Notícias Vale do Taquari - 11 de fevereiro

Notícias Vale do Taquari - 11 de fevereiro

O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, recebeu a visita do Gerente da Caixa Econômica Federal de Arroio do Meio para assinatura do contrato de repasse de verba de 97 mil e 500 reais para aquisição de um caminhão distribuidor de dejetos líquidos, compra que terá a contrapartida da prefeitura de mais de 120 mil reais.

Em Capitão as atividades nas escolas municipais serão retomadas na próxima semana.  Na segunda-feira, os professores participam de palestra motivacional. Na terça-feira, dia 14, ocorre o planejamento das atividades para este ano. Na quarta-feira, dia 15, será feita a organização do espaço físico. Já as aulas reiniciam na quinta-feira, dia 16.

Neste final de semana serão realizadas diversas festas em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, sempre junto a grutas, com bênção da saúde e festejos populares. Neste sábado, a partir das 9h, a festa será em Relvado. Domingo será em Linha Alegre - divisa de Capitão com Palmas - Encantado, e na cidade de Pouso Novo. Em Itapuca – Anta Gorda, haverá romaria na manhã de domingo, sendo que a festa prossegue até segunda-feira.
           
Termina o turno único no expediente da Câmara de Vereadores de Encantado. Na próxima segunda-feira volta o expediente normal.
           
Encerra no final de semana a Festa da Uva na sede do Distrito de Tuiuty – Vale do Rio das Antas, Bento Gonçalves. Haverá passeio de “tuc-tuc” (veículo rústico usado no trabalho agrícola), colheita da uva e elaboração de vinho, além de outros eventos gastronômicos.  
           
Os agricultores de Coronel Pilar podem se cadastrar para os serviços de máquinas pesadas. Este cadastro deve ser feito na Secretaria de Agricultura.
           
O Carnaval de Rua de Fazenda Vilanova será realizado no dia 24 de fevereiro, a partir das 21 horas, na Avenida Rio Grande do Sul. Estão confirmadas as participações de uma Escola de Samba de Porto Alegre, Escola Inhandava de Bom Retiro do Sul e Bloco dos Palhaços de Lajeado, além do bloco Foliões da Fazenda.
           
A Campanha da Fraternidade deste ano terá como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. O lançamento ocorre no dia 22 de fevereiro. As paróquias estão recebendo o material para realização da campanha.
           
Na próxima segunda e terça-feira, haverá feira de roupas usadas junto ao Departamento de Assistência Social de Cruzeiro do Sul.
                       
Em Dois Lajeados, o Carnaval de Rua ocorre no dia 19 de fevereiro, a partir das 20 horas, junto a Praça central da cidade. O evento conta com o apoio da administração municipal.
           
A reunião extraordinária realizada no Fórum de Lajeado resultou em acordo dos promotores do tradicional “Carnaval Tentação da Folia” de Santa  Clara do Sul e judiciário, mantendo uma tradição de 35 anos. O evento estava vetado a partir de um abaixo assinado de um grupo de 80 moradores vizinhos da sede do Centro de Reservistas. A prtir da intermediação do promotor Carlos Augusto Fioriolli, foi assumido oficialmente a execução de uma série de procedimentos, atenuando os efeitos maléficos da sonorização e a realização de obras com projetos técnicos, antes de completar um mês depois do evento, programado para o dia 20 de fevereiro.  

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro está recomeçado o Projeto Piloto Programa Nacional de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. Todas as propriedades do município serão visitadas e os bovinos testados para as duas doenças. O trabalho a exemplo da primeira edição será feito em parceria entre Produtores e Prefeitura. Nesta edição da campanha será feito somente um teste em cada animal, para manutenção dos certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose.

O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, reassumiu o cargo nesta semana, após o período de férias em que esteve a frente da Prefeitura o vice-prefeito Sérgio Nied.

O PPS protocolou representação na Procuradoria da República no Distrito Federal pedindo abertura de inquérito para investigar prática de corrupção passiva pelo ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci. Ele é suspeito de cobrar propina de fornecedores do órgão e enviar U$ 25 milhões para contas no exterior.

Para garantir a presença de seu homenageado no Sambódromo, a escola de samba Gaviões da Fiel prepara um esquema especial para que o ex-presidente Lula possa desfilar. A escola, que entrará na avenida na madrugada do dia 18 pelo grupo especial de São Paulo, pretende colocar uma cobertura de acrílico no carro em que o ex-presidente será destaque para que, caso chova, ele fique protegido. Lula ainda não recebeu o aval da equipe médica para participar da homenagem.

O deputado Vieira da Cunha (PDT) evitou comentar a expectativa do partido para que ele seja indicado como novo ministro do Trabalho. O pedetista desconversou e afirmou que tem acompanhado pela imprensa que é o favorito ao cargo. Ele admitiu que os problemas internos do PDT retardaram a decisão da presidente.

Domingo, 12 de fevereiro, é o dia do Vestibular Complementar da Univates. A prova única de redação será aplicada das 13h30min às 16h30min no Câmpus Lajeado, no Prédio 12, e no Câmpus de Encantado. Os candidatos deverão chegar ao local da prova, com antecedência mínima de 30 minutos, munidos de documento de identidade, comprovante de inscrição, lápis, borracha e caneta preta ou azul. O vestibulando não poderá entregar a grade de resposta antes das 15h. Os resultados do processo seletivo serão publicados até a próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, no site da Univates. As matrículas deverão ser feitas no Setor de Atendimento ao Aluno, Prédio 9, Câmpus Lajeado, nos dias 16 e 17 de fevereiro, das 8h às 11h30min e das 13h às 22h.

Os meses de março e abril vão marcar uma importante e decisiva fase no futuro dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Durante esse período, a população dos 118 municípios gaúchos de abrangência da Bacia será ouvida em consultas públicas. As atividades serão realizadas em cinco municípios e o primeiro a receber seus moradores e de cidades vizinhas será Lajeado, no dia 8 de março. A atividade será realizada na Univates.

Ao tomar conhecimento das ofertas das prefeituras de Teutônia e de Forquetinha, para atração de investimentos das Bebidas Fruki, o prefeito de Fazenda Vilanova, José Cenci, ampliou a sua proposta. Vilanova está oferecendo uma área de 20 hectares de terras com frente para BR 386, onde já existem estudos sobre a existência de água de boa qualidade. O município também se propõe a auxiliar na implantação de infraestrutura no local.
           
A Secretaria de Turismo em Lajeado ainda não conseguiu efetuar a retirada da ornamentação natalina. Segundo o secretário Gerson Teixeira, o problema esta na burocracia da licitação para contratação de uma empresa para executar este serviço.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado promove na próxima terça-feira, dia 14, uma reunião com o objetivo de apresentar o balanço do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá na sala de reuniões da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), com início às 8h15min.
           
A comunidade de Linha Alegre – Capitão prepara a tradicional festa junto a gruta, com acesso por Linha São Jacó, ou por Palmas Encantado. Os acessos foram melhorados e da mesma forma o espaço para estacionamento. A programação ocorre domingo, dia 12, iniciando com missa às 10 horas seguida de bênção da saúde, almoço e a tarde, reunião dançante no salão anexo.
           
Vigora a partir deste sábado, o aumento de passagens de ônibus, táxi e táxi-lotação na cidade Lajeado. O acréscimo de 8,3% nos valores foi aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito, mas o pleito era de 12%. A passagem de ônibus passa de R$2,40 para R$2,60.
           
O prefeito de Capitão, César Beneduzi, acompanhado pelo vereador Auri Ziem (PDT), estiveram na Secretaria Estadual da Habitação e Saneamento, em Porto Alegre, para realizar a entrega de um ofício destinado ao Secretário Marcel Frison, solicitando recursos para ampliação da rede e melhorias na distribuição de água no centro da cidade.

Nenhum comentário: