Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 02.01.12 - Luca


Luiz Carlos Freitag

Minha Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 02.01.12

MAGRI-INVENTIVA: Por enquanto, não tem.

FRASE: "Contribuinte é o único cidadão que trabalha para o Governo sem ter que prestar concurso"(Filósofo Político no Salão do Hermes e do Leonardo)

Deputado Estadual Edson Brum (PMDB) preocupado com a classe produtora de suinos. Motivo: Vai faltar milho, devido a estiagem. "É que desde 2008, só 2010 teve um resultado razoavel". O Estado terá de importar em torno de tres milhões de toneladas de milho - custo superior a um e meio milhão de Reais. Um dos caminhos seria o Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho autorizar a realização de leilões com subvenção.

Marco Wermann (PT), presidente da Comissão de Constitução de Justiça da Câmara, reuniu colegas, Brigada Militar, Polícia Civil e imprensa com técnicos da Olicenter. Eles, junto com o responsavel pelo trânsito Laone Heiermann, explanaram o projeto de instalação de oito câmeras de vigilância. Tudo ficou bem explicado agradou aos presentes.

As câmeras ficarão dentro de domos com um giro de 360º, zoom de 36 vezes. visualização com qualidade até 800 metros e alcancede 1.500 metros. Armazanagem de 10 dias, podendo ser ampliado para 30. Investimento de R$ 250 mil se for só com fibra ótica, caindo para pouco mais de R$ 200 mil se puderem ser utilizadas as torres de telefonia celular.

E o prefeito Celso Brönstrup, cansou de esperar: Vai bancar a iluminação da BR 386 desde a metade da Ponte sobre o Rio Taquari, até a passarela sobre a BR 386, na Coronel Brito. Realmente a espera está cansando. Por falar nisso, quando o Governo Federal vai liberar a verba para o túnel sob a BR 386, ligando a Coronel Brito com a João Lino Braun? O projeto já está feito há horas e quem fez, foi também a prefeitura. A propósito: Lajeado também encaminhou, esta semana, um projeto para um túncel sob a BR 386. Como Lajeado pode fazer tudo, adivinha prá quem o Governo Federal vai liberar a verba primeiro?

Celço Machado, presidente da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, não cabe em si de satisfeito. É que a Garota Uame de 2009, Aline Franciele Orsolin, além de ter sido eleita Miss Estrela. agora também é a Miss Rio Grande do Sul Mundial. E ela vai representar a UAME, Estrela e o Rio Grande do Sul, no concurso Miss Brasil Mundial, em maio, em Minas Gerais. Podemos nos preparar para comemorar mais um título. Ah, e o Celço está adiantando: A UAME vai continuar na vanguarda da beleza: Ele e a diretoria da entidade acreditam que a próxima Miss Estrela deverá ser a atual Garota UAME, Júlia Fernanda Tomasi. Casaulmente, ela também representa o bairro Cristo Rei.

Teve azar o Lajeadense, na inauguração de sua nova Arena. Estádio maravilhoso, ótimo local, só que a primeira partida oficial, foi uma derrota para o Caxias. Dois a zero. Infelizamente. Vai ficar na história. "Ainda bem que o primeiro gol na nova Arena, foi de um jogador do Lajeadense. Pena que foi contra", disse um gozador, no Salão do Hermes e Leonardo.

Estrela está no foco do bicicross gaúcho. Dentro da programação do Viva Verão/Smel/ 2012, a Federação Gaúcha de Ciclismo e a Associação Estrelense de Bicicross abrem aqui o calendário estadual de eventos esportivo, modalidade Bicicross. Segundo o titular da Smel, Nardir Rosemundo Stefens, o Gardel, o Desafio Viva Verão BMX 2012 acontece dia quatro de fevereiro na Pista Municipal de Estrela, junto ao Parque Princesa do Vale. Inicia as 15h.

Terça-feira à tarde, deu um ventinho em Estrela e faltou luz. Até cairam postes no bairro Boa União. Pelo estado em que se encontram alguns deles - tanto na Boa União como em outros bairros - até tivemos sorte que cairam poucos. Mas alguns locais, como o bairro Pinheiros, ficou aproximadamente 12 sem energia elétrica.

Esta é interessante: O Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Cruz Alta, está entre as 27 instituições de saúde gaúchas, credenciadas para retirar próteses de silicone com defeito (ZH 270112 pg 3). Pena que este hosptial foi FECHADO em 2009 e o prédio até foi vendido em leilão, no ano passado.

Enviei um e-mail para o Senador Paulo Paim (PT), mostrando a preocupação dos aposentados na informação de que a presidenta Dilma e o ex-Lula queriam tirá-po do Senado, dando-lhe um Ministério qualquer, para "tirar a pedra do sapato", pois ele é o único parlamentar que luta pelos aposentados. Recebi a seguinte resposta de Luciana Vieira, do Gabinete de Paulo Paim: "O Senador não recebeu nenhum convite oficial para ser Minsitro. Acreditamos que sejam especulações da imprensa. Tenha certeza que o Senador continuará a sua luta em favor dos aposentados. Tudo que estiver ao seu alcance, ele fará". Ótimo. Continuamos então, a contar com ele. Pelo que conheço ele, acho que ele cherará lá.

Olhaí a informação que está surgindo, no meio político: Um ou mais partidos, nos próximos dias, deverão mudar o presidente. Quem? Aguardemos...

Renato Worm, gerente da Rádio AM 820, resolveu fazer uma homenagem diferente para o Lauro Schmitt. Ele é locutor da Rádio Alto Taquari há 40 anos - completa este mes. Pois o Renato chamou ex-colegas, que trabalharam com ele, para deixar gravada uma homenagem pela data. A gravação foi ao ar ontem pela manhã. Foi uma baita surpresa. Pena que não pudemos juntar mais ex-colegas da épcoa, mas muitos não moram mais por aqui e alguns, infelizmente, já partiram desta para uma melhor. Mas fica aqui também a homenagem ao Lauro Schmitt pelos 40 anos de Rádio Alto Taquari - hoje AM 820.

Nenhum comentário: