Câmara de Vereadores de Estrela recebe orquestra de guitarras


A noite deste domingo na Câmara de Vereadores de Estrela foi diferente. Ao invés de discursos, notas musicais.

O público lotou o plenário para prestigiar o Recital da Orquestra de Guitarras e da Guitarríssima Escola de Música, de Porto Alegre.

“Ficamos felizes com o êxito do evento e surpresos com a acústica privilegiada que possuímos na Casa. Com certeza esse espaço público será ainda mais aproveitado daqui em diante”, declarou o presidente Marco Wermann (PT), que prestigiou o recital.

Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Belkis Calsa, a comunidade e os próprios instrumentistas apreciaram o momento.

“Temos as melhores expectativas por novas e mais freqüentes parcerias desta natureza para o ano de 2011”, frisou.

Entre as interpretações dos artistas estavam as músicas Sweet Child O’Mine da banda Guns’n Roses e Johnny B. Goode, de Chuck Berry.


O projeto faz parte do Domingo Clássico, promovido pela Secretaria.

Encontro reuniu profissionais e estudantes do Vale do Taquari na Faculdade La Salle – Estrela


Encontro reuniu profissionais e estudantes do Vale do Taquari na Faculdade La Salle – Estrela

No sábado (20/11) na Faculdade La Salle – Estrela ocorreu a I Jornada do Secretariado, reunindo dezenas de profissionais e estudantes do Vale do Taquari com o objetivo de assessor de forma profissional a gestão da informação nos ambientes de trabalho.


O evento foi promovido pela Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela por meio do Curso de Secretariado.


Os participantes acompanharam diversas atividades e palestras, dentre elas a palestra motivacional, proferida pelo professor e diretor acadêmico da instituição, Rogério Ferraz de Andrade.

Após, o público presenciou o relato dos profissionais: Henrique Klein, Peterson da Rosa Costa, secretários de instituições de ensino e Rosemeri Krämer, secretária da diretoria da Cooperativa Languirú, que explanaram sobre suas atividades e da importância da qualificação no dia-a-dia no ambiente coorporativo.

Já à tarde o grupo realizou atividades de ginástica laboral, aplicada por Jesum Xavier; em seguida ocorreram as dinâmicas de dicção, desinibição e oratória com Tony Ademo; Comunicação Interna com Andrio Fappo e Técnicas de Secretariado com Peterson da Rosa Costa.

Por fim, a última palestra com Peterson, abordou a importância do profissional do secretariado na gestão da informação.

Para a coordenadora do evento e do curso de Secretariado, Ana Roolaart, o evento confirmou o seu propósito de fortalecer a profissão.

“Pessoas de diferentes cidades se encontraram e de alguma maneira puderam trocar informações. Levaram para sua atividade profissional, novas ideias e principalmente a certeza da importância da sua profissão e da qualificação continuada”, observa Ana.

Ela ainda ressaltou que o evento terá sua segunda edição no ano que vem, pelo sucesso na participação e adesão dos profissionais.

ACSURS comemora 38 anos de trabalho em defesa dos suinocultores gaúchos


ACSURS comemora 38 anos de trabalho em defesa dos suinocultores gaúchos

Reunião do Conselho Administrativo da ACSURS, o qual é composto por suinocultores de várias regiões do Estado

Na quinta-feira, dia 25 de novembro, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) completa 38 anos de fundação.

Nestas quase quatro décadas de atuação em prol dos suinocultores gaúchos foram muitas as conquistas e benefícios que a entidade atuou, tendo em vista sua missão, que é promover o associativismo entre seus membros, oferecer informações e soluções para os suinocultores, para que produzam com eficiência e lucratividade, e defender os interesses da classe, em âmbito Estadual e Nacional.

Contando com 18 núcleos e associações localizadas nas principais regiões produtoras de suínos do Estado, a entidade mantém contato direto com os produtores e suas realidades regionais, sejam elas econômicas, sociais ou culturais.

Na história dos suinocultores gaúchos foram vários os momentos de dificuldades enfrentados.

Diretoria da Acie encerra atividades do ano com passeio de confraternização - Destino escolhido: Roteiro Turístico Delícias da Colônia


O Roteiro Turístico Delícias da Colônia foi o destino escolhido pela diretora da Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) para realizar o encontro de confraternização e encerramento das atividades do ano.


O passeio aconteceu no último sábado, 20 de novembro, e teve como cenário o Cactário Horst, o maior da América Latina e o Convento São Boaventura, idealizado e construído pelos freis Franciscanos, ambos em Imigrante; em em Estrela, a loja Sirlei Chocolates, em seu ponto de produção e comercialização de chocolates no Costão; o Alambique Berwanger, onde foi possível conhecer o processo de produção e destilação de cachaça, finalizando com um almoço no Recanto do Avestruz.

Dança promove percepção corporal em alunas do Projeto Ginástica Municipal - Estrela-RS


Dança promove percepção corporal em alunas do Projeto Ginástica Municipal

ESTRELA – Alunas do Projeto Ginástica Municipal realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, participaram nesta segunda-feira (22/11), de uma aula de dança com o professor Wagner Luceno. As participantes tiveram a oportunidade de conhecer o ritmo de salsa, além de trabalhar a percepção corporal e queimar algumas calorias de forma descontraída.
A diferente aula teve o objetivo de trabalhar a descontração, desinibição, percepção corporal, aumentar a coordenação motora e proporcionar o relaxamento tirando a tensão do dia-a-dia.


De acordo com o secretário de Esportes e Lazer Nardir R. Steffens (Gardel), as aulas precisam ser de qualidade e diversificadas. “As aulas devem agradar a todos trazendo melhor qualidade de vida para a população estrelense”, observa.


A Ginástica Municipal ocorre no ginásio de Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela nas segundas e quartas-feiras, em duas turmas, das 17h às 18h e 18h às 19h, com o professor Gesun Xavier. Interessados devem comparecer no local e no horário das aulas a começar a participar. Mais informações na Smel ou pelo telefone 3981-1067.

Estrela está entre os 25 finalistas do prêmio "Municípios que fazem render mais"

Estrela-RS - Vale do Taquari - Brasil


Estrela está entre os 25 finalistas do prêmio "Municípios que fazem render mais"

Estrela está entre os 25 municípios finalistas dos três Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) da premiação dos "Municípios que fazem render mais", a ser concedida pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), nesta quinta-feira (25/11), às 11h.

Os vencedores serão distribuídos em três categorias de acordo com a contagem populacional do IBGE de 2007: municípios com até 50 mil habitantes, entre 50.001 e 250 mil habitantes e municípios acima de 250.001 habitantes.

De 131 municípios inscritos, apenas 25 foram pré-selecionados, de acordo com os indicadores quantitativos e de base oficial. Além de Estrela no RS (categoria até 50 mil habitantes), também são finalistas Gravatai, Pelotas, Bagé, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Lagoa Vermelha, Pareci Novo e São Lourenço do Sul.

A escolha dos nove municípios premiados será feita por um Comitê Técnico.

A coordenação técnica do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (Ceapg) avaliou, entre os meses de setembro e outubro, questões como a capacidade de planejamento, governança e qualidade dos serviços prestados pelo poder público municipal nas 25 cidades.

Cada um dos municípios foi visitado por integrantes do Comitê Técnico, composto por especialistas em gestão pública e políticas públicas da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) e de importantes universidades e centros de pesquisa parceiros do CEAPG da Fundação Getúlio Vargas. Em Estrela a visita ocorreu no dia 21 de setembro pelos técnicos da Fundação Getúlio Vargas.

Para o prefeito de Estrela Celso Brönstrup, estar entre os 25 finalistas dos três estados do Sul comprova o comprometimento e a idoneidade que a Administração de Estrela vem desenvolvendo através do planejamento e na qualidade dos serviços prestados.

“A transparência do nosso governo, a aplicação correta dos recursos públicos e a maneira profissional e técnica de administrarmos o município, nos qualifica a participar desse reconhecimento. Estamos muito felizes por sermos reconhecidos e estar entre o grupo dos municípios finalistas”, ressalta Brönstrup.

Confira a lista dos municípios pré-selecionados:

Categoria até 50mil habitantes

Santa Catarina: Campo Alegre, Curitibanos, São Domingos e Schroeder

Paraná: Engenheiro Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e Santa Fé

Rio Grande do Sul: Estrela, Lagoa Vermelha, Pareci Novo e São Lourenço do Sul
Categoria Entre 50.001 e 250mil habitantes
Santa Catarina: Brusque, Concórdia, Jaraguá do Sul e Rio do Sul

Paraná: Apucarana

Rio Grande do Sul: Bagé, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana

Categoria acima de 250.001 habitantes

Santa Catarina: Blumenau e Joinville

Paraná: Maringá

Rio Grande do Sul: Gravataí e Pelotas

Estrela-RS foi sede da 2ª RCD - Lions Clubes



Estrela sediou a 2ª RCD

No último sábado Estrela sediou a 2ª RCD - Reunião do Conselho Distrital do movimento de Lions Clubes.

Trata-se de um fórum realizado duas vezes ao ano, em cidades distintas, com a participação de representantes dos Lions Clubes que integram o Distrito Múltiplo LD-2.

O Distrito Múltiplo LD é formado pelo Rio Grande do Sul, Santa Catgarina e Paraná e esse Distrito, por sua vez é dividido em nove distritos LD.

Para fins de organização do Lions, o RS é dividio em 4 Distritos LD.
O distrito LD-2 refere-se a região em que o Lions Clube de Estrela está inserida, juntamente com diversos municípios da região do Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo e outros.

A última RCD sediada em Estrela foi há 17 anos, lembrando que o Lions Clube de Estrela tem 52 anos de fundação.

Estiveram presentes nesse encontro participantes de mais de 14 cidades, num total de 330 inscritos.

O evento iniciou com café da manhã, seguido de palestras, depois almoço, seguido de apresentações dos clubes, encerrando às 15:00 h.
O RCD é um encontro de confraternização e motivação, há palestras e troca de idéias através da exposição de casos e iniciativas bem sucedidas de cada clube.
Cada clube expõe seus projetos e a aplicação das verbas angariadas nos eventos promovidos.

A final do encontro foi constatado que o movimento do leonismo segue forte e muito bem representado por pessoas que não se incomodam em ceder seu tempo e energia ao trabalho voluntário, afinal esse é o lema do Lions - NÓS SERVIMOS!!
Texto: Luiz Carlos Freitag

Estrela sediou o 3º Encontro de Motocas e Bikes


Estrela sediou o 3º Encontro de Motocas e Bikes

Aconteceu neste domingo (21/11) em Estrela, o 3º Encontro de Motocas e Bikes, no Parque Princesa do Vale, evento realizado pelo Centro Educacional Caminhos, sob forma de parceria entre os municípios de Estrela e Lajeado.

A programação que ocorreu pela manhã reuniu dezenas de famílias que realizaram diversas atividades entre piquenique, brincadeiras, alongamento e encontro das motocas e bicicletas.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens (Gardel), o evento foi um sucesso alcançando os objetivos e demonstrando a capacidade de integralização entre os municípios de Estrela e Lajeado.

Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela é Campeã Estadual infanto-juvenil


Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela é Campeã Estadual infanto-juvenil

Mais um título estadual de voleibol veio para Estrela.
Desta vez a categoria infanto-juvenil, composta por atletas até 17 anos, encerrou a principal competição do calendário gaúcho no degrau mais alto do pódio.

As atletas comandadas pelo técnico Rodrigo Rother deram um show em quadra e venceram de forma invicta a competição.
No domingo pela manhã, um aguardado duelo contra a Sogipa na semi final.

As duas equipes que tinham atletas da seleção brasileira em seus elencos lutaram o tempo todo, mas a determinação e a imposição técnica e física fizeram com que a equipe estrelense dominasse o confronto, fechando com um placar final de 3 sets a zero, parciais de 25x15, 25x12 e 25x20.
A grande final foi contra a equipe do União, que venceu o Notre Dame na outra semi final.

Após um início nervoso, com muitos erros de ambas as equipes, algumas modificações surtiram efeito e recolocaram as estrelenses na frente do placar.

A partir daí, o domínio seguiu até o final decretando mais um 3x0 (25x19, 25x18 e 25x12) e o título gaúcho nas mãos.

A equipe campeã foi formada pelas atletas Bianca, Dani, Paula, Fê, Aninha, Luana, Carla, Barba, Viky, Thaís, Carolzinha, Zona, Sofia e Minga.

Estrelense é campeã Estadual de Atletismo


Estrelense é campeã Estadual de Atletismo

A Associação de Atletismo dos Vales (AAVA) participou na última sexta-feira (19/11), em Ivoti, do Campeonato Estadual de Atletismo, categoria Pré-Mirim (nascidos em 97/98), com cinco atletas participantes do Projeto de Atletismo da Prefeitura de Estrela, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Os atletas Júlia Eidelwein; Christian Krombauer da Costa; Lucas Becker; Elias Plentz e Ana Carolina Sulzbach representaram Estrela, obtendo ótimas colocações, em especial, a atleta Júlia Eidelwein, que repetiu o feito de 2009, sagrando-se novamente campeã estadual, desta vez no revezamento 4x150m.

Júlia conquistou ainda o vice-campeonato no salto em distância e no arremesso de peso, além do 3º lugar nos 60m com barreiras.

Os atletas realizam os treinos no Parque Princesa do Vale, sob a instrução dos professores Daniel Augusto Sehn e Débora Dresch da Rosa.

Estrela FC - Encontro dos Ex-Atletas





Ex-Atletas do Estrela FC

No dia 17 de Novembro de 2010, o Estrela Futebol Clube fez 79 anos.

Homenagem do Memorial da Aepan-ONG

Trânsito na “Rótula da Rodoviária” é alterado em Estrela-RS


18.11.2010 - Trânsito na “Rótula da Rodoviária” é alterado

ESTRELA – Motoristas e pedestres devem ficar atentos: o trânsito na “Rótula da Rodoviária” está sendo alterado. Segundo o engenheiro civil da Prefeitura, Mateus Ruschel, o estacionamento em frente à Estação Rodoviária de Estrela está sendo transformado em parada de ônibus. O objetivo “é evitar que os coletivos parem no meio da rua como tem ocorrido”.


Por outro lado, o estacionamento para a Estação Rodoviária será onde era o ponto de táxi, que foi deslocado para a lateral do prédio. “A preferência será dada aos veículos que estiverem na rotatória, evitando que ocorram congestionamentos devido ao acesso de ônibus à Estação Rodoviária.


Uma equipe do Departamento de Trânsito da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura está coordenando os trabalhos e orientando o tráfego no local. De acordo com o engenheiro Ruschel, “quem vem do Bairro das Indústrias terá duas pistas para aguardar o momento de ingressar na via, uma pista para ir em direção à rótula e outra para quem segue em direção ao centro”.


Ainda sobre as alterações, os caminhões de grande porte que vêm do trevo em direção ao Bairro das Indústrias deverão contornar a rótula, evitando que façam manobras invadindo as pistas contrárias.


Além disso, os estacionamentos oblíquos na rua Max Henrique Erichsen estão sendo demarcados, bem como os pontos onde será proibido o estacionamento. Serão pintadas faixas de indução à redução de velocidade em frente da Estação Rodoviária e próximo ao pórtico de acesso à cidade de Estrela.

Mais de 12 mil gaúchos foram atingidos por queda de granizo em 15.10.2010



Granizo em Estrela-RS - Fotos André Sauter



Mais de 12 mil gaúchos foram atingidos por queda de granizo.

Número de residências danificadas passa de 900 em diferentes regiões do Estado

Pelo menos 12,1 mil gaúchos foram afetados pela queda de granizo registrada em algumas cidades do Rio Grande do Sul nessa segunda-feira.

Conforme informações da Defesa Civil do Estado, moradores de Vacaria, São Marcos, Panambi, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Cerrito, Arroio da Padre, Serafina Correa, Fontoura Xavier, Erechim, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Santo Antônio da Patrulha, estão entre os gaúchos mais atingidos pela precipitação.

O mau tempo da noite passada deixou 227 pessoas desabrigadas, 433 desalojadas e 905 residências danificadas.

Ainda de acordo com dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 10 escolas tiveram problemas por conta do mau tempo do feriado da Proclamação da República.

Até o final da manhã de hoje, seis municípios encaminharam ao órgão gaúcho a Notificação Preliminar de Desastre - um indicativo que devem decretar situação de emergência nas próximas horas. São eles: Santo Antônio da Patrulha, Fontoura Xavier, Floriano Peixoto, São Marcos, Cerrito e Panambi.


Em Estrela, no Vale do Taquari houve precipitação de granizo em diversos bairros e comunidades do interior, mas sem maiores prejuízos.

Estrela sedia 1º Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal Estrela-RS






Estrela sedia 1º Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal


Estrela sediou nesta quinta-feira (11/11), na Soges, o I° Seminário Estadual de Boas Práticas em Educação Fiscal, evento que reuniu representantes de 120 municípios do Rio Grande do Sul e, contou com a presença dos secretários Estaduais, Ervino Deon (Educação) e Ricardo Englert (Fazenda).

O seminário foi realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Fazenda com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); 3ª Coordenadoria Regional de Educação e do Grupo de Educação Fiscal do Estado - RS (GEFE-RS).

Em seu discurso o secretário Estadual de Educação, Ervino Deon, ressaltou a importância de inserir no contexto escolar a Educação Fiscal, formando cidadãos conscientes.
“Somente através da educação conseguiremos construir uma sociedade responsável”, salientou.
Já o secretário Estadual da Fazenda, Ricardo Englert, mencionou o trabalho de resgate e de efetividade do Programa Educação Fiscal, desenvolvido de forma árdua e desafiadora pelo governo Estadual, refletindo de forma positiva na arrecadação crescente do Estado.
“Fico emocionado com o resultado alcançado pelo Programa Educação Fiscal, foi um desafio e que agora vencemos”, comenta.

O prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, lembrou que o município de Estrela implementou no ano de 2005 o Programa de Educação Fiscal, com o intento de aumentar a arrecadação através de incentivos a consumidores na troca de notas fiscais e que o resultado foi positivo.

“Com a inclusão da secretaria de Educação no Programa, que ocorreu somente em 2007, através do trabalho nas Escolas de Ensino Fundamental e Infantil da rede de Educação Municipal, estamos conseguindo introduzir a responsabilidade de cada um, em benefício de todos, envolvendo inicialmente mais de 2.500 alunos”, lembrou.

O seminário contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Marco Aurélio Wermann; delegado da 13ª Delegacia da Fazenda Estadual de Lajeado, Leocádio de Souza, representado por Gilmar Hickmann; coordenadora da 3º Coordenadoria Regional de Educação, Maria Eunice Rocha Werle; presidente da Amvat, Paulo César Kohlrausch; representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Silvia Grewe; representante da Secretaria Estadual de Educação, Jeanete Scherer; representante da Receita Federal, Alexandre Bortolini; representante da Contadoria e Auditoria Geral do Estado, Edemar Castaman, prefeitos e secretários municipais.

Fernanda Rodrigues venceu em nivel de Brasil o Concurso de Redação do Senado Federal




Fernanda Rodrigues venceu em nivel de Brasil o Concurso de Redação do Senado Federal

Fernanda Rodrigues, 16 anos, representando a E. E. Vidal de Negreiros, venceu a etapa estadual do Concurso de Redação do Senado Federal.

Ela representou o Estado e ficou a campeã em nivel de Brasil.

Além de troféus e medalhas, recebeu dois note books.

Sua escola, ganhou quatro computadores.

Em 2007 ela já tinha ficando entre as melhores do País na Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa.

Membros do Comdica e Conselho Tutelar se reúnem no Projeto Social Menina Moça





Membros do Comdica e Conselho Tutelar se reúnem no Projeto Social Menina Moça

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Conselho Tutelar, de Estrela, realizaram reunião esta semana junto ao Projeto Social Menina Moça.

O mesmo funciona junto ao Colégio Martin Luther.

De acordo com os conselheiros, objetivo foi prestigiar o Projeto Social, que iniciou atividades em julho de 2002.

Atualmente, atende a 22 meninas entre 10 e 16 anos de idade, provenientes de famílias carentes de Estrela.

As meninas são oportunizadas a realizar trabalhos manuais, como bordados, tricô e crochê.

Piloto destaque no bicicross visita Prefeito Celso Bronstrup




Piloto destaque no bicicross visita Prefeito

O piloto de bicicross Lucas Pasch, 17 anos de idade, tem sido destaque no Estado.
Natural e residente em Estrela, Pasch venceu recentemente a etapa Campo Bom na categoria “19 anos +”.

No ranking estadual, o estrelense terminou em quarto lugar.

Nesta semana, Lucas Pasch visitou o prefeito Celso Brönstrup.

Ele esteve acompanhado do secretário municipal de Esportes e Lazer (Smel), Nardir Steffens.

“Parabéns, Lucas. Você agora é referência no esporte para outros jovens”, cumprimentou Brönstrup.

A visita aconteceu no Gabinete do Prefeito e Lucas Pasch exibiu os dois troféus que conquistou em 2010.

“Esse foi o primeiro ano nesse esporte e está dando certo”, observou Pasch, acrescentando que treina na pista municipal de bicicross, em Estrela.

Encontro de gerações - Projeto Vida Saudável visita Emei Raio de Sol


Encontro de gerações
Projeto Vida Saudável visita Emei Raio de Sol
A Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), está desenvolvendo o projeto Vida Saudável.

O mesmo atende mais de 210 alunos na faixa etária acima dos 45 anos. O projeto desenvolve aulas de atividades físicas, recreativas e de lazer, proporcionando melhor qualidade de vida aos participantes.

O projeto ainda procura trabalhar a “intergeracionalidade” (aproximação dos idosos com crianças), resgatando atividades da cultura do idoso que muitas vezes são esquecidos.

Foi pensando nisso que o Núcleo do Bairro Oriental desenvolveu oficina de fuxico, recentemente, com as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol, onde os participantes do Vida Saudável ensinaram as crianças a fazerem o fuxico.

Esta atividade faz parte da iniciativa "HOJE TEM RECEITA DA VOVÓ" desenvolvido também pelo Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), trabalhando desse vez uma oficina artesanal.

"O objetivo principal é de investirmos na qualidade de vida da nossa população, pois assim temos uma população mais ativa e saudável", salienta o secretário da Smel, Nardir Steffens.

Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela lança Vestibular de Verão


Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela lança Vestibular de Verão 2011/1


A Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela recebeu na noite desta segunda-feira (08/11) cerca de 150 pessoas no auditório da instituição para o lançamento do Vestibular de Verão 2011/1, ocasião que ocorreu também os lançamentos do Jornal Profissionais do Futuro, Natal Solidário, Laboratório de Turismo e os cursos de Pós-Graduação 2011/1.

O diretor-geral da faculdade, Irmão Marcos Corbellini enalteceu a importância das atividades que a instituição está realizando envolvendo a comunidade do Vale do Taquari na construção do conhecimento.
Ele também mencionou que mais de mil pessoas já se formaram nos cursos de extensão, com uma média de três por dia.
“O grande número de alunos que já passaram pela faculdade nesse primeiro ano de funcionamento, reflete nossa credibilidade e qualidade de ensino”, mencionou.

As inscrições para o Vestibular ocorrem 17/12, de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, e sábados, das 7h30min às 11h30min na secretaria ou pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular.
A prova de redação acontece no dia 18/12, a partir das 13h, na Faculdade.
Cursos oferecidos:

Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (noturno)
Duração: 04 semestres
Vagas: 50
Titulação: Tecnólogo em Secretariado

Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio (noturno)
Duração: 06 semestres
Vagas: 50
Titulação: Tecnólogo em Agronegócio


Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo (noturno)
Duração: 04 semestres
Vagas: 50
Titulação: Tecnólogo em Gestão de Turismo

Uame elege diretoria em Estrela-RS





Uame elege diretoria

Em assembléia realizada na noite de ontem (10/11), foi reeleito Celso Machado presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – Uame – para o biênio 2011/12.

A reunião aconteceu na Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, ficando marcada a posse da nova diretoria para dia 16 de dezembro, na Associação dos Moradores do Bairro Oriental, numa confraternização conjunta com a entrega da premiação aos primeiros colocados dos Jogos Interbairros, que estão sendo realizados em conjunto com a SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Até lá, Celso Machado terá preenchido todos os cargos de diretoria da UAME.

Festival de Teatro - Menina de Estrela conquista troféu de melhor atriz estudantil em Dois Irmãos




Festival de Teatro - Menina de Estrela conquista troféu de melhor atriz estudantil em Dois Irmãos

Uma menina de Estrela conquistou o troféu de melhor atriz estudantil, em festival estadual de teatro realizado recentemente no município de Dois Irmãos.

Trata-se de Laura dos Santos Birckhauer, que completou 11 anos de idade nesta quarta-feira (10/11).

Ela integra o Grupo de Teatro D’Tudo um Poko.

A premiação foi decorrente da participação na encenação do sketch (peça teatral) “As bonecas”.

O grupo é dirigido pelo professor Fernando Tepasse e os ensaios ocorrem às quintas-feiras de manhã, nas dependências do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann.

Esta semana, Laura dos Santos Birckhauer recebeu a homenagem do coordenador de Cultura, José Renato Schneider e da secretária municipal de Cultura, Belkis Calsa.

Laura dos Santos Birkhauer, melhor atriz estudantil.

“É um orgulho para a Administração Municipal contar com talentos como a Laura, que divulga Estrela por meio da arte”, observaram.

Censo 2010 - Estrela-RS




Censo 2010


Nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, às 14 horas, foi realizada no Centro de Cultura e Turismo de Estrela a reunião de encerramento da CMGE - Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Censo 2010 do município de Estrela.


Números preliminares foram repassados aos integrantes da CMGE.


Números oficiais estarão à disposição da comunidade a partir do dia 29 de novembro de 2010. Primeiro o TCU será informado sobre os dados de todo o Brasil.


Os integrantes da CMGE que foi criada em 2009, receberam Certificado de Participação no Censo 2010 do IBGE, assinado pelo presidente Paulo Pereira Nunes.