Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 09.02.12


Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 09.02.12

MAGRI-INVENTIVA:Por enquanto, não tem.

FRASE: "Por que as semanas sempre demoram tanto e as férias passam tão rapidinho?" (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo)

Professora Denise Goulart participou do Forum Social Temático em Porto Alegre. A ministra Maria do Rosário, uma das palestrantes, a convidou, como liderança dos trabalhadores em educação, para conhecer e auxiliar na Política Nacional de Educação em Direitos Humanos. Logo Denise estará indo a Brasilia para discutir essa política.

Secretário da Agricultura de Estrela propôs ao prefeito Celso Brönstrup que o municipio bancasse 50% do custo do milho do troca-troca, devido a estiagem. Nesse meio tempo o Governo Estadual também liberou parte do pagamento, os agricultores não precisarão pagar nada pelo milho troca-troca este ano. Nem as sementes da safrinha.

Dia 10 de março, janta-baile da Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros - AMBAPI. Uma das últimas entidades a servir o churrasco na mesa, no espeto. Na ocasião acontece a posse da nova diretoria, quando Pedro Mallmann entrega seu cargo de presidente para Valmir Endres. Animação da Banda Sinfonia Ativa.

Concurso da RBS Garota Verão, fase de Estrela, realmente está com tudo. Organizado pela Sociedade Rio Branco, são 23 as candidatas a representar o nosso municipio. Desde 2005, me parece, que Estrela não participava do concurso. Não por falta de mulher bonita. Parabéns a quem está organizando.

Vereadores de Estrela continua em férias. Por certo, deveriam voltar com Sessão Ordinária, dia 20. Mas a data cai na véspera do Carnaval. Será que eles vão espichar as férias mais uma semana, ou vão se reunir normalmente? Caso seja decretado Ponto Facultativo, não é obrigatório fazer feriado, a Sessão pode ser realizada normalmente. Quero crer que o Legislativo volte ao trabalho normal, ainda mais que 2012 é ano de eleições.

Li na Coluna do Mazzarino (A Hora) que uma nova Dobradinha está se formando para concorrer a prefeito e vice, nas eleições de outubro. Elmar Schneider (PTB) para prefeito e Paulo Argeu Fernandes (PDT) para vice. Não consegui contato com nenhum dos dois, mas o Schneidinha está em plena campanha como pré candidato a prefeito. Isso não é novidade para ninguém. Nos próximos dias veremos o que tem de real nessa informação. Agora que teremos ainda muita novidade até março, com certeza teremos.

O Senador Paulo Paim (PT) registrou, em plenário, a aprovação, em janeiro, a "Carta dos Aposentados Pensionistas e Idosos", por cerca de quatro mil líderes dos aposentados de todo o País que se reuniram em Aparecida-SP. O evento foi promovido pela Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, CGTB, CTB, Força Sindical, CUT, UGT, Nova Central, Fapesp e da Associação de Aposentados e Pensionistas de todos os Estados. Paim lembrou que o Senado aprovou as propostas de recomposição dos valores das aposentadorias e o fim do fator previdenciário. Segundo Paim, agora tem que ser feita pressão sobre os deputados federais, para eles fazerem a sua parte.

Mais uns ventinhos e novamente vários cortes no fornecimento de energia elétrica. Que está havendo? Tentei ligar para a AES Sul segunda-feira por volta da meia noite, fiquei 12 minutos ouvindo musiquinha e desisti.

E daí, pessoal, todos prontos para o Carnaval? Fantasia pronta? Samba no pé?Então falta escolher um local para ir. Porque por aqui, fora o esforço da Secretária Belkis Carolina Calsa e a Escola de Samba Renascer, não tem nada. Carnaval de Salão, nem se fala. Que pena. Como eram esperadas as noites carnavalescas... O Grito de Carnaval da Sociedade Rio Branco, bailes de sábados e segundas-feiras na Soges, domingos e terças-feiras no Rio Branco e depois o Enterro dos Ossos na Soges. Lotava todas as noites. E as Escolas de Samba Mensageiros da Alegria e Falácios em Brasa... Onde será que estão? Que pena.

Cada vez que vou a Porto Alegre, fico abismado com o andamento das obras de duplicação da BR 386, trabalho da Iccila e Conpasul. Realmente é algo fantástico. Agora, leio que as obras podem parar, devido ao ainda não resolvido problema com a aldeia de índios. Estranho é que o assunto, que nada tem a ver com as construtoras, era sabido pelo Governo desde o início. Por que ainda não foi resolvido? Os índios até trancaram a rodovia. Era só o que faltava, termos as obras paralisadas.

Prefeito Celso Brönstrup está de férias. Aposto que ele não está descansando e sim, alinhavando acertos para a eleição que vem aí. Mas novidades mesmo, deveremos ter só a partir de março. Se bem que os bastidores estão quietos, mas não parados.

A Câmara de Vereadores terá 13 edis, a partir do próximo ano. A maioria dos nove atuais, deve se reeleger. Alguns dependem das coligações. Mas que tem vários pré candidatos que já se consideram eleitos, ah, isto tem. Se todos passassem, faltariam muitas vagas no Legislativo. Filósofos Políticos alertam: De cada 10 votos prometidos, 100% certos, considere apenas um válido. Assim não acontecerão tantas decepções.

Estamos em período de férias, mas mesmo assim está cada vez mais dificil achar vaga de estacionamento no centro de Estrela. Quero ver quando acabar o período de férias e todos voltarem ao trabalho. Vai ficar cada vez mais complicado.

Nenhum comentário: