Secretarias da Saúde e Educação realizam capacitação em Fitoterapia
ESTRELA - Em continuidade ao Programa de Práticas Alternativas e Complementares da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, bem como ao projeto de capacitação permanente da equipe de saúde, ocorreu, no dia 18, a Capacitação em Fitoterapia para a equipe da Secretaria de Saúde e Assistência Social e Secretaria da Educação.
No encontro os profissionais de diferentes formações que compõe a equipe, dentre eles farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais receberam informações sobre a Política Nacional de Práticas Alternativas e Complementares (PNPIC) no SUS, bem como tiveram a oportunidade de desenvolveratividade de prática junto ao Horto Medicinal Municipal, localizado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, na Linha Delfina.
O município, há dois anos, vem trabalhando com práticas alternativas e integrativas, dentre elas a fitoterapia. Segundo a secretária Municipal da Saúde e Assistência Social, Adriane Mallmann, esse experiência tem mostrado que, cada vez mais, é necessário pensar o ser humano de forma integral, não como uma cabeça, um coração, um braço, um estômago, uma mente. “A saúde da pessoa exige mais do que um olhar especializado para cada parte, pois para existir é necessário o bem estar físico, mental e espiritual, vinculado ao meio ambiente em que o ser está inserido", ressalta. Ela inda menciona que em relação a fitoterapia, o município vem trabalhando com as plantas in natura, através dos Hortos Medicinais, o que também se estende para as escolas municipais e com fitoterápicos comerciais que fazem parte da relação de medicamentos básicos do município e estão disponíveis na Farmácia Básica.
Além da fitoterapia, são desenvolvidos também atendimentos com a geoterapia, bioenergética, shantala e reiki junto às comunidades do Bairro Imigrantes e Moinhos. Todos os trabalhos são coordenados pela terapeuta Deborah Fischer e realizados de forma interdisciplinar pela equipe de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário