Notícias Vale do Taquari - 5 de abril



O Clube de Mães Sempre Alegre, do Bairro Pinheiros - Estrela, realiza no dia 28 de abril, o seu Chá Anual. A promoção acontece na sede da Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros – AMBAPI, iniciando às 13 horas e 30 minutos. Durante a tarde acontecem brincadeiras, sorteios, bolão de mesa, entre outras atrações. Os cartões para o chá já estão sendo vendidos por 13 reais, e podem ser adquiridos com as integrantes do Clube de Mães.

A Secretaria de Obras de Travesseiro alerta a comunidade da Sede do município que o recolhimento de lixo que é realizado tradicionalmente as sextas-feiras, excepcionalmente neste semana será feito na quinta-feira a tarde, em função do feriado.

Os servidores municipais de Imigrante receberam um reajuste salarial de 7,93%.  Já os subsídios do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais, tiveram um aumento de apenas 3,43%.   

Na última segunda-feira uma comitiva de Capitão formada pelos secretários de Obras Jorge Fachini, da Agricultura Valmir Morschcheiser e pelo presidente da Câmara de Vereadores Auri Ziem, foram à Taquari e entregaram ao governador Tarso Genro,  que participava de evento do Codevat, um ofício reiterando a necessidade de iniciar logo a pavimentação da estrada de Capitão a Arroio do Meio.         

O domingo será de diversão na Praça Julio Lengler, em Roca Sales. A partir das 14 horas, será realizado o evento “Páscoa na Praça”, promovido pela Secretaria de Assistência Social. Entre as diversas atrações, está a exposição de coelhos do criador Jonas Haefliger.
           
Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Nova Bréscia foi apresentado o projeto de lei propondo denominação ao Parque Municipal de Eventos. A proposta dos vereadores Ireno Segabinazzi, Leandro Dadalt, Adelson Mezacasa, César Spessatto, Jorge De Maman e Rodrigo Vieceli, é denominar o local de Parque de Eventos Manfrói. A inauguração deve ocorrer ainda este mês.
           
A Câmara de Vereadores de Lajeado autorizou o poder executivo a repassar mensalmente, R$ 22 mil, ao Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo (Central). O valor equivale ao atendimento de dez pacientes por mês, indicados pela Secretaria Municipal da Saúde.

A Secretaria da Agricultura de Capitão realiza no dia 24 de abril, um roteiro para coleta de embalagens de agrotóxicos. A coleta será realizada pela empresa Maná, em todas as localidades do interior do município.

A administração municipal de Progresso entregou implementos agrícolas para as duas associações de produtores rurais do Município. Cada associação recebeu seis máquinas que passam a ser administradas e usadas pelas famílias associadas. Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
           
O Hospital Bruno Born de Lajeado deve adquirir o prédio do INSS. No local deve ser estruturado o Hospital Escola da Univates.

Temas relacionados ao pleito municipal de outubro serão pauta da próxima reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT). O encontro será realizado no dia 14, às 9h, no Centro de Eventos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O Diretor Presidente do Instituto Gaúcho de Assessoramento a Órgãos Públicos, advogado Gabriel de Oliveira, será o palestrante. O evento faz parte da programação oficial da 5ª ExpoCruzeiro e Festa do Aipim, que ocorre no Parque Poliesportivo Municipal de Cruzeiro do Sul.

O Grupo de Gestantes de Capitão, organizado pelo Centro de Saúde, realizou encontro na tarde de ontem. Os assuntos do encontro foram o “Parto” e o “Banho do Bebê”. As atividades foram coordenadas pela enfermeira Sheila Berti. A próxima reunião acontece no dia 08 de maio.
     
Na comemoração dos 24 anos de criação do município de Paverama, ocorreu ontem o lançamento do livro intitulado “Paverama - Hoje e Sempre”, de autoria de Nair Tereza Jantsch Dupont. O evento foi realizado no Centro Comunitário Evangélico.
           
Em Arroio do Meio, PMDB e PT estão encaminhando coligação para as eleições municipais. O atual prefeito Sidnei Eckert (PMDB) deve concorrer a reeleição, sendo que o PT deve indicar à candidatura à vice, sendo o nome mais cotado o de Heloíse Hammes, atual secretária de Educação.
           
O ex-prefeito de Pouso Novo, Édio Gonzatti, acusado por improbidade administrativa a partir de recauchutagem de pneus, teve o inquérito arquivado.   
   
Hoje, das 10h30min até às 17 horas, acontece Feira do Peixe, na Praça Central, em frente à Igreja Matriz, em Nova Bréscia.

Na última sexta-feira, dia 30 de março, os integrantes dos Grupos de Convivência da Terceira Idade de Capitão reuniram-se na sede do Sete de Setembro para escolha da nova Corte de Rainha e Princesas da Terceira Idade. Foi eleita rainha: Teresinha Gasparotto, do Grupo Vida e Esperança da Sede.

Em Roca Sales, os interessados em solicitar horas-máquina têm até o dia 30 de setembro para realizar o pedido junto à Secretaria de Agricultura. Porém, quem não tem interesse, poderá retirar, a partir de 1º de outubro até 30 de novembro, o valor do subsídio em mercadorias, como equipamentos agrícolas, sementes, adubos, e demais produtos destinados à lavoura.
  
Pressionado pela direção do Democratas, o senador Demóstenes Torres (GO) pediu ontem sua desfiliação do partido. Com a iniciativa, ele se antecipou à decisão da sigla de abrir um processo que fatalmente levaria à sua expulsão. O senador é acusado de ser sócio do empresário do ramo dos jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

Nos dias 03, 04 e 05 de maio acontece a Feira do Livro de Travesseiro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, será realizado no Ginásio da Escola Pedro Pretto. Além da comercialização de livros, estão previstas apresentações artísticas e culturais de talentos locais. As inscrições podem ser feitas na  própria Secretaria.

Em Roca Sales os canteiros das praças Júlio Lengler e Matriz estão sendo ornamentados. A equipe da Secretaria de Obras da cidade está plantando 750 mudas nos dois locais com o objetivo de embelezar a cidade.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) adotou uma forma alternativa de utilizar sua cota para impressões na gráfica do Senado Federal. Em vez de boletins informativos, por exemplo, são impressos livros e distribuídos entre estudantes, escolas e universidades. São exemplares de publicações como o Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, Código Civil, entre outros títulos. Um dos mais requisitados tem sido o Manual de Cidadania do Paciente do Câncer, uma cartilha lançada pela própria senadora para ampliar as informações sobre os direitos dos portadores da doença.

A Escola Municipal Pedro Pretto de Travesseiro realiza uma programação especial nesta quinta-feira, dia 05 de abril. Além da tradicional celebração da Páscoa, haverá caça ao ninho.

Nenhum comentário: