Notícias Vale do Taquari - 2 de fevereiro

Notícias Vale do Taquari - 2 de fevereiro
A CNH tem um reajuste de 6,56%. O custo passa a ser de R$1.069,50. A região conta com Centros de Formação de Condutores, nas cidades de Lajeado, Estrela, Encantado, Arroio do Meio, Teutônia, Taquari e Venâncio Aires.
           
A Univates inscreve até o dia 28 de fevereiro, para o Curso de Formação de Instrutor Teórico-prático de Centro de Formação de Condutores (CFC). O interessando deve ter pelo menos 21 anos de idade, ser habilitado há pelo menos dois anos como condutor de veículo automotor, possuir Ensino Médio completo e se submeter a seleção psicológica.
           
A CDL de Arvorezinha promoveu na semana passada um treinamento com os lojistas da cidade. A qualificação faz parte do programa “Q Comércio”, idealizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul
                     
O município de Taquari não aproveitou a abertura na lei para aumentar o número de 9 para 11 vereadores, mas agora tramita na câmara, o projeto que fixa a remuneração do prefeito, vice e vereadores da próxima legislatura. A proposta é de um aumento de 40%.
           
A assessoria jurídica da Prefeitura de Arroio do Meio confirmou que o contrato do município com a empresa Kopp está sendo rompido com base nas denúncias de irregularidades contratuais e com os possíveis favorecimentos à empresa, em detrimento dos cofres municipais. Ao total são 16 pontos com radar digital duplo e outros dez chamados pardais que estavam funcionando desde 2008 e devem ser retirados na próxima semana.
           
Depois de uma campanha intensiva, reapareceram os doadores de sangue que normalmente abastecem o Hemovale, junto ao Hospital Bruno Born, em Lajeado e que atende 25 outros hospitais da região. Segundo o administrador do Banco de Sangue, Virgílio Göerg, no ano passado ocorreu um pequeno acréscimo de doadores, mas a demanda também cresceu.  
           
Justificando a realização da Fecarpa, Roca Sales possui a Associação Rocasalense de Piscicultura, criada em 1992, tendo como objetivo de unir os produtores e aumentar a produção de peixes no município.  Atualmente, a entidade é presidida por Lourenço Bertoldi, conta com 72 produtores filiados que somam 353 açudes, com um total de 46 hectares de área alagada. A produção anual é de 80 a 100 toneladas de peixe.
           
A Emater de Travesseiro levanta dados junto a famílias rurais com interesse em participar do novo programa do Governo Estadual para construção de micro açudes e cisternas. O projeto terá os moldes de programas anteriores, com a parceria entre estado e agricultor, de 50% para cada na construção de cisternas. Na construção de açudes, a parceria tem a proporção de 20% para o Estado e 80% do agricultor.
           
O expediente administrativo da Câmara de Vereadores de Encantado continua em turno único, das 7h às 13h. O expediente em dois turnos volta somente no dia 13 de fevereiro.
           
As câmaras municipais de Nova Bréscia e Coqueiro Baixo tiveram sessões ordinárias durante janeiro e entram em recesso neste mês, voltando as atividades normais em março. Outrascâmaras como de Capitão, Travesseiro e Arroio do Meio, continuam com dois meses de recesso.
           
Realizada mais uma reunião da diretoria e colaboradores da Associação Expofeira de Progresso, para preparar a segunda edição do evento, que ocorre nos dias 30 de novembro, 1º e 02 de dezembro de 2012. No encontro ficou estabelecido que a feira será realizada na sede do Grêmio Esportivo Gaúcho.
           
A Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza hoje, às 17 horas, a sua primeira sessão ordinária do ano. Na ordem do dia está o projeto que cria a Secretaria de Assistência Social. Os trabalhos serão presididos pelo vereador Lairton Heineck.

A Defesa Civil do Estado divulgou que da macro regional dos vales com sede em Lajeado, 54 municípios decretaram situação de emergência e  21  solicitaram a ajuda humanitária, mas só 8 cumpriram a parte burocrática para receber os benefícios. São eles: Nova Bréscia, Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Mato Leitão, Gramado Xavier, Soledade e São José do Herval. Outros 12 municípios ainda devem ser contemplados, entre eles, Roca Sales, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados, Ilópolis, Travesaseiro e Pouso Novo.
           
O deputado estadual Lucas Redecker foi escolhido como o novo líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, em substituição ao deputado Jorge Pozzobom. 
           
A bancada do PDT decidiu não apoiar o projeto de inspeção veicular e reafirmou, após encontro na sede do partido, ser contra a prorrogação dos pedágios. Os trabalhistas mantêm posição da bancada em defesa dos pedágios comunitários.

O novo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alexandre Postal (PMDB), e os demais membros da Mesa Diretora para o período de 31 de janeiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013 foram eleitos e empossados em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro. A nova composição da Mesa  foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que, com 48 votos favoráveis, confirmaram o acordo pluripartidário que garante o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas ao longo da 53ª Legislatura.

Na próxima sexta-feira, dia 03, acontece a troca de comando na Secretaria de Agricultura de Encantado. O atual secretário, Sander Bertozzi, voltará para Câmara de Vereadores, assumindo a secretaria, André Boeri, servidor concursado e que trabalha há 14 anos na Prefeitura.
           
A Secretaria de Saúde de Imigrante programa para hoje, quinta-feira, dia 02, a primeira das reuniões voltadas para a saúde do homem. A partir das 20 horas, no salão comunitário de Daltro Filho, ocorrem palestras médicas que enfocam temas como: câncer de próstata e de pele, colesterol e diabetes. Na 6ª-feira a noite, a programação se repete, no Centro Comunitário Evangélico da sede.

Em Roca Sales encerram hoje, dia 02, as inscrições para a etapa municipal do concurso Garota Verão 2012. As meninas interessadas podem inscrever-se no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Podem participar do concurso candidatas de 14 a 18 anos. A escolha ocorre no dia 04 de fevereiro, sábado, na Praça Júlio Lengler, a partir das 21h. A etapa regional ocorrerá no dia 25 de fevereiro, em Lajeado, a partir das 21h, no Parque dos Dick. A menina com maior pontuação receberá uma moto Lead 0 km da Valecross. Já a fase final acontecerá no dia 1º, 2 e 3 de março, em Capão da Canoa.

A Secretaria da Agricultura de Lajeado recebe até o dia 16 de fevereiro, as encomendas de sementes de forrageiras (aveia, azevém e ervilhaca) e calcário. No ato da encomenda deve ser apresentado o Talão de Produtor Rural e o CPF do agricultor.

Nenhum comentário: