Notícias Vale do Taquari - 8 de novembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 8 de novembro de 2012

A Secretaria de Educação de Encantado alerta que as inscrições para o ano letivo de 2013 encerram nesta sexta-feira, dia 09 de novembro. Já o período de matrículas para novos alunos da rede municipal, é de 19 a 30 de novembro. Para as novas matrículas deverão ser apresentados os seguintes documentos: documento de identidade, comprovante de residência, histórico escolar (caso seja transferência de outra escola) e foto 3x4. Para o ingresso no 1º Ano do Ensino Fundamental os alunos deverão apresentar também a carteira de Vacinação em dia.

A União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela realiza hoje assembleia geral para eleição da nova diretoria. A posse acontece no mês de dezembro.
        
Na próxima segunda-feira, dia 12, durante a Expovale, a Emater Regional realiza evento técnico. No temário, a “Formação como ferramenta da agricultura familiar”, “Armazenamento como estratégia da agricultura familiar” e "Susaf/RS".   
       
 Entre os municípios do Vale do Taquari, Roca Sales destaca-se pela fruticultura. Ao todo são 347 hectares de pomares de uva, pêssego, laranja, bergamota, goiaba, caqui, ameixa e abacaxi. Destes, 40 são dedicados somente ao pêssego que gera uma produção anual de 720 toneladas. Conformo dados do escritório municipal da Emater, Roca Sales concentra 137 hectares de uva, 40 de pêssego, 140 de laranja e bergamota, 11 de goiaba, 12 de caqui, seis de ameixa e um hectare de abacaxi, divididos em 186 produtores que, juntos, colhem 5.119 toneladas das frutas.

A administração municipal de Capitão realiza domingo, dia 11, a solenidade de inauguração do Salão Comunitário de São Domingos, interior do município. A obra foi concluída nos últimos meses e teve um investimento superior a R$ 130 mil provenientes de recursos do município. A programação inicia na parte da manhã e prossegue até o final da tarde.

A Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza sessão ordinária hoje, às 18 horas. Já em Teutônia, a sessão do poder legislativo ocorre às 18 horas e 30 minutos desta quinta-feira.
        
A Secretaria da Agricultura de Imigrante recebe até esta sexta-feira, dia 09, as encomendas de alevinos.
       
Inicia nesta sexta-feira, dia 09, a Expovale 2012. A projeção dos organizadores é movimentar R$ 45 milhões de reais em negócios. A expectativa de público é superior à última edição da feira, quando 200 mil pessoas prestigiaram o evento.
       
A Prefeitura de Capitão abriu licitação para contratação de empresa para prestação de serviços de mil horas com uma escavadeira hidráulica, para atender as demandas da Secretaria de Agricultura. A abertura das propostas está marcada para às 10 horas do dia 20 de novembro.
       
A Expovale  que começa nesta sexta-feira tem uma programação variada que contempla todos os segmentos da sociedade. No dia 13 de novembro estão previstas atividades direcionadas as crianças e estudantes, e, no dia 14 a programação será voltada para terceira idade.
       
Hoje acontece audiência pública às 17 horas, no Auditório Brasil, do Centro Administrativo de Encantado. Em debate, as obras de uma rede de escoamento de água a partir do Loteamento Jardim da Fonte.

Nos dias 22 e 23 de novembro, acontece no Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia, mantido pela Emater, um curso sobre plantas com substâncias medicinais e aromáticas. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone 3762-49-77.
           
 As inscrições para salva-vidas temporários no Rio Grande do Sul seguem abertas até o dia 20 de novembro. A Brigada Militar vai selecionar 600 salva-vidas para atuar na Operação Golfinho 2012/2013. São 360 vagas para o Litoral Norte, 100 para o Litoral Sul e140 para balneário e águas internas. Os candidatos devem ter entre 18 e 40 anos e formação de pelo menos ensino fundamental completo. O edital está disponível no site da Brigada Militar.

A administração municipal de Colinas realiza às 09 horas, do dia 23 de novembro, o leilão público para a venda de máquinas, veículos e equipamentos obsoletos. O edital pode ser solicitado na prefeitura.
           
Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, o Sicredi Região dos Vales lançou o Concurso Fotográfico “Meu Olhar Cooperativo”. O objetivo da ação é promover e demonstrar o espírito de cooperação entre as pessoas ou a comunidade. Para participar, os interessados deverão acessar o site www.concursoculturalsicredi.com.br, ler atentamente o regulamento, preencher os dados e enviar eletronicamente a sua fotografia. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de novembro. Após essa data serão escolhidas pela comissão julgadora as 10 fotos finalistas que estarão expostas no site do concurso para votação. As cinco fotos mais votadas ganharão uma máquina fotográfica digital semiprofissional.

A Univates participará, com estande do Unianálises, do Avisulat 2012 – III Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, que ocorre entre os dias 21 e 23 de novembro, em Bento Gonçalves. O principal laboratório apresentado nessa edição do evento será o Laboratório do Leite.

A Secretaria de Educação de Travesseiro realiza hoje a reunião para organização do Calendário de Eventos 2013. A reunião será às 20 horas, na Escola Municipal Pedro Pretto. Todas as entidades esportivas e comunitárias do município deverão estar representadas no encontro.

A Secretaria de Educação de Estrela realiza nesta semana as matrículas e rematrículas nas 21 escolas da rede municipal de ensino.
        
Representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, participam esta semana do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Cuiabá, Mato Grosso.
        
A Festa das Orquídeas de Mato Leitão marcada para dezembro, será lançada oficialmente no dia 13 de novembro, em evento na Seubv, a partir das 19 horas e 30 minutos. 
        
Uma das etapas do 47º Festival de Coros do Rio Grande do Sul será realizada no próximo domingo, dia 11, em Imigrante. Será às 20 horas, na Igreja São João Batista, no Bairro Daltro Filho. Participarão desta etapa do festival além do Coral Municipal de Imigrante; o Vocal Phoenix, de São Leopoldo; Coral Municipal de Ibirubá; Coral Municipal de Roca Sales; e o Coral Ponto Contra Ponto de Canoas.
                       
Alunos de escolas de ensino fundamental de 36 municípios estão confirmados para visitar a Expovale 2012, no dia 13 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado.  Mais de mil crianças com os seus professores responsáveis já confirmaram presença no evento. Além da entrada livre, as crianças receberão um vale para o parque de diversões.

No dia 20 de novembro acontece em Teutônia, o Seminário Regional de Alimentação Escolar. O evento ocorre na sede da Sociedade de Água no Bairro Languiru.  Os palestrantes serão o Engenheiro Agrônomo Ari Uriartt, da Emater, e o nutricionista  Gabriel Carvalho, da Secretaria Estadual de Saúde.
       
O Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unisc – Santa Cruz do Sul, está com as inscrições abertas até 14 de novembro, para o processo seletivo 2013. As atividades iniciarão em março do próximo ano. A inscrição deve ser feita através do site unisc.br/ppgta. 
           
A Expovale 2012 contará com o atendimento da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, durante o evento que ocorre de 09 a 18 de novembro, em Lajeado. Um ambulatório médico será instalado dentro do Parque do Imigrante, com uma equipe em prontidão para atendimentos.
                  
A Secretaria de Educação de Estrela realiza até esta sexta-feira, dia 09, o período de matrículas e rematrículas nas escolas da rede municipal de ensino. No total são 21 educandários municipais funcionando em Estrela.
           
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 16 de novembro, a programação dos eventos que as entidades irão realizar no primeiro semestre de 2013. A relação de eventos integrará o Guia Oficial de Eventos e Turismo de Lajeado.

O Hospital São João Batista de Nova Bréscia realiza sábado, dia 10, Jantar Beneficente, no Clube Tiradentes. Os cartões estão sendo comercializados a 18 reais. Após a janta a animação será do Quarteto da Alegria.

A administração municipal de Capitão realiza no dia 14 de novembro, às 10 horas e 30 minutos, a 19ª Festa Municipal do Idoso. As inscrições estão sendo realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde durante as visitas. No dia do evento, haverá transporte circulando por todas as localidades a partir das 09 horas.

A administração municipal de Capitão está trabalhando nos detalhes finais da obra do Salão Comunitário de São Domingos, que tem sua inauguração marcada para domingo, dia 11. A festa de inauguração terá início na parte da manhã com Missa e Bênção que terá presença do Bispo Dom Canísio e de autoridades municipais. Ao meio-dia será servido almoço e a tarde segue com animação da Banda Quarteto da Alegria.

A Faculdade La Salle de Estrela abriu o período de inscrições para o Vestibular de Verão. Há vagas pra os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Secretariado e Processos Gerenciais. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Faculdade ou pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela. O vestibular da La Salle será realizado no dia 08 de dezembro.
       
No período de 08 a 10 de novembro o Colégio Teutônia realiza a Feira do Livro e de Ciências. Entre as atrações do evento a participação do Museu Itinerante de Astronomia de Itaara.
       
As paróquias católicas de Encantado, Nova Bréscia, Relvado, Doutor Ricardo, Muçum e Vespasiano Corrêa que compõe a Comarca de Encantado, além do município de Arvorezinha, preparam o projeto “Bote Fé Encantado”, evento que ocorre na madrugada do dia 15 de novembro, para celebrar a passagem da cruz peregrina e do ícone mariano, integrando as festividades antecessoras da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em 2013 no Rio de Janeiro.
           
A Prefeitura de Estrela  realiza no dia 19 de novembro, às 10 horas, um leilão de materiais inservíveis para o serviço público. A relação dos materiais está a disposição no site da prefeitura.
       
O município de Teutônia  sedia no dia 20 de novembro, o 3º Seminário Regional de Alimentação Escolar. A programação se desenvolve na Sociedade de Água de Languiru  e reunirá representantes de 42 municípios da região. O tema central do evento é: “Alimentação escolar - direito da criança e responsabilidade de toda comunidade escolar”.  
        
Nos dias 13 e 14 de novembro, a Univates promove o XIII Workshop em Alimentos. Um dos objetivos da atividade é proporcionar oportunidades de inovação, disponibilizando informações sobre novos ingredientes, tecnologias e tendências de mercado para estimular o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis. A atividade ocorre, nos turnos manhã e tarde, no auditório do Prédio 3.

Em Roca Sales a Extensão em Atendimento de Saúde da Linha João Abott – Campinhos – está oferecendo semanalmente atendimentos ambulatoriais e consultas. Nas quartas-feiras, a partir das 14 horas, a Enfermeira Isolda Vianini Sandri e o Médico Luís Felipe Benassuly realizam os serviços.

A equipe da Secretaria da Agricultura de Travesseiro está fazendo a limpeza dos aviários para troca da cama aviária. Os avicultores que precisam limpar seus galpões devem entrar em contato com a secretaria para agendar o trabalho.

A Univates foi selecionada para participar do Projeto Rondon 2013, que ocorre no mês de janeiro, no município de Paulistana, no Piauí. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto de integração social envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O período de atuação será de 13 a 27 de janeiro, com a participação de oito alunos da Univates.

Capacitar profissionais para as vendas por meio do Programa de Neurolinguística é o foco do curso “O Poder da Mente. O treinamento é uma promoção do Sindilojas Vale do Taquari e realiza-se nos dias 12 e 13 de novembro, das 19h30min às 22h30min, na sede da entidade, no Centro de Lajeado. O curso será ministrado pelo palestrante e escritor José Karkuszewski. Profissionais dos setores do comércio e serviços e demais interessados em participar devem fazer suas inscrições pelo telefone 3710-2080 ou no e-mail sindilojas@sindilojas-valedotaquari.com.br.
       
Os bombeiros de Estrela, Lajeado e Encantado abriram o período de inscrições para o programa “Guardiões de Balneários”.  O treinamento de 32 horas, com aulas teóricas e práticas, acontece em duas etapas, nos dias 09 e 10, e, 16 e 17 novembro.
       
Em Roca Sales os adolescentes de 12 a 14 anos frequentadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil estão participando da Oficina Terapêutica de Marcenaria. As aulas ocorrem semanalmente, nas segundas-feiras, das 14h às 16h e contam com a participação de 20 alunos, divididos em duas turmas. As técnicas são repassadas pelo oficineiro e artesão, Carlos Alberto Henning.
       
A Univates oferece um curso de Fisioterapia na Reabilitação Uroginecológica, direcionado a fisioterapeutas e estudantes. O curso ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro, e as inscrições devem ser feitas até o dia 09 de dezembro, no site da Univates.
       
A administração municipal de Capitão está trabalhando nos preparativos do XX Natal em Família. A festa acontece no dia 14 de dezembro, na Praça Municipal e terá a tradicional encenação Natalina, que envolve diversos atores amadores do município. Além da encenação, haverá show e chegada do Papai Noel para distribuição dos pacotinhos, além de muitas outras atrações.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas promove no dia 13 de novembro, o lançamento do livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”. A programação ocorre às 19 horas no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado.  Haverá coquetel, apresentações musicais e sessão de autógrafos com os escritores da obra, Ana Cecília Togni e Gino Ferri. Interessados em prestigiar a atividade devem confirmar presença até o dia 06 de novembro pelo e-mail taquariantas@univates.br

A Secretaria de Agricultura de Lajeado realiza encomendas de sementes do milho safrinha. Os interessados em adquirir o produto devem dirigir-se até a secretaria, munidos de CPF e talão do produtor. Os pedidos podem ser feitos até esta sexta-feira, dia 09.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza neste mês o jantar para comemorar os 20 anos da entidade. A programação está marcada para o dia 14 de novembro, no Clube Comercial de Encantado. A programação inicia às 20 horas e terá entre as atrações o show da Banda Aero Willys e a apresentação do Coral da AABB Vida e Canto. Os ingressos custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos com as conselheiras da liga.

Criado no mês de setembro, o Grupo Terapêutico de Saúde Mental Delírio Coletivo já conta com 15 participantes entre homens e mulheres. Os encontros são quinzenais, nas segundas-feiras, das 14h às 16, e ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O grupo é coordenado pela psicóloga Adriana Pivatto com o apoio da Agente Comunitária de Saúde, Diole Maisa de Siqueira.
       
A Secretaria de Educação em Marques de Souza realiza sábado, dia 10, o Encontro Estadual de Grupos de Danças do Folclore  Alemão.  As apresentações ocorrem no salão da União Centenária, no centro da cidade.

Nenhum comentário: