Notícias Vale do Taquari - 2 de abril



Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Na presidência dos trabalhos o vereador Eldo Orlandini (PMDB).

Em Estrela, o técnico agrícola, Normélio Beuren, assumiu hoje o cargo de secretário da Agricultura. Ele substitui a Paulo Scheeren, que deixou o cargo, para concorrer a vereador nas eleições de outubro.
        
No dia 16 de abril, o município de Coronel Pilar completa 12 anos de emancipação, e, para celebrar a data será realizada uma extensa programação, envolvendo escolas, comunidades e bairros. De  09 a 15 de abril haverá hora cívica todos os dias, inaugurações de asfalto, início de obras, melhorias de estradas, obras comunitárias,  atividades artísticas, encontro de idosos e Dia Municipal do Frango.   
         
A Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto de Muçum abriu as inscrições para o 1º Festival Estudantil de Música. O festival é destinado para estudantes regularmente matriculados na rede pública, particular e nas faculdades situadas no Vale do Taquari. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 04 de maio e o regulamento está disponível no site da Prefeitura de Muçum. .
       
Sábado, no Parque dos Dick, em Lajeado, foi escolhida a corte das soberanas da Expovale 2012, evento que acontece de 09 a 18 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Concorreram 20 jovens e a escolhida como rainha foi Kélli Ludwig – 21 anos, da cidade de Poço das Antas, e, as princesas eleitas foram as estrelenses, Letícia Birck e Jéssica Junqueira.
           
O diretor do Departamento da Agroindústria Familiar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Ricardo Fritsch, e o engenheiro agrônomo, Mauro Stein participaram da reunião dos prefeitos dos Vales do Taquari e Rio Pardo realizada na última semana em Boqueirão do Leão. Eles abordaram a formalização de agroindústrias e ouviram reclamações pela demora na liberação das licenças ambientais, que estariam atrasando o início das atividades destes empreendimentos.
        
A Estação Rodoviária de Arroio do Meio, classificada de terceira categoria é uma das 282 do estado, que estão em situação irregular e mesmo existindo um contrato que termina em 2013, nunca passou por licitação. Desde a sua criação em 1954, a Rodoviária de Arroio do Meio é administrada pela mesma família, com sucessão de gerações.
       
O líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, reuniu-se na semana passada com integrantes do seu partido do município de Cruzeiro do Sul. No encontro foram abordadas questões relacionadas as eleições municipais deste ano.         

A exemplo da maioria dos municípios da região, Pouso Novo começa a investir no turismo. No dia 15 de abril acontece a primeira caminhada  orientada, saindo às 9 horas da sede, e, seguindo por uma trilha de quatro quilômetros até uma gruta, na localidade de Forqueta Alta.   
        
O serviço de Correios será ampliado na região. A Gerência Regional dos vales do Rio Pardo e Taquari, confirmou que os municípios de Capitão, Coqueiro Baixo, Itapuca, Sério, Canudos do Vale, Forquetinha e Westfália, terão as suas agências completas ainda neste ano. Nestes municípios existem atualmente os postos comunitários que são parcerias das prefeituras com o Correio.

Além do vereador César Leandro Mármit de Cruzeiro do Sul que trocou em setembro do ano passado o PMDB pelo PP, também corre risco de perda do mandato atual, o vereador Odilo da Costa, de Colinas, que deixou o PMDB para ingressar no PTB. Nas duas situações, já existe o parecer pela perda do mandato, emitido pela Procuradoria Geral da Justiça Eleitoral. Eles podem perder os mandatos, mas nada impede que concorram nas eleições de outubro.
       
A administração municipal de Arroio do Meio anunciou que a iluminação ao longo da RS 130, será ampliada, numa extensão de mais de 2,5 kms. Serão colocadas mais 134 luminárias entre o acesso ao Bairro Aimoré até o acesso Pituca.
       
A Prefeitura de Estrela vai investir 755 mil reais em iluminação da BR 386, no trajeto da ponte sobre o Rio Taquari até o trevo que dá acesso ao centro da cidade.

A Câmara de Vereadores de Coqueiro Baixo realiza hoje, às 18 horas, mais uma sessão ordinária.       

Nos municípios de Fazenda Vilanova, Roca Sales, Venâncio Aires e Nova Bréscia, os poderes legislativos realizam sessões ordinárias hoje, às 19 horas.

A Secretaria da Saúde de Arvorezinha está implantando o Programa Estratégia de Saúde da Família. Todas as famílias serão atendidas através deste programa e para facilitar o atendimento, o município será dividido em três áreas, sendo que cada uma contará com 12 profissionais, entre agentes de saúde, médico, técnico em enfermagem e auxiliar. 

A aluna do Curso de Letras – Português/Espanhol da Univates Karen Daniela Pires, 28 anos, de Lajeado, é a única representante brasileira no evento “Estudantes num encontro pela solidariedade e justiça”, que iniciou ontem e ocorre até o dia 08 de abril, nas cidades de Havana e Matanzas, em Cuba.

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) promoveu na última sexta-feira a primeira reunião-almoço do ano. A atividade ocorreu na sede social da entidade, em Lajeado, e teve como destaques as apresentações do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Lajeado.

A Secretaria da Saúde de Travesseiro promoveu alteração no atendimento médico do pediatra que passa a ser realizado nas quartas-feiras a tarde.

A possibilidade de saída do PDT do governo Dilma Rousseff foi discutida nos encontros regionais do partido durante o final de semana em Guaporé e Lajeado, coordenados pelo presidente estadual, Romildo Bolzan Júnior. Os pedetistas sinalizam para a adoção de posição independente no governo federal, inclusive com a entrega de todos os cargos, como a melhor alternativa partidária neste momento. A queixa da sigla é com a demora na indicação do Ministro do Trabalho.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado promove na próxima quinta-feira, dia 05, o evento Paixão de Cristo – Messias da Paz. O espetáculo terá início às 20 horas, no Parque dos Dick, e levará ao público uma atração com cerca de 120 atores de Lajeado e região. A encenação contará com três grupos teatrais do município: Tribo de Arte Dramática, do Bairro Centro, Vira Arte, do Bairro Conservas, e Brotos de Teatro, do Bairro Jardim do Cedro.

Marcado para  às 10 horas, do dia 09 de abril, o leilão presencial na Prefeitura de Colinas, para a compra de uma Van, destinada a Secretaria de Saúde. O edital do leilão está a disposição na prefeitura.
       
A Junta de Serviço Militar de Capitão realiza este mês o Alistamento Militar para os jovens da classe de 1994. Para realizar o alistamento, o jovem deve comparecer na Junta, localizada na Prefeitura, apresentando Certidão de Nascimento, CPF, Identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4.
     
Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela.

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari tem o seu próximo encontro no dia 12 de abril, na cidade de Encantado.

Em Muçum as apresentações da Paixão de Cristo estão marcadas para os dias 06 e 07 de abril, às 20 horas e 30 minutos, no morro da Matriz. A entrada é franca.

A próxima reunião da UAME (União das Associações de Moradores de Estrela) será dia 12 de abril, na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias.

A Junta de Serviço Militar de Roca Sales realiza até o dia 30 de abril, o alistamento militar para os jovens que completam 18 anos, em 2012.  
           
De 13 a 15 de abril, acontece em Putinga, a Leitão Fest. A programação está definida com diversos eventos técnicos direcionados a suinocultura.


Os produtores rurais de Capitão devem procurar a Secretaria da Agricultura até o final deste mês, para realizar a Declaração Anual de Rebanhos, procedimento obrigatório, inclusive para os criadores de aves e suínos. A não realização da declaração resultará em multa para o proprietário no caso de fiscalização.

Nenhum comentário: