Vale do Taquari Notícias - 5 de novembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 5 de novembro de 2012

A Secretaria de Educação de Travesseiro está organizando para dia 08 de novembro a reunião para organização do Calendário de Eventos 2013. Areunião será às 20 horas, na Escola Municipal Pedro Pretto. Todas as entidades esportivas e comunitárias do município deverão estar representadas no encontro.

A programação da 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo de Encantado, ocorre de  hoje até sexta-feira, com atividades para estudantes, empresários e comunidade. Nesta segunda-feira, às 19 horas, acontece a exposição de produtos de agroindústrias familiares e de projetos da Uergs, além de palestra com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul e do Sebrae, Vitor Augusto Koch. As atividades ocorrem no Auditório Itália, junto ao Centro Administrativo.
        
Hoje ocorrem sessões ordinárias em diversas câmaras municipais da região. Às 17 horas tem sessão do legislativo de Encantado. Em Estrela e Coqueiro Baixo as sessões das câmaras de vereadores acontecem às 18 horas e 30 minutos. Às 19 horas ocorrem sessões dos legislativos de Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Roca Sales. No município de Nova Bréscia a sessão da Câmara de Vereadores inicia às 19 horas e 30 minutos. Em Travesseiro o poder legislativo realiza sessão ordinária hoje, a partir das 20 horas. 
       
A Secretaria de Agricultura de Roca Sales juntamente com a Inspetoria Veterinária iniciou hoje, nas localidades de Maracanã, Três Pinheiros e Volta dos Weber, a entrega da vacina contra a febre aftosa. Somente os animais com idade inferior a dois anos recebem a vacina. Amanhã, a partir das 08 horas e 30 minutos, o roteiro prossegue nas localidades de Campinhos, Violanda, Santo André e Moriggi.

Hoje, às 17 horas, ocorre assembléia geral ordinária do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Encantado. Na ordem do dia a prestação de contas e o orçamento para o próximo ano. A assembléia acontece na sede da entidade.
       
Representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, participam de hoje até sexta-feira, do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Cuiabá, Mato Grosso. Uma das bandeiras da comitiva é trazer a próxima edição do evento, para o Rio Grande do Sul.  
        
Depois de um mês de férias, volta hoje ao trabalho, a equipe técnica da Emater em Travesseiro.
       
Homologado pelo governador em exercício Beto Grill, a instalação de um Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Soledade. O anúncio foi feito pelo reitor da Uergs, Fernando Guaragna, e pela diretora regional da universidade na Região III, Marta Barbosa Prestes. 
    
A UTI do Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, ficará pronta ainda neste ano e o funcionamento deve iniciar em janeiro. As equipes, médica e de enfermagem, já estão contratadas e participam de treinamento. Serão dez leitos, sendo oito para atendimento pelo SUS e dois para convênios e particulares. 
        
O empresário Lauri Musskopf investe na construção civil fora dos centros urbanos da região. Constrói dois edifícios residenciais em Marques de Souza, investindo R$ 4 milhões. Segundo Musskopf, a qualidade de vida, fora de aglomerados e a mobilidade facilitada atrai os compradores dos 70 apartamentos. A maioria dos clientes residem atualmente em Lajeado e Estrela.
       
A Festa das Orquídeas de Mato Leitão marcada para dezembro, será lançada oficialmente no dia 13 de novembro, em evento na Seubv, a partir das 19 horas e 30 minutos. 
        
A Corsan de Arroio do Meio está substituindo a rede de água no Bairro São José, trocando cerca de dois quilômetros de tubulação obsoleta por outra com maior capacidade. O gerente Jaime Bersch acredita que ainda neste ano pode começar a troca das redes antigas nos bairros Bela Vista e Barra do Forqueta.
       
A aliança política que venceu as eleições municipais de Lajeado estava prevendo três secretarias para o PDT, mas a recente decisão foi de reduzir para duas secretarias, já que a sigla não elegeu nenhum vereador. Diante disto, a executiva do partido pode decidir não participar do primeiro escalão do governo de Luiz Ferando Schmidt (PT).
       
O deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) apresentou emenda no orçamento do Estado, reservando R$ 1 milhão para pavimentação da ERS-129, no trajeto da cidade de Roca Sales até a divisa com Colinas.
           
Uma das etapas do 47º Festival de Coros do Rio Grande do Sul será realizada no próximo domingo, dia 11, em Imigrante. Será às 20 horas, na Igreja São João Batista, no Bairro Daltro Filho. Participarão desta etapa do festival além do Coral Municipal de Imigrante; o Vocal Phoenix, de São Leopoldo; Coral Municipal de Ibirubá; Coral Municipal de Roca Sales; e o Coral Ponto Contra Ponto de Canoas.
           
A Secretaria de Agricultura e o Posto da Inspetoria Veterinária de Coronel Pilar programaram dois roteiros para a entrega das vacinas contra a febre aftosa. Na quarta-feira, dia 07, a entrega será nas localidades de Brasília, Santana, São Valentin, Pompéia, Caravaggio, São Jorge e Santo Antonio. Nas demais comunidades a entrega acontece na quinta-feira, dia 08. 
           
O CPERS/Sindicato divulgou uma cartilha sobre a saúde do trabalhador em educação. Segundo a diretora do 8º Núcleo do Cpers, professora Luzia Hermann, a iniciativa foi tomada após pesquisa divulgada no mês passado, mostrando que 49,87% da categoria pode estar com algum tipo de transtorno psíquico e 72,5%  afirmam estar nervoso, tenso ou preocupado. Na cartilha, constam recomendações de comportamento aos professores diante de situações estressantes.
      
O prefeito de Vespasiano Corrêa, Áureo Coser, pretende concluir até o final do seu mandato em dezembro, obras como o asfaltamento do acesso secundário, pavimentação de uma rua na cidade e três novos poços artesianos.
       
Alunos de escolas de ensino fundamental de 36 municípios estão confirmados para visitar a Expovale 2012, no dia 13 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado.  Mais de mil crianças com os seus professores responsáveis já confirmaram presença no evento. Além da entrada livre, as crianças receberão um vale para o parque de diversões. Em 2010, a Expovale recebeu  mais de 4 mil crianças de  61 instituições de ensino de 26 diferentes municípios. 

A Amturvales, por meio da turismóloga Samanta Chiesa, esteve reunida com empreendedores do Projeto de Turismo Rural Caminhos da Forqueta, de Arroio do Meio, com a instrutora do Programa e turismóloga do Senar, Claudiana Y Castro, a sócia-proprietária da Agência Imitur Viagens e Turismo, Tatiana Gärtner, e o empreendedor e presidente do Roteiro Turístico Delícias da Colônia, Harry Schneider. O objetivo do encontro, que ocorreu na Escola Arlindo Back, foi realizar uma troca de experiências sobre o desenvolvimento do turismo nas comunidades, nos municípios e na região do Vale do Taquari.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro organizou para esta semana um roteiro de reserva de sementes de milho do programa troca-troca safrinha e para entrega das vacinas contra a febre aftosa. O roteiro prossegue amanhã, dia 06, às 08h30min no salão da Barra do Fão; às 10 horas no salão de São João; às 14 horas no salão de Cairu.

A Secretaria de Educação de Estrela realiza até sexta-feira, dia 09, o período de matrículas e rematrículas nas 21 escolas da rede municipal de ensino.
           
O Centro de Referência da Assistência Social de Travesseiro realiza a partir desta terça-feira, dia 06, um Curso de Patchwork - Motivos Natalinos. O curso será realizado todas às terças-feiras à tarde, das 13h30min às 16h30min. As vagas são limitadas e a inscrição deverá ser feita no CRAS.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 16 de novembro, a programação dos eventos que as entidades irão realizar no primeiro semestre de 2013. A relação de eventos integrará o Guia Oficial de Eventos e Turismo de Lajeado.

No período de 08 a 10 de novembro o Colégio Teutônia realiza a Feira do Livro e de Ciências. Entre as atrações do evento a participação do Museu Itinerante de Astronomia de Itaara.

Nenhum comentário: