagamento do município, que em 2012 estava num total de 44.53% caiu para 42,96% em 2013. Informação do Tribunal de Contas do Estado. A meta é chegar aos 41% até o final desta administração.

Hoje (segunda-feira) assume o novo Presidente da CERTEL, de Teutônia. Trata-se de Erineo Hennemann sendo que o atual, Egon Édio Hoerle, assumirá a Vice-Presidência. O Egon ficou no cargo 40 anos e sempre foi muito dedicado à Cooperativa, recebendo sempre elogios e com ele a CERTEL cresceu de forma incrivel inclusive criando o setor de lojas, que são um exemplo e uma atração para nós consumidores. Quanto ao Erineo, conheço ele há muitos anos e o primeiro contato foi quando a CERTEL instalou o transformador de alta tensão para o novo Parque de Transmissores da Rádio Alto Taquari em 1977, no hoje Bairro Chacrinha. Na época, só tinha um transmissor, de 250w. 

Lorena Hauschild (PR) fez amplos elogios à Primeira Dama do Município, Carine Schwingel, pelo sucesso de entrega do 1º Troféu Multimulher, para 10 mulheres de Estrela. “A noite, no Estrela Palace Hotel foi um sucesso, faltou lugar de tanta gente que tinha. Quem foi não se arrependeu”, afirmou. Realmente de parabéns a noitada - e parece que já começaram os preparativos para o próximo evento, ano que vem.

Paulo Birck (PTB) mostrou-se preocupado com as exigências dos Bombeiros para as associações e comunidades da cidade e interior. Disse que cada vez as obrigações para realizar promoções nas sedes, ficam maiores. “Se for assim não teremos mais festividades nem bailes. Os bombeiros estão cada vez mais rigorosos”. Ele disse que mais reuniões serão feitas para tratar do assunto.

FRASE DA SEMANA: “A Secretaria de Obras de Estrela criou uma equipe que vai vistoriar as ruas de noite, verificar onde estão as lâmpadas queimadas, que serão trocadas de dia.” (Vereador Ernani de Castro (PMDB) elogiando o Secretário de Obras Cristiano Nogueira.) .