Almanaque Aepan-ONG - Dia 31 de janeiro

Hoje dia 31 de janeiro de 2011

Almanaque Aepan-ONG:
Dia de São João Bosco – santo da Igreja Católica.
Dia Internacional do mágico
Dia do Engenheiro Ambiental no Brasil
Dia da Solidariedade
Aniversáriodo Bom Retiro do Sul – 52 Anos

Hoje na História:

1876 – Os índios são obrigados a mudarem-se para reservas indígenas, pelo governo dos Estados Unidos da América.
1918 – A Alemanha realiza um ataque aéreo a Paris, soltando 14 mil bombas sobre a cidade.
1956 – Posse do presidente Juscelino Kubitschek no Brasil, assegurada pelo Movimento de 11 de Novembro.
1958 – Os EUA lançam seu primeiro satélite, o Explorer I.
1961 – Posse do presidente Jânio Quadros no Brasil.
1986 – Encerram-se as exibições do programa Sítio do Picapau Amarelo na Rede Globo. O programa só voltaria a ser transmitido em 2001.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 31 de janeiro de 2011


Estrela-RS em obras


NOTÍCIAS REGIONAIS – 31-01-2011 – 2ª FEIRA


Arrasa Estrela
Promoções movimentam o comércio a partir da primeira quinzena de fevereiro

Desde o início de janeiro, promoções para vender os estoques do fim de ano entraram em cena na região.

A maioria das lojas apostou em descontos e prazos próprios na intenção de manter o ritmo de vendas do fim de ano e abrir espaço para os produtos de meia estação.

A partir da primeira quinzena de fevereiro começam as ações conjuntas para aproveitar o poder da propaganda e aumentar a atração de clientes.

Prazos e descontos ficam ao cargo dos lojistas, embora a tendência seja um aumento de 20% em relação a janeiro.
Entre as promoções conjuntas, estaduais e municipais, destacam-se o Liquida Lajeado, o Arrasa Estrela e o Liquida Tchê.

Na região serão mais de 300 empreendimentos com descontos de 30% a 70%.

Estrela
A promoção de liquidação de estoques promovida pela CDL com o apoio da prefeitura municipal e banco Sicredi foi denominada “Arrasa Estrela” e ocorre na quarta e quinta-feira em horário normal e no sábado com lojas abertas até às 17h.

A segunda edição da promoção que substitui o Liquida Estrela oferece artigos de vestuário, eletrodomésticos e materiais de construção com uma média de descontos entre 30% e 40% que em alguns casos pode alcançar 70%.

As cerca de 40 lojas participantes serão identificadas com materiais gráficos da promoção que será divulgada na mídia regional e em uma faixa no pórtico da cidade.


Atendendo à solicitação de suinocultores gaúchos e tendo em vista medida adotada por Santa Catarina, a ACSURS encaminhou pleito para secretárias estaduais.

Após encerrar o ano de 2010 em uma fase de alta nos valores pagos pelos suínos, os suinocultores gaúchos, através da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS encaminharam uma solicitação de isenção de ICMS para a carne suína no Estado ao Governo do Estado.

Segundo Valdecir Luis Folador, a iniciativa se deve ao fato de que no último mês os preços recebidos pelos produtores apresentaram significativa queda e, também pelo fato do Estado de Santa Catarina ter beneficiado seus produtores com essa medida.

Em Capitão foram concluídos os trabalhos de pavimentação da Avenida Airton Senna e da estrada geral em direção a São Domingos. A pavimentação feita com paralelepípedos tem extensão de 6.980 metros quadrados e foram investidos mais de 320 mil reais na obra.

As secretarias de Agricultura e Obras de Travesseiro estão trabalhando com as retroescavadeiras na cobertura de montes de silagem. Por esse motivo os atendimentos de serviços particulares estão atrasando.

Capitão contemplou em 2010, 630 agricultores registrados no município pelo programa da bonificação. Os agricultores foram divididos em cinco grupos e juntos receberam como forma de incentivo a produção registrada no talão de produtor mais de 120 mil reais, valores que variam de 50 até 800 reais de acordo com a produtividade de cada propriedade.

Reiniciam hoje, as atividades das 23 escolas municipais de Educação Infantil de Lajeado, com o acolhimento dos alunos matriculados. Para organizar o ambiente escolar, os funcionários destes educandários já retomaram as atividades nesta sexta-feira.

Em Teutônia o vice-prefeito Ariberto Magedanz assumiu a chefia do poder executivo. Até o dia 05 de fevereiro, o prefeito Renato Altmann estará de férias.

A posse dos 55 deputados estaduais
eleitos e reeleitos ocorre hoje, às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. Na solenidade, o deputado Adão Villaverde (PT), será empossado na presidência da Casa.

Os contribuintes de Travesseiro tem até hoje, para efetuar o pagamento dos carnês do IPTU, ISS e da Taxa de Localização com desconto de 20%. Os carnês estão a disposição no Sicredi.

Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro. Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

Estão abertas até 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro. A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos. As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

Hoje inicia o curso “Controles financeiros para o comércio varejista”, promoção da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia em parceria com o Sebrae/RS. As aulas ocorrem no auditório da entidade, das 19 às 22 horas, e se estendem até o dia 04 de fevereiro.

Nos dias 1º, 02 e 03 de março, a Afubra realiza na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, a 11ª Expoagro. O STR de Lajeado está organizando para o dia 02 de março, uma excursão para o evento. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da entidade, nos municípios de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela comunica que hoje a Unidade Básica de Saúde da Boa União está fechada para adequações na rede elétrica.

Almanaque Aepan-ONG - Dia 30 de janeiro

Hoje dia 30 de janeiro de 2011

Almanaque Stúdio News:


Dia do Pajador (em homenagem ao aniversario do Poeta e Pajador Jayme Caetano Braun)
Dia da Saudade.
Brasil: Dia Nacional dos Quadrinhos.
Dia de Santo Hipólito e Santa Jacinta Marescotti – santos da Igreja Católica.
Dia do Portuário
Dia do Mágico
Dia da Não Violência

Hoje na História:

1592 – É eleito o Papa Clemente VIII.
1649. O Rei de Inglaterra, Carlos I, é executado.
1933 – Adolf Hitler é nomeado Chanceler alemão pelo presidente Paul von Hindenburg.
1948 – Mahatma Gandhi é assassinado, aos 79 anos, por um hindu.
2007 – A Microsoft lança o Windows Vista.

Almanaque Aepan-ONG - Dia 29 de janeiro

Hoje dia 29 de janeiro de 2011

Almanaque Aepan-ONG:

Brasil: Dia do Jornalista
Dia Internacional do Hanseniano

Hoje na História:
1825 – É fundada a faculdade de medicina do Porto.
1886 – Karl Benz, inventa o primeiro motor automóvel movido a gasolina.
1943 – os presidentes Roosevelt, dos EUA, e Getúlio Vargas, do Brasil, se encontram na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
1959 – Os estúdios Disney lançam o longa-metragem A Bela Adormecida, clássico dos desenhos animados.
2005 – Gilberto Gil é aplaudido pelo discurso em defesa do Software Livre no Fórum Social Mundial.

História da Cerveja Polar em Estrela-RS


For Engster Airton dos Santos

In Brazil, the beer was slow in coming, because the Portuguese feared losing streak of the sale of their wines. The beer arrived in Brazil in 1808 brought the Portuguese royal family to move to the then colonial Brazil. It is reported that the king, an inveterate lover of beer, could not stay without consuming the drink.

Until the late 1830's, rum was the most popular alcoholic beverage in the country and beyond it, were imported liquors and wines of France in Portugal, especially to meet the nobility. During this time the beer was already produced, but in a homemade case made by families of immigrants to their consumption.

Thus begins the history of beer in Brazil, and every day brings new data and information that will be adding the already known. But what we propose is actually write a little about the history of beer in Star. Speaking of our history much closer as the negotiators, entrepreneurs and government, fulfilling its role, take care of what remains of the brewery Antarctica / Polar.

Our brewery was founded on October 10, 1912 under the name of "Limited Partnership Julius Diehl & Cia." The October 20, 1912 met the founders of the firm, to conduct the 1st call for funds. On October 22, was made the first deposit in the Bank Pelotense extinct. On October 24, were acquired in Ruschel 3 brothers and land, then the value of "Four Tales
Réis "as scripture by then notary Adolfo M. Ribeiro. The company Julius Diehl & Cia was officially registered on April 16, 1914. Beer Aurora was one of the leading brands of the company.

Later, the brewery was renamed to Kortz, Dexheimer & Cia, and succeeded by Luiz I. Mussnich. After his death came to be called Widow Luiz I. Mussnich. Already in 1945, under the corporate name of Star Brewery SA, the company was incorporated by a group of holy-Cruzense, with the promoter Mr. Jean Hanquet. This year the brewery is to be called the Polar S / A.

In its fiftieth year (1962) showed the company's commercial beer brand "dark-skinned" with the slogan: "Polar created the entire nation consecrated" or "beer more beer in Brazil." This time was still produced Chopp Polar beer in bottle or barrel launched in 1957, Guarana Frisante, Water Star, Orange Soda, Crystal Gas and Tonic Water. In the year of Golden Jubilee of the Star Brewery was as Manager Mr. Odilo A. Thomas, Assistant Director Mr Flavio
Jaeger and Ispetores sales Messrs Armindo Scheibe, Oscar Garcia and Jose Chaves Valerian Moraes. Technical Petar and Dragutin Hirtenkauf. Business Administration from Arnaldo J. Diel. This time the company made shipments to Ceara and Maranhao among other states of Brazil. In 1962 the taxes collected by the brewery were CR $ 70.000,000,00 (seventy million cruise).

In 1972 the Polar S / A is acquired by the Antarctica Paulista and from this date receive large incentives the city as a donation of land area in 1973 and 1987. It employed about 800 brewers.

Since 1992 is granted to children of brewers substantial value as a School Assistance and Health Plan to complete extensive family.

In 1995 the profit triples Antarctica / Polar in Rio Grande do Sul reaching R $ 46,853,000.00 (forty-six milhões oitocentos and cinqüenta three thousand reais). This year the Brewers received profits of the company.

In 1997 deepens the restructuring process started in 1992.

On July 02 from 1999 breaks the news of the mega-merger of the largest brewers in Brazil, ie, Brahma and Antarctica, made on April 19, 2000 after approval by CADE.

In 2001 the company closed on a few in Star. In 2002, massive layoffs of beer.

In 2004 Ambev news alliance with Global Interbrew Brussels. In the same year complaints of ammonia in Star.

On April 20, 2006 the multinational AmBev announced the closing of the brewery Star.

The building where it was Polar Brewery was acquired by the Municipality of Star and the private sector in 2008.

The streets Arnaldo J. Diel and Colonel Flores were reopened to the community.


For Engster Airton dos Santos

Almanaque Aepan-ONG

Hoje dia 28 de janeiro de 2011

Almanaque Aepan-ONG:

Dia do Comércio Exterior – Brasil.
Dia de São Tomás de Aquino – Santo da Igreja Católica.
Dia do Portuário.

Hoje na História:
1871 – Fim da Guerra Franco-Prussiana;
1935 – A Islândia torna-se o primeiro país do mundo a legalizar o aborto;
1943 – Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt participam da Conferência de Natal;
1954 – Fundação da Confederação Nacional do Transporte – CNT do Brasil;
2003 – Política de Israel: Ariel Sharon é reeleito primeiro-ministro de Israel.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 28 de janeiro de 2011.



NOTÍCIAS REGIONAIS – 28-01-2011 – 6ª FEIRA

Em Capitão foram concluídos os trabalhos de pavimentação da Avenida Airton Senna e da estrada geral em direção a São Domingos. A pavimentação feita com paralelepípedos tem extensão de 6.980 metros quadrados e foram investidos mais de 320 mil reais na obra.

As secretarias de Agricultura e Obras de Travesseiro estão trabalhando com as retroescavadeiras na cobertura de montes de silagem. Por esse motivo os atendimentos de serviços particulares estão atrasando.

Capitão contemplou em 2010, 630 agricultores registrados no município pelo programa da bonificação. Os agricultores foram divididos em cinco grupos e juntos receberam como forma de incentivo a produção registrada no talão de produtor mais de 120 mil reais, valores que variam de 50 até 800 reais de acordo com a produtividade de cada propriedade.

Reiniciam na próxima segunda-feira, dia 31, as atividades das 23 escolas municipais de Educação Infantil de Lajeado, com o acolhimento dos alunos matriculados. Para organizar o ambiente escolar, os funcionários destes educandários já retomaram as atividades nesta sexta-feira.

Neste sábado, dia 29, a partir das 09 horas, ocorre Feira do Peixe na propriedade de Dirceu Wilssmann, em Palmas – Arroio do Meio. Serão comercializadas carpas capim, húngara, cabeça grande e prateada. A feira é uma promoção da Secretaria de Agricultura e Emater de Arroio do Meio.

Em Teutônia o vice-prefeito Ariberto Magedanz assumiu a chefia do poder executivo. Até o dia 05 de fevereiro, o prefeito Renato Altmann estará de férias.

A posse dos 55 deputados estaduais eleitos e reeleitos ocorrerá na segunda-feira, dia 31, às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. Na solenidade, o deputado Adão Villaverde (PT), será empossado na presidência da Casa.

A sede do Governo do Estado transfere-se, neste sábado, dia 29, para cidade de Piratini, onde o governador, o vice-governador e os secretários debaterão com líderes locais as ações de combate à estiagem e o desenvolvimento da Região Sul. O objetivo da interiorização é estreitar os laços dos municípios e Estado, proporcionando aos cidadãos do interior a oportunidade de ter contato direto com os governantes.

Os contribuintes de Travesseiro tem até segunda-feira, dia 31, para efetuar o pagamento dos carnês do IPTU, ISS e da Taxa de Localização com desconto de 20%. Os carnês estão a disposição no Sicredi.

Hoje encerram as inscrições para a etapa Arroio do Meio do concurso Garota Verão. Interessadas podem se inscrever na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, junto ao prédio da Prefeitura. As candidatas devem ter idade entre 14 e 18 anos. O concurso será realizado no próximo domingo, dia 30, a partir das 19 horas, na Rua de Eventos, no Centro da cidade.

O I Carnaval Regional de Lajeado conta com 13 candidatos inscritos ao concurso de escolha da corte, que acontecerá neste sábado, dia 29, junto à festa dos 120 anos de emancipação do município. O evento realiza-se no Parque Theobaldo Dick, com início às 19h30min, com apresentação da banda de pop rock Raztilhos, escolha da Garota Verão de Lajeado 2011, show do grupo de pagode Na Moral, homenagem a Lajeado e show do grupo de pagode Pura Curtição. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

Encerra hoje o período de inscrições para o concurso Garota Verão de Lajeado. As jovens interessadas devem procurar a Casa da Cultura de Lajeado.

A Prefeitura de Lajeado aplica neste sábado, dia 29, as provas de concurso público para provimento de vagas em seis cargos na área da Educação. Os candidatos devem comparecer prédio 12 da Univates, onde a prova iniciará às 8h30min, sendo que é preciso estar no local com mínimo de 30 minutos de antecedência.

Será realizado neste sábado e domingo, no Parque do Imigrante, em Lajeado, o 11º Encontro de Fuscas e Derivados, numa promoção do Clube do Fusca de Lajeado.

Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro. Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

Estão abertas até 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro. A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos. As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

Na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, inicia o curso “Controles financeiros para o comércio varejista”, promoção da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia em parceria com o Sebrae/RS. As aulas ocorrem no auditório da entidade, das 19 às 22 horas, e se estendem até o dia 04 de fevereiro.

Nos dias 1º, 02 e 03 de março, a Afubra realiza na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, a 11ª Expoagro. O STR de Lajeado está organizando para o dia 02 de março, uma excursão para o evento. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da entidade, nos municípios de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Estrela comunica que hoje a Unidade Básica de Saúde da Boa União está fechada para adequações na rede elétrica.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 26 de janeiro de 2011


Lajeado-RS
Vale do Taquari - RS - Brasil - 26 de janeiro de 2011


A Prefeitura de Lajeado aplica neste sábado, dia 29, as provas de concurso público para provimento de vagas em seis cargos na área da Educação.
As provas se destinam aos cargos de Auxiliar de Bibliotecário, Instrutor de Banda Escolar, Regente de Coral Infanto Juvenil, Secretário de Escola, Professor Área I e Professor Área II - Séries Finais nas disciplinas de Computação, Educação Física e Língua Inglesa.
Os candidatos devem comparecer prédio 12 da Univates, onde a prova iniciará às 8h30min, sendo que é preciso estar no local com mínimo de 30 minutos de antecedência.


O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa microrregional do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova. O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.


Após vistoria e medições da Caixa Econômica Federal, as obras com recursos federais, em andamento em Travesseiro, tiveram o prazo de conclusão prorrogado.
Em construção a Praça da Cidade, o Ginásio junto a escola Criança Esperança e o salão de São João. Obras que foram interrompidas no período eleitoral por falta da liberação de repasse das parcelas da União, principal motivo do atraso no primeiro plano de conclusão.

O I Carnaval Regional de Lajeado conta com 13 candidatos inscritos ao concurso de escolha da corte, que acontecerá no próximo sábado, dia 29, junto à festa dos 120 anos de emancipação do município. O evento realiza-se no Parque Theobaldo Dick, com início às 19h30min, com apresentação da banda de pop rock Raztilhos, escolha da Garota Verão de Lajeado 2011, show do grupo de pagode Na Moral, homenagem a Lajeado e show do grupo de pagode Pura Curtição. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

O I Carnaval Regional de Lajeado será realizado no dia 05 de março, na Rua Santos Filho, a partir das 20 horas, com abertura do desfile pelo Bloco dos Palhaços de Lajeado. Na sequência virão os Acadêmicos da Alegria (Hidráulica/Lajeado), Unidos da Folia (Santo André/Lajeado), Irmãos da Opa (Taquari), Inhandava (Bom Retiro do Sul), Só Alegria (Conservas/Lajeado) e Academia do Samba (Conservas/Lajeado).

Em Lajeado as inscrições para o concurso Garota Verão seguem abertas até sexta-feira, dia 28. As jovens interessadas devem procurar a Casa da Cultura de Lajeado. Treze candidatas já estão inscritas para o concurso.

A Coordenação dos Grupos da Melhor Idade de Capitão esteve reunida com os presidentes dos grupos e diretoria da Associação dos Grupos da Melhor Idade do município. Na reunião foram avaliados os trabalhos desenvolvidos no ano passado e feita a organização das atividades de 2011.

Após o credenciamento de dois funcionários da Secretaria da Agricultura de Capitão junto a Inspetoria Veterinária, as Guias de Transporte Animal, GTAs, já podem ser emitidas na Secretaria. Toda a transferência de animais entre propriedades, deve ser feita com a GTA.

A Secretaria da Educação e Cultura de Paverama comunica aos pais dos estudantes do município que no período entre os dias 1° e 28 de fevereiro estará sendo realizado o cadastramento e recadastramento do transporte escolar 2011. Solicita-se que todos compareçam na Smec para que seja formulado o roteiro de transporte do ano letivo de 2011.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.

Já estão à venda, no Setor de Atendimento ao Aluno da Univates (Prédio 9), os ingressos para o espetáculo Exotique, do Grupo Tholl, de Pelotas. As apresentações ocorrem dias 18 e 19 de março, no ginásio de Arena do Complexo Esportivo da Instituição, em Lajeado. Dia 18 o grupo fará duas apresentações: à tarde, em sessão exclusiva para as escolas, e à noite, somente para alunos da Univates (que terão entrada franca mediante apresentação da carteirinha do DCE ou comprovante de matrícula). Já no dia 19, às 21h, o espetáculo será aberto à comunidade em geral.

Na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, inicia o curso “Controles financeiros para o comércio varejista”, promoção da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia em parceria com o Sebrae/RS. As aulas ocorrem no auditório da entidade, das 19 às 22 horas, e se estendem até o dia 04 de fevereiro.

Em Santa Clara do Sul iniciaram esta semana as obras de asfaltamento da rua 7 de setembro que liga o trecho com a rua Coronel Diehl a empresa Lisi Calçados. O trecho que compreende mais de 1537,50 metros quadrados recebe os serviços de alargamento e base, para que posterior sejam colocadas as camadas de asfalto. A Prefeitura entra com 30% do valor da obra, que deve estar concluída em duas semanas.

O governo federal irá disponibilizar 12 milhões e 300 mil reais em socorro às famílias afetadas pela falta de chuva no RS. O recurso será utilizado para construção de cisternas.

Em março, a Afubra realiza na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, a 11ª Expoagro. O STR de Lajeado está organizando para o dia 02 de março, uma excursão para o evento. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da entidade, nos municípios de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 25 de janeiro de 2011

Estrela-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 25-01-2011 – 3ª FEIRA


A administração municipal de Estrela adquiriu mais dois veículos zero km. O investimento total foi de 57 mil reais. Trata-se de dois utilitários cargo, modelo Chana, cabine dupla, capacidade de carga de 500 kg, 5 passageiros, motor 1.0 à gasolina e 04 portas.
Os dois utilitários foram adquiridos por meio de pregão eletrônico. Ambos serão utilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, no deslocamento das equipes de servidores, bem como de ferramentas e equipamentos.

A comunidade do loteamento Marmitt, no bairro Moinhos em Estrela, recebeu área para prática de esportes. A administração municipal investiu na obra 35 mil reais. Foram realizadas diversas melhorias, como a construção de pista de caminhada, recuperado o cercado e o campo de futebol sete. A área para prática de esportes do Loteamento Marmitt foi inaugurada na tarde da última quinta-feira.

A Promilk Agropecuária e Laticínios Ltda recebeu incentivo industrial da Prefeitura de Estrela no valor de R$ 290 mil. Os recursos estão sendo utilizados na aquisição de área de terras para instalação de empreendimento na “Rota do Sol”, em Estrela.
Até 2015, o novo empreendimento da Promilk deverá gerar cerca de 100 novos postos de trabalho e um faturamento de R$ 250 milhões, representando mais de R$ 19 milhões de valor adicionado de ICMS.
Foi realizada na segunda-feira, no auditório do Prédio 11 da Univates Lajeado, a solenidade de posse da Delegada da 19ª Delegacia Regional de Polícia, Flávia Colossi Frey. Ela assumiu o lugar do Delegado João Alberto Selig.

O Departamento da Assistência Social de Travesseiro está organizando para sexta-feira, dia 28, mais uma visita a Clínica Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado. Os interessados em acompanhar a visita devem se inscrever no Cras até esta quarta-feira, dia 26.

No período de férias escolares o Telecentro de Travesseiro, instalado junto a Escola Pedro Pretto, atende a comunidade normalmente. Além do trabalho normal, foi formada uma turma com 16 alunos que tem aulas todas as terças e quintas-feiras a noite, no curso de capacitação de informática. O curso, que terá duração de 58 horas aula, é gratuito.

As empresas exportadoras de Teutônia foram responsáveis para que o Município conquistasse, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação no ranking da balança comercial (diferença entre exportação e importação) no Vale do Taquari.
Em comparação com outras cidades do Vale do Taquari, no ano passado Teutônia ficou à frente de Lajeado e Estrela no saldo da balança comercial. Teutônia registrou um saldo positivo superior a 85 milhões de dólares, Lajeado alcançou saldo de 60 milhões de dólares e Estrela 4 milhões 432 mil dólares.

Na última sexta-feira foi realizada a reunião do Conselho Agropecuário de Capitão, que está passando por uma reestruturação.
No encontro, que foi acompanhado pelo prefeito em exercício César Beneduzi, pelo Secretário da Agricultura Jorge Fachini e pelo Técnico da Emater Jorge Lavarda, o chefe da Inspetoria Veterinária de Arroio do Meio Luiz Carlos Cougo falou sobre a campanha de vacinação contra a brucelose e tuberculose.

A Prefeitura de Lajeado aplica neste sábado, dia 29, as provas de concurso público para provimento de vagas em seis cargos na área da Educação.
As provas se destinam aos cargos de Auxiliar de Bibliotecário, Instrutor de Banda Escolar, Regente de Coral Infanto Juvenil, Secretário de Escola, Professor Área I e Professor Área II - Séries Finais nas disciplinas de Computação, Educação Física e Língua Inglesa.
Os candidatos devem comparecer prédio 12 da Univates, onde a prova iniciará às 8h30min, sendo que é preciso estar no local com mínimo de 30 minutos de antecedência.

Foi inaugurado oficialmente ontem, em Lajeado, o SAMU 24 HORAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Taquari, que passará a atender os casos de urgências e emergências médicas quando acionado pelo telefone 192.
O ato organizado pela Prefeitura de Lajeado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), ocorreu na frente do CRPO – Comando Regional de Policiamento Ostensivo, junto à Praça da Matriz.

A Administração Municipal de Paverama promove no dia 27 de janeiro, quinta-feira, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa microrregional do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova. O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 24 de janeiro de 2011


Museu de Lajeado-RS


Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 24 de janeiro de 2011

A Secretaria de Educação de Fazenda Vilanova está planejando o Festival do Livro. O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de março e busca incentivar a leitura e resgatar momentos históricos do município através de homenagens, documentos e palestras. O Festival acontecerá nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso e marcará o aniversário de 50 anos do educandário.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado (Secultur) realiza até o dia 28 de janeiro, o período de inscrições para etapa municipal do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece no dia 29 de janeiro, junto a Concha Acústica, no Parque dos Dick.

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado, nos meses de janeiro e fevereiro, não atende aos sábados.

No dia 05 de março acontece o Carnaval de Rua de Lajeado. Além de quatro entidades carnavalescas do município, o evento contará com a participação de escolas de samba de Taquari e Bom Retiro do Sul. A promoção é da Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado.

A Secretaria de Saúde de Arroio do Meio disponibilizará a partir de março, plantão médico 24 horas, junto ao Hospital São José.

A Prefeitura de Lajeado está engajada na campanha de coleta de donativos para ajudar as famílias do Rio de Janeiro que tiveram perdas com as recentes chuvas registradas em cidades da região serrana daquele Estado. A prefeitura está cedendo uma equipe e o Ginásio Nelson Brancher, no Parque Professor Theobaldo Dick, para receber os donativos.

As sementes de milho safrinha, do programa Troca-troca, já podem ser retiradas na Secretaria da Agricultura de Travesseiro.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

Quem comprar no comércio de Teutônia já concorre a prêmios, da campanha “Quero prêmios o ano inteiro”. As notas fiscais podem ser trocadas por cautelas para concorrer a três televisores LCD 32 polegadas e a 1 motocicleta 125cc zero quilômetro.
Nos dias 28 de fevereiro, 29 de abril e 30 de junho será sorteado um televisor LCD 32 polegadas por data. Já no dia 31 de agosto será sorteada a motocicleta.

O STR de Imigrante programou para este ano a realização de diversos cursos do Senar. O primeiro está agendado para fevereiro, entre os dias 1º e 04, voltado para agricultores que trabalham com motosserra.

Estarão abertas, de 24 de janeiro a 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro. A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado.
Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos. As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

A Secretaria da Agricultura de Capitão aceita entre os dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro, reservas de sementes de forrageiras de inverno, aveia branca e preta, azevém e ervilhaca. A reserva de alevinos para repovoar os açudes, será feita durante todo o mês de fevereiro na Secretaria.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

A Caixa Econômica Federal, através da Gerência Regional, anunciou que é iminente a construção de mais uma agência do banco na cidade de Lajeado. A agência deverá ser construída no Bairro Florestal e terá porte médio, com 650m².

A Prefeitura de Lajeado informa que a Feira de Material Escolar de 2011 no município vai realizar-se entre os dias 11 e 13 de fevereiro, no salão da Paróquia São Cristóvão. No local, que vai estar aberto das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia, a cesta básica composta por 30 produtos estará sendo comercializada pelo valor de R$ 37,90. A organização da feira está a cargo da Secretaria Municipal de Educação.

Nova Diretoria da Sociedade Rio Branco de Estrela-RS


Nova Diretoria da Sociedade Rio Branco

Presidente: PEDRO VALDIR PEREIRA

Vice-Presidente: ELOY KNEBEL

Secretario: JOILSON M. PEREIRA E DANIELA W. DA SILVA

Tesoureira: NADIR GIACOMELLI PETTER

Dep. Jurídico: ANDRÉ ROBERTO MALLMANN

Dep. Bolão: RUBEN PEDRO DIEDRICH E ELAINE DIEDRICH
Dep. Mini-futebol: VOMBERTO TEIXEIRA
ALEXANDRE N. E. DOS SANTOS
PAULO ROBERTO SIEBERT

Dep. Bocha: HERMES CORD

Dep. Canastra: LAONE HEIERMANN

Dep.divulgação: PAULO ROGERIO TAVARES DA SILVEIRA ELISABETE WEBER

Dep. Social: PAULO ROBERTO WELTER
CLAUDIA ANDRESA VON MÜHLER
CRISTIANO N. DA ROSA E JOICE L. WELTER
MARCIO L. SILVA E FLAVIA M. CARARA
PAULO JAIR DA SILVA E VANILDA T. CARARA

Dep. De Patrimônio: NARDI AFONSO DA SILVA
Secretaria: MARIA HELENA CARVALHO
FABIEL BECKER DELWING PIN

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 21 de Janeiro de 2011

Lajeado-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 21-01-2011 – 6ª FEIRA

O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, assinou a ordem de serviço para início das obras de construção da Unidade Básica de Saúde, no bairro Santa Tecla. Na obra serão aplicados 240 mil reais, liberados pela União e mais a contrapartida o município.

Em Arroio do Meio, a reconstrução de uma ponte na região da Cascalheira, teve um custo superior a 100 mil reais. Os recursos para realização da obra foram repassados pela Defesa Civil Nacional. A ponte havia sido destruída pela enxurrada, no mês de janeiro do ano passado.

Na próxima semana virá a Lajeado um técnico do DNIT para tratar da proposta de duplicação da BR 386 no trecho de 7km que liga o município até Forquetinha, incluindo um túnel para acesso ao Bairro Conventos na altura do km 341 (entre os bairros Centenário e Bom Pastor).
Este compromisso foi assumido ontem pelo diretor da instituição, Hideraldo Caron, para um grupo de lideranças do Vale do Taquari, liderados pelo secretário de Obras de Lajeado, Mozart Lopes.

Após vistoria e medições da Caixa Econômica Federal, as obras em andamento no município de Travesseiro tiveram o prazo de conclusão prorrogados. Estão em desenvolvimento, a construção da Praça da Cidade, o ginásio junto a Escola Criança Esperança e o Salão de São João.
Por força de lei, as obras foram interrompidas no período eleitoral, principal motivo do atraso no primeiro plano de conclusão.

Será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, o 11º Encontro de Fuscas e Derivados, numa promoção do Clube do Fusca de Lajeado. A recepção aos expositores inicia às 13h30min do sábado e eles terão de arcar com R$ 15,00 de inscrição e entregar um quilo de alimento não perecível.
Durante os dois dias de evento, no Parque do Imigrante também terá exposição do Jeep Clube de Forquetinha, venda de artesanato e comercialização de peças antigas por colecionadores, além do concurso entre os expositores em 26 modalidades.

O governo federal decidiu receber as Centrais Sindicais para discutir o aumento do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda. Quem conversará com os representantes do movimento sindical, na próxima quarta-feira, dia 26, será o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Além do aumento do mínimo para R$ 580, as Centrais pedem a correção da Tabela do Imposto de Renda.

Em alusão ao aniversário de 120 anos de emancipação política de Lajeado, o Centro de Cultura Alemã do município, promove neste sábado, dia 22, um baile no estilo Kerb no Salão Troller do Parque Histórico, a partir das 22 horas.
Será oferecido cuca com linguiça e batata frita. A animação fica a cargo de Paulinho e Banda. A entrada é gratuita, mas o número de cartões é limitado, sendo que os mesmos devem see solicitados pelo telefone 3714-25-03.

Domingo, dia 23, o PC do B do Vale do Taquari, realiza Encontro Regional em Bom Retiro do Sul. A programação inicia às 10 horas, no CTG Esperançada Coxilha, com a presença do deputado federal eleito Assis Melo.

Será inaugurado oficialmente no dia 25, em Lajeado, o SAMU 24 HORAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Taquari, que passará a atender os casos de urgências e emergências médicas quando acionado pelo telefone 192.
O ato de início, organizado pela Prefeitura de Lajeado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), acontecerá às 15 horas da terça-feira, na frente do CRPO – Comando Regional de Policiamento Ostensivo, junto à Praça da Matriz.

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Venâncio Aires, em parceria com entidades carnavalescas, definiu os últimos detalhes do baile de Carnaval.
O evento que elege a nova rainha e princesas do Carnaval será realizado no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, em 05 de fevereiro, a partir das 22h.

O setor responsável pela confecção de Carteiras de Identidade, que atende na Delegacia de Polícia de Paverama, informa que a partir de segunda-feira, dia 24, não estará atendendo por motivo de férias da funcionária.

A Administração Municipal de Paverama promove no dia 27 de janeiro, quinta-feira, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

O Moctra, Moto Clube Travesseiro, realiza neste sábado, dia 22, a partir das 13 horas e 30 minutos, o monitoramento e recolhimento de lixo no Arroio Travesseiro. A ação tem como ponto de partida o Camping Golmapas, em frente ao Esportivo Travesseirense. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Travesseiro.

Estão abertas as inscrições para o concurso Garota Verão de Paverama 2011. As candidatas, entre 14 e 18 anos, devem preencher as fichas de inscrições, até o dia 28 de janeiro, na recepção da prefeitura.
A representante paveramense será escolhida na etapa microrregional, que acontece no dia 4 de fevereiro, às 20 horas, no Parque Municipal de Fazenda Vilanova.
O evento será ao ar livre e sem cobrança de ingressos. As vencedoras irão participar da etapa regional, no dia 12 de fevereiro, em cidade a definir, antecedendo a grande final, no dia 26 de fevereiro, em Capão da Cano. A atual garota verão de Paverama é Luana de Oliveira Souza.

Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro. Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233. Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Neste ano, em todas as últimas sextas-feiras do mês, a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul irá realizar capacitações com os funcionários. Nestes dias, na parte da tarde, não haverá atendimento externo.

Hoje, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura. Na oportunidade, Luiz Carlos Cougo, da Inspetoria Veterinária de Arroio do Meio, falará sobre as campanhas de controle da Aftosa, Brucelose e Tuberculose.

A Coordenação da Regional Vale do Taquari dos STR’s programa para o dia 08 de março, no Parque Christoph Bauer, em Forquetinha, um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Delegações de mais de 20 municípios deverão prestigiar a programação.

Roca Sales sedia neste sábado, dia 22, a etapa microrregional do Concurso Garota Verão. O evento acontece na Sociedade Recreativa Cultural Rocasalense, a partir das 22 horas.
Na oportunidade serão eleitas as garotas de Encantado, Roca Sales, Capitão, Vespasiano Corrêa, Colinas e Muçum, que estarão classificadas para a final regional, que esrá programada para o dia 12 de fevereiro.
Podem participar meninas de 14 a 18 anos. As inscrições são gratuitas, podendo ser efetuadas nas prefeituras dos municípios anteriormente citados.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 20 de Janeiro de 2011


Porto de Estrela-RS
NOTÍCIAS REGIONAIS – 20-01-2011 – 5ª FEIRA

A Prefeitura de Lajeado informa que a Feira de Material Escolar de 2011 no município vai realizar-se entre os dias 11 e 13 de fevereiro, no salão da Paróquia São Cristóvão.
No local, que vai estar aberto das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia, a cesta básica composta por 30 produtos estará sendo comercializada pelo valor de R$ 37,90.
A organização da feira está a cargo da Secretaria Municipal de Educação.

A posse do novo presidente do INSS, Mauro Hauschild, ocorrida ontem em Brasília foi prestigiada por uma comitiva de autoridades do Vale do Taquari. Estiveram presentes o prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, a vice-prefeita de Bom Retiro do Sul, Cláudia Köhler, e o deputado federal Daniel Fontana.
O novo presidente é natural de Bom Retiro do Sul, especialista em direito constitucional, e, é funcionário concursado do INSS.

Hoje é feriado municipal em Venâncio Aires em comemoração ao dia do padroeiro São Sebastião Mártir.
Para esta sexta-feira, dia 21, foi decretado ponto facultativo, sendo que as repartições públicas municipais estarão fechadas.

Já são 11 os municípios que decretaram situação de emergência em razão da estiagem no RS. São eles: Piratini, Candiota, Herval, Pedras Altas, Hulha Negra, Santana do Livramento, Pedro Osório, Lavras do Sul, Cerrito, Bagé e Pinheiro Machado. Os prefeitos de Aceguá e Dom Pedrito também notificaram mas ainda não tiveram confirmado o decreto.

A ponte no centro da cidade de Progresso, destruída na enxurrada de janeiro do ano passado, foi reconstruída com recursos liberados pelo Governo Federal. O prefeito Edegar Cerbaro deve marcar nos próximos dias uma solenidade, para inaugurar de forma oficial a obra.

O presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin, recomendou um trabalho harmônico entre prefeituras e câmaras municipais visando um fortalecimento do municipalismo. Zanchin participou da solenidade de abertura do Encontro Brasileiro de Legislativos, promovido pelo Instituto Municipalizar, com o apoio da Famurs.

Ao participar do Encontro Brasileiro de Legislativos, realizado em Porto Alegre, o governador Tarso Genro avaliou a situação do RS e o cenário político atual diante às mudanças mundiais. Destacou o momento positivo do Estado, principalmente, para realizar mudanças importantes para o futuro.

Domingo, dia 23, o PC do B do Vale do Taquari, realiza Encontro Regional em Bom Retiro do Sul. A programação inicia às 10 horas, no CTG Esperançada Coxilha, com a presença do deputado federal eleito Assis Melo.

Será inaugurado oficialmente no dia 25, em Lajeado, o SAMU 24 HORAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Taquari, que passará a atender os casos de urgências e emergências médicas quando acionado pelo telefone 192.
O ato de início, organizado pela Prefeitura de Lajeado com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), acontecerá às 15 horas da terça-feira, na frente do CRPO – Comando Regional de Policiamento Ostensivo, junto à Praça da Matriz.

Diante da gravidade expressa pelo déficit habitacional em Cruzeiro do Sul, o prefeito Rudimar Muller quer formalizar parceria com o Governo do Estado.
O objetivo é a liberação de recursos para a construção de 150 casas de 36m² cada.

As entidades representativas dos produtores de fumo elaboraram uma nova proposta para as indústrias fumageiras, pleiteando um aumento de 11,32% sobre os valores pagos na safra anterior. Pelo menos duas indústrias já estão analisando as propostas.

Os vereadores de Teutônia entregaram as sobras do exercício de 2010 ao prefeito Renato Altmann. Durante o ano passado, a Câmara de Vereadores economizou R$ 527 mil de seu orçamento total e devolveu o valor para o Executivo, indicando a aplicação dos recursos, em obras, serviços e subvenções para entidades.

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, pasando a mesma para 11,25% ao ano.

A Administração Municipal de Paverama promove para dia 27 de janeiro, quinta-feira, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

Nesta sexta-feira, dia 21, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura.

O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa microrregional do concurso Garota Verão 2011.
O evento acontece no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova.
O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Secretaria da Agricultura de Capitão aceita entre os dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro, reservas de sementes de forrageiras de inverno, aveia branca e preta, azevém e ervilhaca.

A Caixa Econômica Federal, através da Gerência Regional, anunciou que é iminente a construção de mais uma agência do banco na cidade de Lajeado. A agência deverá ser construída no Bairro Florestal e terá porte médio, com 650m².

Na tarde desta quinta-feira, o secretário de Obras de Lajeado, Mozart Lopes, estará em Brasília reforçando o pleito junto ao Governo Federal para que seja duplicada a BR 386 no trecho de 7km entre Lajeado e Forquetinha e também viabilize o projeto da obra de um túnel para acesso ao Bairro Conventos na altura do KM 341 (entre os bairros Centenário e Bom Pastor).
Mozart Lopes manterá audiência no DNIT, com o diretor Hideraldo Caron.


Uma frente fria se aproxima do Estado nesta quinta-feira, mas perde força quando chega ao território gaúcho, provocando aumento da nebulosidade e chuvas passageiras — que não devem gerar grandes volumes acumulados — sobre o Sudoeste e Oeste. Sobre o nordeste do Estado também chove de forma isolada durante a tarde, devido a áreas de instabilidade.

No interior do Estado, predomínio de tempo seco, embora não seja possível descartar uma chuva rápida no fim do dia. As temperaturas não variam muito em relação às registradas ontem.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233. Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Nesta sexta-feira, dia 21, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura.


PSTU entrou, na terça-feira, com uma ação popular contra os reajustes aprovados no Senado e na Câmara dos Deputados, em 15 de dezembro.
Os parlamentares equipararam os próprios salários e os do Executivo aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de R$ 26,7 mil, a partir de fevereiro.
Os reajustes chegaram a 62%, para deputados e senadores; 134%, para a presidente da República, e 149%, para os ministros de Estado.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na a criação de uma nova secretaria destinada a cuidar especificamente da regulação de cursos superiores.
O professor da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Fernando Massoneto ocupará o cargo de secretário. Nesta manhã, foi confirmada a saída do presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, Joaquim José Soares Neto.

A Superintendência do Ministério da Agricultura (Mapa/RS) enviou relatório à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre a crise vivenciada pela Doux Frangosul.
No documento, o Mapa deixa claro que os problemas são puramente econômicos e não relacionados à sanidade.
A empresa possui 127 granjas já certificadas e 48 em processo de certificação dentro da normativa 54.
Temendo que a situação impacte na imagem dos exportadores, a Asgav também divulgou nota ontem.
Segundo o secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, a intenção foi esclarecer que o problema limita-se à indústria e não ao setor.

O governador Tarso Genro assinou, no dia 14 de janeiro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o ato de designação dos 80 integrantes da sociedade que farão parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).
Valdecir Luis Folador, Presidente da ACSURS desde 2005, também foi escolhido por Tarso Genro para integrar o Conselho.

A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, está adquirindo novos livros.
Os exemplares estão sendo somados ao acervo bibliográfico já existente.
A Sala Verde, além de atuar diretamente na promoção da Educação Ambiental através de ações, projetos e eventos, também tem como uma de suas funções disponibilizar material didático pedagógico recebido do Ministério do Meio Ambiente e adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

O objetivo é garantir a democratização das informações ambientais e incentivar a participação da comunidade nas atividades da Sala Verde.
Com a aquisição de 60 novos livros, o acervo bibliográfico conta atualmente com mais de 770 títulos especializados em Meio Ambiente e áreas afins.

REUNIÃO STR ESTRELA
*** O Sindicato convoca os membros da diretoria efetivos e suplentes, comissão de jovens, mulheres e aposentados para a reunião que será realizada nesta quinta-feira, dia 20 na sala de reuniões do Sindicato com início às 13:30 horas.


AVISOS STR Estrela
*** Será celebrada no dia 20, quinta-feira, Missa na Igreja de Linha São Jacó às 20:30 horas com a presença do frei João Sulzbach.
Toda comunidade está convidada.

*** Encontram-se abertas às inscrições para os seguintes cursos, administrados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural):
- Curso sobre inclusão digital, para conhecer a área de trabalho da internet, nos dias 21 e 22 de fevereiro.
- Curso de artesanato de bonecas de pano (trabalhos para a Páscoa), nos dias 15 a 18 de março.
- Curso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, nos dias 10 e 11 de março.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 19 de janeiro de 2011.


NOTÍCIAS REGIONAIS – 19-01-2011 – 4ª FEIRA

Cerca de 250 produtores de fumo de Venâncio Aires, Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, tiveram as lavouras destruídas com a precipitação de granizo, da última segunda-feira. Já em Capitão a destruição foi pela força do vento, que danificou telhados de aviários, derrubou muitas árvores, e, inclusive algumas estradas tiveram o trânsito interrompido.

Hoje em solenidade realizada em Brasília, o bonretirense Mauro Hauschild (PT) assumiu a presidência do INSS. Formado em Direito Constitucional, ele estava atuando no Supremo Tribunal Federal, como chefe de gabinete de um dos ministros. O advogado é procurador concursado do INSS desde 2003. A posse de Mauro Hauschild foi prestigiada pela prefeita em exercício de Bom Retiro do Sul, Claúdia Köhler, e pelo deputado federal Daniel Fontana, ambos do PT.

Em Mato Leitão, com as férias do prefeito Carlos Alberto Bohn, assumiu o comando da prefeitura, a vice-prefeita Eunice Heuser que também é Secretária de Educação. Bohn reassume o cargo no dia 02 de fevereiro.


Em Venâncio Aires será feriado municipal nesta 5ª feira, dia 20, para comemorar o dia do padroeiro São Sebastião Mártir. O feriado será prolongado e na sexta-feira, dia 21, não haverá expediente na Prefeitura, com ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais.

Com objetivo de apresentar as demandas dos municípios na área da Cultura, representantes da Famurs e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura estiveram ontem com o secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil. Foi entregue a Carta de Cultura, com base em documentos produzidos durante eventos da Famurs na área cultural.

O Setor Pessoal da Prefeitura de Lajeado comunica que nesta quinta-feira, dia 20, será realizado o sorteio de desempate dos candidatos do concurso público para o cargo de Monitor de Creche. Será às 8h30min no salão de eventos da prefeitura. A prova para Monitor de Creche foi realizada no dia 28 de dezembro, quando teve 560 inscritos para 50 vagas disponíveis.

O setor responsável pela confecção de Carteiras de Identidade, que atende na Delegacia de Polícia de Paverama, informa que a partir do dia 24 de janeiro não estará atendendo por motivo de férias da funcionária.

A Administração Municipal de Paverama promove para dia 27 de janeiro, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Capitão no exercício passado, vereador Julio Telöcken do PDT, divulgou que ao final da sua gestão, foi devolvido ao executivo o valor de R$14.976,00, do orçamento do ano que era de 350 mil reais.
Em diárias na sua gestão, foram investidos R$7.300,00 com viagens a Porto Alegre e Brasília acompanhando o Prefeito na busca de recursos.

O Moctra, Moto Clube Travesseiro, realiza sábado, dia 22, a partir das 13 horas e 30 minutos, o monitoramento e recolhimento de lixo no Arroio Travesseiro. A ação tem como ponto de partida o Camping Golmapas, em frente ao Esportivo Travesseirense. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Travesseiro.

As professoras e atendentes das escolas Municipais de Educação Infantil de Capitão, Bem Querer e Bem Me Quer, retornaram hoje as atividades. No período de férias as escolas passaram por manutenção preventiva e hoje as professoras farão a organização das salas de aula. Amanhã haverá reunião com todas as profissionais, e na segunda-feira às escolas voltam a atender as crianças.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233. Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Nesta sexta-feira, dia 21, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura.


A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, está adquirindo novos livros.
Os exemplares estão sendo somados ao acervo bibliográfico já existente.
A Sala Verde, além de atuar diretamente na promoção da Educação Ambiental através de ações, projetos e eventos, também tem como uma de suas funções disponibilizar material didático pedagógico recebido do Ministério do Meio Ambiente e adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

O objetivo é garantir a democratização das informações ambientais e incentivar a participação da comunidade nas atividades da Sala Verde.
Com a aquisição de 60 novos livros, o acervo bibliográfico conta atualmente com mais de 770 títulos especializados em Meio Ambiente e áreas afins.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 18 de janeiro de 2011.

Calendário de Eventos de Colinas-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 18-01-2011 – 3ª FEIRA


O tempo amanheceu fechado no Litoral Norte, nesta terça-feira. A chuva, que começou durante a madrugada e permanece fraca até o início da manhã, afastou os veranistas da praia.

Em Tramandaí, a orla ficou praticamente vazia nas primeiras horas do dia. Os poucos banhistas que se aventuraram a ir até as areias aproveitaram para caminhar. Por causa da água gelada, poucos se arriscaram a entrar no mar. A temperatura está em torno dos 23ºC.

Sábado, dia 22, às 13 horas e 30 minutos, acontece no auditório do CRPO em Lajeado, a assembléia geral do CONSISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde), com eleição da nova diretoria.
Logo após a eleição ocorre o lançamento oficial do Projeto SAMU Vale do Taquari. As atividades do SAMU devem iniciar no dia 25 de janeiro.

Vem aí a tevê por assinatura para as classes D e E.
A Band e o grupo sueco NGB assinaram contrato esta semana, em São Paulo para lançar, até junho, uma nova distribuidora de conteúdo.
O trunfo da empresa para concorrer com a NET, a Sky e a TVA será o pacote de 27 canais por menos de R$ 20 ao mês.
As imagens trafegarão por UHF, o que dispensa os elevados investimentos na montagem de redes físicas.

Os suecos da NGB já estão desenvolvendo operação semelhante na China.
Aqui no Brasil, a parceria com a Band inclui oferecer a opção da tevê por assinatura pré-paga, semelhante aos celulares, com cartão de recarga. O assinante poderá regular mensalmente o gasto familiar com o serviço.


Em recesso neste mês, a Câmara de Vereadores de Marques de Souza realiza a sua primeira sessão ordinária do ano, no dia 03 de fevereiro.
Na presidência dos trabalhos estará a vereadora Márcia Bruch, do PMDB.

As cidades de Lajeado, Taquari, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova utilizam recursos da Lei Rouanet para realizar o Carnaval Regional de 2011. Para isto foram encaminhados projetos em meados do ano passado, propiciando a procura por empresas dispostas a investir no evento.

No município de Santa Clara do Sul, o primeiro da região a incentivar a produção de flores em escala comercial, as atenções estão voltadas para a realização da exposição feira marcada para setembro, a 1ª Santa Flor.
O presidente da comissão organizadora, Gilmar Neumann promove encontros periódicos, para definir a programação e as atrações do evento.


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou variação de 1,10%, na apuração realizada na segunda semana de janeiro de 2011, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O resultado foi 0,11 ponto percentual superior ao divulgado no período anterior, que foi de 0,99%.

Seis das sete classes de despesa apresentaram aceleração. Entre elas estão Educação, Leitura e Recreação e Vestuário, cujas taxas passaram de 1,34% para 2,78%, e de -0,21% para 0,15%, respectivamente.

A análise deste resultado mostra que a pressão acima da variação média foi exercida pelos grupos: Educação, Leitura e Recreação; 2,78%, Alimentação; 2,20% e Despesas Diversas; 1,25%.

Em nível abaixo da variação média estão: Saúde e Cuidados Pessoais; 0,30%, Vestuário; 0,15%, Habitação; 0,12% e Transportes; -0,14%.


O secretário de Logística e Infraestrutura do RS, Beto Albuquerque, deixou os prefeitos das cidades que ainda não tem o acesso pavimentado, bastante otimistas.
Para o secretário, concluir as obras de asfalto para todas as cidades é uma prioridade inadiável.
No Vale do Taquari, estão em andamento de forma precárias as obras de acessos para Forquetinha, Canudos do Vale, Sério, Boqueirão do Leão e Relvado. Em Coqueiro Baixo e Capitão, não há sequer um sinal de reinício das obras.

Uma reunião nesta terça-feira, 18, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, deve encaminhar o financiamento de R$ 1,3 bilhão visado pelo governador Tarso Genro para aplicação em investimentos no Estado.
Em entrevista, ele disse que os micro planos envolvem obras de infraestrutura, saúde educação e formação de mão de obra.

Forquetinha será sede de uma grande festa regional para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. A promoção é da Regional Vale do Taquari dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e conta com a parceria da Prefeitura de Forquetinha. O evento será realizado no Parque Christoph Bauer.

A inflação de janeiro será um pouco mais alta que os 0,63% do mês passado, e a de fevereiro será ainda maior, de acordo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC).
De acordo com analistas financeiros que responderam à pesquisa do BC na última sexta-feira, a projeção de inflação aumentou de 0,63%, na semana passada, para 0,66%, e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para fevereiro foi reestimado de 0,70% para 0,72%.


A décima sexta edição do Festival da Mentira de Nova Bréscia será realizada nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. O prêmio para o campeão do concurso será de um automóvel, e, para o vice uma moto zero.
Como atração nacional para o festival foi contratada a dupla sertaneja Teodoro e Sampaio. No encerramento da programação haverá show com a dupla Hugo e Thiago.

A Administração Municipal de Teutônia apresentou ontem a logomarca oficial para a divulgação da Festa de Maio.
A logomarca traz em destaque as soberanas do Município. Festa de Maio alusiva aos 30 anos de emancipação política de Teutônia, acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve, em 2010, o pior rendimento desde a sua criação, há 43 anos. A correção no período foi de 3,6189%, somando o juro de 3% anuais mais a Taxa Referencial (TR), que é usada na atualização do fundo e ficou em 0,6009%.
Esse rendimento ficou abaixo da inflação, que acumulou 5,92% no ano passado, de acordo com o Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pesquisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Isso mostra que como aplicação financeira, o fundo teve uma perda de R$ 4,9 bilhões para a inflação.

A Prefeitura de Estrela concedeu auxílio financeiro ao Estrela FC. O valor total foi de R$ 52 mil, distribuídos em oito parcelas. A última parcela, no montante de R$ 6,5 mil, foi entregue na manhã de ontem, no Gabinete do Prefeito.
Além do prefeito Celso Brönstrup, participaram do ato de entrega do cheque o coordenador das escolinhas do clube, Marcel Guimarães, e, o tesoureiro do Estrela FC, Gilnei Knecht.

A Biblioteca Pública de Lajeado realiza até o final do mês de fevereito, uma exposição com as fotos que ilustram o calendário produzido pela Gráfica Cometa.
Em 2011, o calendário exalta, em 12 fotografias feitas por Cristian Schmidt, as “Visões do Vale”, com imagens dos municípios do Vale do Taquari como Lajeado, Progresso, Boqueirão do Leão, Marques de Souza, Travesseiro, Pouso Novo, Muçum, Roca Sales, Boa Vista do Sul, Imigrante, Teutônia, Anta Gorda, Ilópolis, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Encantado, Vespasiano Corrêa e Arroio do Meio.

Um avião agrícola caiu na tarde desta segunda-feira no interior de Mostardas, Litoral Norte do Estado. De acordo com a Brigada Militar, a aeronave jogava fertilizantes em uma lavoura quando ocorreu o acidente, na localidade de Solidão, a cerca de 70 quilômetros do Centro do município.
O piloto, morreu na hora.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233.
Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Roca Sales sedia no próximo sábado, dia 22, a etapa microrregional do Concurso Garota Verão. O evento acontece na Sociedade Recreativa Cultural Rocasalense, a partir das 22 horas.

Na oportunidade serão eleitas as garotas de Encantado, Roca Sales, Capitão, Vespasiano Corrêa, Colinas e Muçum, que estarão classificadas para a final regional, que esrá programada para o dia 12 de fevereiro.

Podem participar meninas de 14 a 18 anos. As inscrições são gratuitas, podendo ser efetuadas nas prefeituras dos municípios anteriormente citados.

O ano letivo em Fazenda Vilanova inicia no dia 21 de fevereiro, para todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino.
Já os Professores estarão retornando as atividades nos dias 17 e 18 de fevereiro quando acontecerão as jornadas pedagógicas.

Estarão abertas, de 24 de janeiro a 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro.
A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos.
As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser efetuadas no câmpus de Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), no câmpus de Encantado ou no site www.univates.br/vestibular, até o dia 11 de fevereiro.

O escritor Moacyr Scliar permanece na UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O estado de saúde dele é estável, após sofrer um Acidente Vascular-Cerebral Isquêmico (AVC) na madrugada de sábado. Na segunda-feira, Scliar passou por um procedimento cirúrgico.

Além de escritor, Scliar é médico especialista em saúde pública e professor universitário. Publicou mais de 70 livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

A Secretaria da Agricultura de Capitão aceita entre os dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro, reservas de sementes de forrageiras de inverno, aveia branca e preta, azevém e ervilhaca.
A reserva de alevinos para repovoar os açudes, será feita durante todo o mês de fevereiro na Secretaria.

Na sexta-feira, dia 14, foram anunciados os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do RS que o governador eleito Tarso Genro (PT) instalou no Rio Grande do Sul.
Entre os 85 nomes escolhidos para representar as diversas regiões do Estado, está o reitor da Univates e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Ney Lazzari.
O Conselho, presidido pelo próprio governador Tarso Genro, contará com um orçamento anual de R$ 3 milhões.

A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

Um pedestre de 10 anos foi atropelado e morreu no km 401 da BR 287, por volta 8h15min desta terça-feira. A vítima foi atingida por um Siena, em Santiago, segundo a Polícia Rodoviária Federal.


Calendário 2011 de Colinas já está a disposição
O Calendário 2011 de Colinas já está a disposição na sede da Prefeitura Municipal. Os eventos do calendário oficial dos municípios e as fotos do último concurso fotográfico estão em destaque no calendário.

O humorista Chico Anysio voltou a apresentar pneumonia na base do pulmão direito, conforme divulgou o Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, onde ele está internado. Não há previsão de alta.

A medicação dos antibióticos para combater a pneumonia foi trocada. Segundo a unidade, Chico continua no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas não está sedado.
O humorista também voltou a usar suporte mecânico para respirar.

Elimar Rex é pré-candidato a presidente da Aslivata

Elimar Rex. Ex-prefeito de Imigrante por dois mandatos e ex-presidente da Aslivata, ele volta ao cenário regional.

A chapa formada por Elimar Rex é formada também pelo estrelense e fundador da Aslivata, Ilson Kronbauer.

Agora, radicado em Arvorezinha e Ilópolis, Rex é apontado como pré-candidato a reassumir a liga regional.

Elimar pretende aproximação com a Assine, mudanças de calendário esportivo, sede da entidade e muito mais.

REUNIÃO do STR estrela
*** O Sindicato convoca os membros da diretoria efetivos e suplentes, comissão de jovens, mulheres e aposentados para a reunião que será realizada no dia 20, quinta-feira, na sala de reuniões do Sindicato com início às 13:30 horas.


AVISOS STR Estrela
*** Será celebrada no dia 20, quinta-feira, Missa na Igreja de Linha São Jacó às 20:30
horas com a presença do frei João Sulzbach. Toda comunidade está convidada.

*** Encontram-se abertas às inscrições para os seguintes cursos, administrados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural):
- Curso sobre inclusão digital, para conhecer a área de trabalho da internet, nos dias 21 e 22 de fevereiro.
- Curso de artesanato de bonecas de pano (trabalhos para a Páscoa), nos dias 15 a 18 de março.
- Curso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, nos dias 10 e 11 de março.



Taquari - Todos os produtores que possuem sob sua guarda, bovinos, suínos, ovinos, equinos, aves, entre outras espécies, devem, até 30 de abril de 2011 realizar a Declaração Anual de Rebanho.
Conforme a Inspetoria Veterinária e de Zootecnia (IVZ), o proprietário ou responsável deve declarar quantos animais possui, relacionando categoria, sexo e idade, finalidade de criação e tipo de exploração.

Paverama - Um leilão de bens móveis inservíveis, material de construção e pneus estará acontecendo no dia 20 de janeiro, quinta-feira, a partir das 9 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Além de equipamentos como computadores, impressoras, copiadoras, telefones, móveis e outros materiais de escritório e escolares, será oferecido um prédio de madeira, com aproximadamente 1.000 metros quadrados, localizado no Bairro Cidade Baixa, próximo à Escola Municipal Profa. Gonçalina Pinto Vilanova, em área pública do município.


As aulas iniciarão em Colinas no dia 16 de fevereiro.
Durante o recesso escolar, as escolas estão funcionando em horário de plantão.

EMEF Ipiranga – Atendimento ao público para matrículas e rematrículas:
Janeiro de 2011: Segundas, quartas e sextas-feiras das 8h30 às 11h. Terça e quintas-feiras das 14h às 16h30.

Fevereiro de 2011: a partir do dia 02 de fevereiro horário normal: pela manhã - 8h às 11h30. À tarde – 13h às 16h 30.


Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas - horário de plantão – a partir do dia 10/02/2011 Segundas, quartas e sextas-feiras – 10h às 15h.
Terças e quintas-feiras – 15h às 20h.


A Lei Municipal, de Imigrante, estabeleceu que, a partir de fevereiro de 2011, haverá somente quatro táxis autorizados no município e estes estarão em pontos fixos definidos pela municipalidade.

Os atuais taxistas e os novos interessados deverão até o dia 20 de janeiro de 2011, apresentar os documentos exigidos, inclusive do veículo de cor branca.
O maior pontuador poderá escolher o ponto fixo onde irá trabalhar e assim sucessivamente.

A mesma Lei prevê que os taxistas que não se classificarem na licitação terão trinta dias para substituírem as placas e a documentação do veículo para a modalidade particular.


Durante o mês de janeiro, a Administração Municipal de Fazenda Vilanova conta com dois novos secretários.
Na pasta das Obras e Serviços Urbanos, assumiu Marcos Roberto Souza no lugar de Paulo Renato Wermann, que está de férias.
A Agricultura e Meio Ambiente passou a ser comandada por Vanderlei Schweitzer, substituindo Coraci Gravina, que também encontra-se de férias.
Na manhã da segunda-feira, dia 10, Souza e Schweitzer assumiram oficialmente as respectivas secretarias no gabinete do prefeito José Luiz Cenci, na presença do vice João Fernandes.

Um pavilhão da fumageira Phillip Morris, no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, pegou fogo por volta das 15h desta segunda-feira. O galpão G8 deposita fumo já processado e embalado em caixas de papelão, o que dificultou o combate às chamas. Trabalharam na ocorrência o Grupo Interno de Combate a Incêndios e o Corpo de Bombeiros do município.

O prédio foi isolado para evitar que as chamas atingissem outras instalações. O pavilhão está localizado às margens da BR 471 e ficou parcialmente destruído, mas ninguém se feriu. O fogo foi controlado por volta das 16h.

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 17 de Janeiro de 2011


Estrela-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 17-01-2011 – 2ª FEIRA

Na noite do último dia 13 de janeiro, na Sociedade Ginástica Estrela – Soges, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, juntamente com o futuro presidente da Emater/Ascar RS, Lino De David, explanaram sobre as diretrizes a serem implementadas durante o governo Tarso, e ouviram a defesa de propostas e nomes para o Escritório Regional da Emater de Estrela.
Estiveram presentes lideranças regionais, ligadas ao meio rural, funcionários da entidade, lideranças dos partidos aliados ao Governo do Estado, vereadores, prefeitos e o deputado estadual Luis Fernando Schmidt (PT).

Após meses de negociações com os produtores integrados e o estabelecimento de diversos calendários de pagamento dos lotes atrasados, o diretor da Doux-Frangosul Aristides Vogt disse, nesta quinta-feira, ao prefeito de Montenegro, Percival Souza de Oliveira, que em três meses a empresa pretende regularizar suas contas.
O executivo foi chamado pelo prefeito para uma reunião em função do agravamento da situação dos produtores integrados, que agora estão, aos poucos, deixando de alojar os pintos.

O prefeito Gilberto Keller estará de férias do dia 17 a 31 de janeiro.
Marli Stiegemeier assume como prefeita em exercício neste período.

Sessão extraordinária dos vereadores de Estrela endossa 11 projetos de lei
Os 11 projetos de lei na pauta da sessão extraordinária, realizada nesta quinta-feira, foram aprovados por unanimidade.

Do Executivo, autorizada contratação, em situação de emergência e excepcional interesse público, em caráter temporário, um agente indígena de saúde – AIS e um agente indígena de saneamento – AISAN, para atender à política nacional de saúde dos povos indígenas, sendo que para a contratação destes agentes o Município recebe recursos específicos.

Contratação também, de um médico da Família, atendendo ao Programa de Saúde da Família.
Autorizada também, matéria que estabelece o índice de reajuste dos benefícios de aposentadorias e pensões, valor real, concedidos de acordo com o disposto nos artigos 1º e 2º da Lei 10.887/2004 e da Medida Provisória n° 167/2004.
Tal medida faz-se necessária para atender a Legislação Vigente que trata do assunto;

Convênio com a Comunidade Evangélica de Estrela, propondo um repasse mensal para manutenção da Pousada, no valor de R$ 5 mil, a serem utilizados nas despesas de manutenção do abrigo, tais como investimento em salário, 13º salário, férias, encargos sociais, aquisição de gás, medicamentos, material escolar, taxa de administração e demais despesas para a manutenção das atividades da Pousada;

Abertura de crédito suplementar, de R$ 105,7 mil e crédito especial de R$ 465 mil.

Outros projetos alteram o Plano Plurianual – PPA 2010-2013, na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2011 e abertura de crédito especial de R$ 2 milhões, incluindo dotação para operação de crédito firmada com a Caixa RS conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado, para viabilizar obras de pavimentação das ruas Mathias Ruschel Sobrinho, Cerro Azul, Padre José Junges, Jorge Pedro Stroher, Aldino Alfredo SUlzbach e Ernesto Alves, mais pavimentação de 300 metros entre as localidades de Chá da índia e Costão.

Da Mesa Diretora, endossada contratação, em caráter emergencial, de um assistente administrativo, pelo período de seis meses e revogação da lei municipal que autorizou a contratação emergencial de um auxiliar administrativo.

Garota Verão 2011 Colinas
Inscrições abertas!!!
Meninas de 14 anos a 18 anos que estão interessadas em desfilar para o Garota Verão 2011 de Colinas 2011 podem entrar em contado com Andréia Pott, pelo telefone 51 99669319.
Ate dia 20 de janeiro 2011 as inscrições estarão abertas.
A Etapa Regional acontece no dia 12 de fevereiro e a RBS TV dos Vales irá presentear a garota com maior pontuação com uma moto Honda 0 quilômetro.

A Prefeitura de Estrela, por meio da Central de Projetos, está realizando chamada pública de seleção para os profissionais do Programa Segundo Tempo.
O período de inscrição será até 21 de janeiro de 2011.


Os cargos serão os seguintes:

Coordenador Pedagógico – 40 horas semanais – R$ 2.400,00 – formação: profissional de nível superior da área de Educação Física ou Esporte – função: coordenação, supervisão e orientação na elaboração e execução da proposta pedagógica do programa;

Monitor de Esportes – 20 horas semanais – R$ 450,00 – formação: estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos de Educação Física ou Esporte, a partir do 4º semestre.
Função: Desenvolver juntamente com o Coordenador de Núcleo o planejamento semanal e mensal das atividades esportivas e complementares, de forma a organizar e desenvolver as atividades relativas ao ensino e ao funcionamento do núcleo;

Monitor de Atividades Complementares: 20 horas semanais – R$ 450,00; formação estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos de Pedagogia a partir do 4º semestre.
De acordo com a coordenadora da Central de Projetos, Daiane Wagner do Couto, a seleção do cadastro de reserva será realizada pela Comissão nomeada pela Portaria nº 1023-02/10.
O Programa Segundo Tempo atende a 400 crianças divididas em quatro núcleos de 100 crianças de 7 a 14 anos nos bairros Moinhos, Indústrias, Auxiliadora e Centro.

Uma aposta feita na cidade de São Paulo (SP) acertou as seis dezenas do concurso 1.249 da Mega-Sena e vai levar R$ 11.177.972,67.
Os números sorteados neste sábado em Ilhabela (SP), foram: 03 - 08 - 36 - 40 - 51 - 53.
Outros 103 bilhetes acertaram a quina e levarão R$ 17.808,90 cada um, enquanto os 5.887 acertadores da quadra vão ganhar R$ 445,12 cada um.
Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, sorteado na quarta-feira (19), deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.
Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o prêmio do concurso 1.250 deve ser de R$ 9 milhões.

Estarão abertas, de 24 de janeiro a 14 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular Complementar da Univates, que será realizado dia 20 de fevereiro.
A prova consistirá de uma redação, que será aplicada das 8h30min às 11h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Nesta edição, estão sendo oferecidas vagas em 34 cursos.

Para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos munícipes, a secretaria municipal de saúde de Santa Clara do Sul irá realizar capacitações com os funcionários na última sexta-feira de cada mês.

A secretária da pasta, Iara Kohlrausch, explica que nestes dias na parte da tarde não haverá atendimento externo. “Serão realizadas reuniões, seminários e cursos para todos os servidores da secretaria.

Inicia hoje, o período de matrículas e rematrículas para o Projovem Adolescente, desenvolvido pelo governo municipal através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas).
Poderão se inscrever, gratuitamente, adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, moradores de qualquer bairro de Lajeado, que deverão estar acompanhados por um responsável e levar um documento com foto.

Dentro do cronograma de revitalização e melhorias nas áreas de lazer de Lajeado, a prefeitura instalou esta semana uma casinha de brinquedos na Praça José Romualdo Schnorr, situada no Loteamento dos Médicos, dentro do bairro São Cristóvão.

Aproveitando a temporada de férias nas escolas municipais e unidades do Projeto Vida de Lajeado, neste início de 2011 a prefeitura intensifica o serviço de reforma e melhorias dos prédios.
Entre os educandários que estão em obras, destaca-se a Escola de Ensino Fundamental Guido Lermen, no Bairro Centenário, onde o trabalho se concentra em construções para promover melhor acessibilidade aos portadores de deficiência física.

Já na escola Francisco Oscar Karnal (FOK), no Bairro Santo Antônio, está em fase final a pesquisa de orçamentos para a construção de rampas de acesso aos banheiros, bem como às salas de aula e o nivelamento dos pisos.

A unidade do Projeto Vida do Bairro Santo Antônio, equipe de servidores municipais trabalham na pintura interna de todo prédio.

E na unidade do projeto no Bairro Santo André, o prédio passa por reforma para ampliação na parte dos fundos, onde o espaço será aumentado em cerca de 50m².

O Setor de ICMS da Prefeitura Municipal de Colinas comunica aos produtores rurais que estará realizando o levantamento dos Talões de Produtor referente ao período de 2010, durante as próximas semanas:
17 a 21 de janeiro: Linha Ano Bom e Ano Bom Alto;
24 a 28 de janeiro: Linha 31 de Outubro, Westfália, Sede e Beija-Flor;
31 de janeiro a 4 de fevereiro: Linha Santo Antonio, Roncador,
Roncadorzinho e Leopoldina.
Os produtores deverão trazer todos os talões referentes ao ano de 2010 que
ainda não foram vistoriados. O setor de ICMS da Prefeitura fica junto a Secretaria da Agricultura.

Dentro do processo de transferências de padres nas paróquias da região, foi empossado neste domingo(16), na Paróquia Santo Antônio de Estrela, o padre Asabido Pedro Ludwing.
Natural de Boa Vista do Sul, Poço das Antas, Asabido, atuou nos últimos 15 anos como Pároco na Paróquia São Pedro, em São Pedro da Serra.
Após 20 anos, o Padre volta a integrar a paróquia de Estrela.
Em 1991 e 1992, Ludwing, auxiliava na pastoral da juventude durante os finais de semana.
O sacerdote assume o lugar do Padre Nicolau Schneider, que será transferido para a Matriz da Diocese de Montenegro.
A Celebração de posse, foi feita pelo bispo diocesano de Montenegro, Dom Paulo Antônio de Conto, neste domingo (16/01), às 19horas, na igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Estrela.
Na oportunidade além do Padre Asabido Pedro Ludwing, também foi empossado o auxiliar Padre Elton Cestari, 31 anos, que foi ordenado padre no dia 04 de dezembro de 2010 na paróquia de São Vendelino.

O tradicional calendário com os eventos do município de Colinas estará disponível na Prefeitura a partir da próxima semana.

A Secretaria Municipal de Educação de Colinas, comunica aos pais, cujos filhos estudam nas escolas do município e que necessitam de transporte escolar, que a atualização do cadastro e autorização para o transporte escolar, serão feitas automaticamente e enviados com os alunos para serem assinados pelos senhores pais ou responsáveis, no primeiro dia de aula, ou seja a partir do dia 16 de fevereiro de 2011.

Não será necessário passar na Secretaria da Educação para fazer o
cadastro, uma vez que todos os alunos já estão cadastrados no sistema.
Os alunos novos poderão deixar os dados nas escolas quando efetuarem as matrículas, e também receberão a autorização no primeiro dia de aula para assinarem.

A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade (RG) pelo novo cartão de Registro de Identidade Civil (RIC) começa nesta segunda-feira. Os moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca.

A escolha foi aleatória. Segundo o Ministério da Justiça, também fazem parte do projeto piloto.